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Diferenças entre Comunicação de Massa e Comunicação Segmentada

Diferenças entre Comunicação de Massa e Comunicação Segmentada

A comunicação segmentada é um desdobramento da comunicação de massa e ocorre por meio das mídias tradicionais, como  rádio, TV, jornal, revistas e a própria internet. Seu objetivo é atingir públicos específicos e menores de acordo com características e preferências similares. Já os meios de comunicação de massa são veículos ou sistemas de comunicação em um único sentido, do emissor para o receptor. A massificação consiste em divulgar mensagens em larga escala que são absorvidas rapidamente, ganhando amplitude e atingindo todos os tipos de públicos. 

Comunicação de massa e o fluxo de informações

Conhecida como uma das grandes responsáveis pelo fluxo de informações em nossa sociedade, a comunicação de massa pode influenciar a formação da opinião pública sobre diversas áreas. Isso indica que nossas opiniões podem ser direcionadas, o que comprova a ideia de que somos condicionados sobre o que pensar, antes mesmo da formulação das nossas opiniões.

Por meio de canais mais populares, o objetivo é divulgar a informação sem distinção de público para chamar a atenção de uma grande audiência. Empresas que estão entrando no mercado, que querem lançar um produto ou que sejam desconhecidas adotam a massificação como estratégia. O uso desse tipo de comunicação visa gerar valor à marca por meio da exposição a um grupo maior de pessoas. 

Dessa forma, a comunicação de massa tenta modificar o comportamento dos usuários a partir de anúncios impactantes. Porém, os resultados não são fáceis de mensurar.

Apesar de não focar em um público específico e generalizar a forma de transmitir as informações, algumas técnicas podem ser destacadas nesse tipo de comunicação.

A primeira estratégia é atrair o maior número de consumidores, independentemente de quem sejam. Ou seja, a abordagem não possui um alvo específico. A mensagem transmitida deve ser mais generalizada e deve passar a mesma ideia para os diferentes públicos. Essas mensagens não segmentadas são veiculadas em canais de comunicação mais populares, como rádio, TV e internet.

Outra prática comum da comunicação massiva é criar conteúdos que choquem grande parte da audiência por meio de mensagens emocionantes ou criativas. A ideia dessa tática é prender a atenção do público. Essa comunicação chocante e chamativa visa impactar muitas pessoas de uma só vez. 

Motivos que mostram por que campanhas segmentadas contribuem para o aumento das conversões

A comunicação segmentada é uma maneira de identificar características, necessidades, preferências e hábitos de consumo comuns a diferentes grupos que fazem parte de um mesmo nicho. Essa segmentação auxilia os profissionais a terem um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo, favorecendo a criação e otimização de estratégias de comunicação e marketing. 

Além disso, a segmentação contribui para a definição do conteúdo, os canais em que ele será veiculado e até mesmo o seu custo. Campanhas segmentadas atingem públicos específicos, gerando um aumento de conversão direta nas vendas, por exemplo. 

Como essa estratégia ocorre a partir de diferentes informações, é preciso que as empresas realizem um profundo trabalho para conhecer o público e separá-lo de acordo com os aspectos específicos. Para isso, são utilizados alguns métodos que geram informações necessárias para conhecer melhor as pessoas e determinar aquelas com as quais a sua marca pode se relacionar melhor.

A primeira coisa a ser feita é a pesquisa de mercado que visa entender como os consumidores se comportam e se relacionam com as marcas. Dessa forma, é possível traçar ações de divulgação para que seus produtos e serviços caiam no gosto do seu público. Além disso, as orientações de mudanças de posicionamento são facilitadas, o que permite que todo o processo de comunicação seja guiado da melhor forma.

Além de ajudar na determinação com quem a empresa irá se comunicar, a segmentação também auxilia em como se dará esse relacionamento, a linguagem que deve ser usada e os canais que podem ser explorados.

Uma das vantagens da comunicação segmentada é que ela permite que você possa fazer testes e refinar sua campanha sem gastar muito. Essa é uma forma de otimizar a efetividade de suas ações, uma vez que a segmentação pode ajudar as empresas a aproveitarem as oportunidades trazidas por mercados de cauda longa de maneira adequada ao perfil do consumidor atual, estabelecendo um relacionamento com as empresas e encontrar a melhor solução para suas necessidades e problemas. 

Comunicação Ciberespacial

No ambiente online, as mudanças na forma de se comunicar são nítidas. Com isso, a comunicação ciberespacial apresenta a capacidade de grande escala da comunicação de massa, atingindo vários receptores simultaneamente, porém, o público não é mais anônimo. Isso permite que as empresas personalizem o conteúdo para cada receptor e suas necessidades. Nesse meio, o retorno do receptor é maior, aumentando sua interatividade. Dessa forma, a comunicação ciberespacial se apresenta como uma comunicação de massa ao atingir um grande número de pessoas e segmentada ao apresentar vantagens únicas. 

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