[ editar artigo]

Dia do cliente - Atendimento Online

Dia do cliente - Atendimento Online

Dia 15 de Setembro é, comercialmente falando, o Dia do Cliente👐 , uma data muito importante a ser lembrada por qualquer empresário, afinal de contas, seus clientes são os seus bens mais preciosos 💎, não é?

Quando pensamos em atendimento, visualizamos o clientes entrando em nosso estabelecimento, um cumprimento 👫, uma conversa, conseguimos analisar trejeitos e reações. Pensamos que assim conseguimos atingir uma melhor qualidade de entrega para o cliente.

E como substituir o atendimento presencial para o online 📱 e manter a excelência e o relacionamento com o cliente também no âmbito digital? Como você tem lidado com esse "novo normal"? A sua empresa, seus funcionários estão bem treinados para manter a qualidade do atendimento 😀?

Diante disso, vou compartilhar algumas dicas e técnicas para que você consiga obter êxito no mundo digital!
 

Humanize o atendimento

Utilizar respostas prontas ou robôs para atendimento gera um efeito negativo no engajamento do cliente com a sua empresa. O cliente quer saber que está sendo ouvido 👂, quer atenção e compreensão no momento do atendimento.

Agilidade

No atendimento online, ⏳ tempo é dinheiro 💲, respostas rápidas tornam os clientes mais felizes. Naquele momento, ela está pesquisando por um produto ou serviço. Há um real interesse e ele procurou a sua empresa para a solução da “dor” dele. A demora na sua resposta fará com que ele busque a concorrência.

Seja proativo

Ter proatividade é fundamental em qualquer atendimento, isso vale para o pré e o pós compra. Manter a postura de fornecer a solução para o cliente é sempre muito bem recebida pelo perfil de consumidor atual, por isso é importante que o atendimento seja feito de maneira completa, para que ele se sinta compreendido, valorizado e respeitado 💛.

Use a informalidade a seu favor

Nos meios de comunicação online - Whatsapp principalmente - não seja muito formal💂, porém seja sempre profissional. O importante aqui é ter bom senso e fazer um atendimento sob-medida com o cliente. As técnicas de Rapport são ainda mais importantes quando você não sabe exatamente qual o “tom de voz” do seu cliente.

Entre no jogo do seu cliente

Uma das técnicas que mencionamos do Rapport é a do espelhamento , onde você repete os movimentos do cliente, sem exageros, claro. Isso pode ser feito no atendimento online também! Se ele for mais aberto, te chamar pelo apelido, retribua chamando-o pelo apelido. Se ele rir , ria também. Se ele utilizar emojis 🙋, o faça também. São algumas formas de você conseguir com que o cliente se identifique com você, de alguma maneira.

Evite mensagem excessivas

É preciso muita atenção com a forma de comunicação pelo Whatsapp. Por ser um canal de fácil comunicação, tome cuidado com a frequência dos contatos, observe a abertura que o cliente está dando para tal comunicação, cuide com horários, não seja inconveniente.

Estar conectado ao seu cliente 👨📱👩 é o grande diferencial deste momento. Organize sua rotina para que consiga manter a qualidade de atendimento também no online, assim você conseguirá novos clientes e o melhor, vai fidelizar ainda mais os seus clientes antigos.

Aproveite o dia do cliente para implementar estratégias simples e fáceis mas que poderão fazer diferença na hora de fidelizar um cliente. 


Te convido a conferir outros textos meus, aqui na Comunidade Sebrae, já falei sobre vários assuntos, clique aqui e confira. 

Um abraço, Bianca Becker 🌼

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
Bianca Becker Seguir

Consultora de Marketing Digital no Sebrae Paraná 🤩🚀 Especialista em Marketing de Conteúdo, estratégias de Relacionamento Digital e Transmissões ao vivo no Youtube.

Ler conteúdo completo
Indicados para você