[ editar artigo]

Domínio, o que você precisa saber

Domínio, o que você precisa saber

Começar o seu negócio online, ou expandir ele para dentro da web muitas vezes parece simples, entretanto alguns detalhes como o domínio são muito importantes e não devem ser deixados de lado. Uma prova disso é o caso da criação de um site, que não diferente das redes sociais, necessita daquela atenção diferenciada.

Quando falamos em redes sociais as coisas até parecem ser mais simples, basta você criar o perfil ou página do seu negócio dentro da rede social e utilizar as ferramentas disponibilizadas por ela para criar o conteúdo que deseja, seja vendendo o seu produto ou fazendo propagandas. Porém, um site funciona de uma maneira distinta, você precisa começar algo do zero, desde a escolha do domínio até a hospedagem e criação da parte visual.

Para te dar uma luz sobre o assunto e você entender como funciona esse processo de criação, o ideal é você compreender como isso funciona desde o início. Então, hoje falaremos um pouco sobre o domínio de um site e como você pode comprar um domínio para você ou para sua empresa. Dessa maneira vamos dar o pontapé inicial para a sua visibilidade dentro da web.

 

O que é um domínio?

Domínio é o conjunto de caracteres que vai fazer as pessoas te localizarem dentro da Internet, ou seja, as palavras que vem depois do “www.” ou após o “@” no caso de e-mails. Fazendo uma analogia rápida, o domínio é como o endereço da sua casa, esse endereço é única e exclusivamente seu, quando alguém digitar ele no navegador será direcionado para o seu site.

Na realidade, os sites são localizados por endereços de IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet), domínio foi uma convenção criada para que fosse mais fácil e mais agradável para as pessoas usarem a Internet. Para os computadores endereços de IP funcionam muito bem, porém ja imaginou você mostrar aquele blog super engraçado para o seu amigo, e quando ele pedir o acesso ao blog para compartilhar você informar “192.168.1.83”? Certamente ele vai achar mais custoso. Pensando nessas dificuldades que foram criados os DNSs (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) para facilitar nossas vidas. Com isso os IPs são traduzidos em sentenças que representam o negócio.

 

Como um domínio é composto?

Basicamente o domínio é composto 3 partes, são elas:

  • nome do domínio;
  • categoria e;
  • código do país.

Vamos pegar como exemplo o site: www.minhaempresa.com.br.

O nome do domínio está diretamente relacionado ao nome da empresa, projeto ou marca. No nosso exemplo seria “minhaempresa”.

A categoria do domínio, também chamada de TLD (top level domain – domínio de primeiro nível) diz respeito ao segmento do site, por exemplo, um designer poderia usar “.des.br” ou sites do governo usam a categoria “.gov.br”.

De longe a categoria mais usada pelos brasileiros é a “.com.br” devido ao costume dos sites serem encontrados nesse formato.

O código do país é opcional, no nosso exemplo, se trata do “.br”, se o seu site fosse do Japão, por exemplo você poderia usar “www.meudominio.com.jp”.

 

Como adquirir um domínio?

Adquirir um domínio é uma tarefa bastante simples, basta seguir alguns passos e pronto, você vai adquirir o endereço online da sua empresa. Sem enrolação, vamos explicar como funciona na hora de comprar o seu novo domínio.

  1. O primeiro passo para comprar o seu domínio, é encontrar uma empresa séria que faça o registro da sua sentença como um domínio. Existem várias empresas que fazem este registro pela Internet, mas nossa sugestão é usar a Registro.br. Ela é a empresa regulamentadora dos domínios brasileiros na Internet. Para isso basta acessar através do seu navegador o endereço: registro.br. Lá você vai ter a opção de pesquisar qual será o nome do domínio escolhido e consultar se ele está disponível para compra, afinal como eu já disse, o endereço de domínio é único e alguém já pode ter comprado o domínio que você deseja, e dessa forma você vai precisar ter uma alternativa para registrar o seu.

    Domínio, o que você precisa saber

  2. Logo após fazer essa consulta e escolher qual será o nome do seu domínio, você é direcionado para a página de pagamento, lá você pode escolher por quanto tempo você deseja comprar o nome desse domínio e escolher qual opção de pagamento se adapta melhor a sua necessidade.

    Domínio, o que você precisa saber

  3. Pronto! Depois de pago, o domínio pertence a você pelo tempo contratado. A partir de então é só continuar seu projeto de desenvolver o site ou ter seus emails personalizados para o seu negócio.

 

📌PS: Registros “.com” ou domínios que não são brasileiros (“.br”) não podem ser adquiridos na Registro.br.

Comprei o domínio, e agora?

Como dissemos anteriormente, o domínio é só a ponta do iceberg, é o endereço da sua casa, depois de comprar o seu domínio, você precisará de outros cuidados, são eles:

1˚ – Adquirir a hospedagem do seu site, que é onde você armazenará todo o conteúdo do seu site. Lembrando da nossa analogia, enquanto o domínio se trata do seu endereço, a hospedagem é o lote onde a casa será construída;

2˚ – Depois de adquirida a hospedagem você precisará do desenvolvimento do site em si, com todo o seu conteúdo e parte visual, neste caso seria a construção da casa propriamente dita, tijolo por tijolo, decoração, acabamentos e tudo mais.

Na teoria tudo é bastante simples e fácil de ser feito, mas é sempre bom lembrar que quanto melhor é a aparência e o conteúdo de um site, mais confiança ele passa ao seu potencial cliente. De nada adianta você possuir algo pouco atrativo, é você quem faz a propaganda do seu negócio.

Comprar um domínio te dá o direito de usar aquele domínio pelo tempo contratado podendo renovar ou não a concessão. Mas vale ressaltar que o domínio por si só não faz nada. Para criar emails personalizados é preciso de um servidor de emails, para o site é preciso do desenvolvimento do mesmo e assim vai. 

Caso você precise de ajuda para começar ou expandir o seu negócio online, de uma olhada no nosso blog, além dessa, tem várias outras dicas que vão te ajudar a ser reconhecido.

Agora se você quiser ter uma consultoria profissional, ou se interessar em saber como trabalhamos, vem tomar um café com a gente, dessa forma vamos traçar a melhor estratégia para o seu negócio decolar de vez.

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Guilherme Santiago Ribeiro Silva
Guilherme Santiago Ribeiro Silva Seguir

Prazer, eu sou Guilherme Santiago. É ótimo tê-lo por aqui =) Criando oportunidades e ajudando negócios no mundo digital através do marketing, desenvolvimento pessoal e empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você