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E-mail marketing: uma forma de se relacionar com o seu cliente, em tempos de Coronavírus

E-mail marketing: uma forma de se relacionar com o seu cliente, em tempos de Coronavírus

Temos enfrentado tempos difíceis, por conta da pandemia do Coronavírus.
Muitos negócios terão de reinventar sua forma de atuação no mercado para manter-se atendendo e se relacionando com o seu público. As vendas irão diminuir? Talvez sim. Mas é preciso MANTER A CALMA e usar este caos ao favor do seu negócio! A implementação do E-MAIL MARKETING, é uma das oportunidades, caso você ainda não faça.

A seguir, contarei um pouco o que é e como usar esta estratégia digital na sua empresa, me acompanhe :)

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas para manter contato com seus clientes. Com ele é possível segmentar a ação para impactar o consumidor em diversas etapas do relacionamento; é possível, por exemplo, oferecer promoções exclusivas, códigos de desconto, brindes, lembranças em datas importantes (como o aniversário), oferecer novos produtos baseado em suas afinidades, além de realizar pesquisas de satisfação.

O e-mail facilita a criação de campanhas personalizadas e, por consequência, atrai a atenção do cliente para sua marca. Quer saber como conquistar mais clientes através do e-mail marketing? Continue lendo o artigo.

O E-mail Marketing e suas vantagens

Primeiramente, é preciso entender que o e-mail marketing é um canal de comunicação que, quando bem estudado e planejado, torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Ele, resumidamente, é o envio de e-mails para promover produtos, serviços e conteúdo, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes, e consequentemente melhorar o posicionamento da marca e aumentar as vendas.

Além disso tudo, é possível avaliar o comportamento do seu público através dos dados e métricas como as de abertura e cliques. Bacana, né? Se você ainda não está convencido, leia a seguir algumas das inúmeras vantagens de se utilizar o e-mail como estratégia no seu negócio.

Baixo custo

Além de existir vários sistemas de automatização de e-mail gratuitas e com custos relativamente baixos no mercado, o próprio domínio do e-mail também disponibiliza ferramentas para que a pessoa possa colocar a estratégia em prática. Com um ótimo ‘custo x benefício’, mesmo os micros e pequenos negócios podem (e devem) usar o e-mail marketing. Comece com um e-mail de boas-vindas, e lembre-se de criar um título atraente para o assunto, afinal queremos que o cliente abra o e-mail, não é mesmo?

Possibilidade de segmentação e personalização

A pessoa precisa realizar um breve cadastro (com nome, sexo, idade, aniversário) para receber os e-mails da loja ou empresa, e com essas informações é possível personalizar o e-mail marketing usando o nome deles no texto ou criando uma ação promocional especial no mês do aniversário, por exemplo. Então, guarde bem esses dados, eles são úteis para a segmentação das campanhas, onde você pode criar e-mails específicos de acordo com o nível da jornada em que o cliente se encontra.

Leva tráfego qualificado para o site

O e-mail marketing é a melhor ferramenta para quem quer aumentar o número de vendas, porque ao criar uma boa campanha ou ação promocional, o cliente é direcionado para uma landing page ou site; os usuários que acessarem essas páginas são, a princípio, um público interessado no conteúdo e, portanto, com mais chances de fazer uma conversão.

Fácil mensuração e riqueza de dados

O e-mail marketing possibilita que você acompanhe o número de cliques na campanha, a taxa de abertura, quem se descadastrou, entre outras informações que serão pertinentes para avaliar se a campanha está ou não no caminho certo.

Principais campanhas de e-mail marketing

Agora vamos ao que interessa: quais estratégias de marketing existem para atrair mais clientes? Lembre-se de que e-mail marketing não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente com vendas e promoções: a venda é uma consequência de um bom relacionamento com a marca.

Por isso, é importante estudar o comportamento do seu cliente, para respeitar a frequência de envio de e-mails, bem como para acertar no conteúdo que será compartilhado. Veja a seguir algumas campanhas de e-mail que você pode aplicar no seu negócio.

E-mail Marketing de Boas-Vindas

Não deixe passar a oportunidade de enviar um bom e-mail de boas-vindas! É por meio dele que você vai receber o seu futuro cliente; por isso, é uma ótima oportunidade para dar as boas-vindas, falar um pouco sobre o seu negócio, agradecer pela compra (ou cadastro) e falar sobre os próximos conteúdos – fazendo com que ele tenha interesse em se manter cadastrado. Este primeiro contato pode ser decisivo na relação dele com a sua marca, o que torna o e-mail de boas-vindas tão importante quanto os outros que serão enviados. 

E-mails Sazonais

Uma das campanhas que mais geram aproximação com o cliente é a de aniversário e datas comemorativas. Isso faz com que seus leads sintam que foram lembrados pela empresa. Criar artes que chamem a atenção, textos parabenizando e ofertas especiais para o momento são excelentes para reter o cliente e promover a marca. Aposte nessa ideia!

E-mails com conteúdo grátis

Quem não gosta de receber coisas de graça? Se você, como empresa, pode disponibilizar brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos, ofereça isso ao seu público-alvo por e-mail. Quando eles sentem que estão sendo presenteados, o grau de confiança e afinidade com a marca aumentam.

Newsletter

Você já assinou alguma newsletter? Eles funcionam como boletins informativos, seu propósito maior é manter os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado. As empresas gostam de usar newsletters para encaminhar os últimos textos do blog, algumas notícias, ou para falar de eventos futuros. Elas costumam englobar assuntos diversos, por isso é interessante que esse tipo de e-mail seja enviado sempre no mesmo período (por exemplo: toda sexta-feira), criando um hábito, assim os clientes já saberão quando irão receber um conteúdo novo. É uma ótima alternativa para quem busca nutrir o relacionamento com seus clientes.

Dicas Finais

Ao criar uma peça de e-mail marketing você não pode deixar de elaborar um bom assunto para chamar a atenção do seu cliente. Você sabia que certas palavras utilizadas no assunto do e-mail podem classificá-lo como spam? Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para você dominar a arte de criar e-mail marketing como ninguém.

  • Evite usar pontuações em excesso;

  • Escreva assuntos curtos, de no máximo 50 caracteres;

  • Não utilize caixa alta no assunto inteiro;

  • Priorize inserir palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta;

  • Faça perguntas;

  • Use emojis de vez em quando para deixar o assunto mais leve e descontraído;

  • Use gatilhos de urgência: “Apenas Hoje”; “Últimas Vagas”;

  • Evite usar termos muito comerciais, alvos do spam: compre, grátis, preço, promoção etc;

  • Evite usar em excesso termos que deem o senso de urgência: imediato, urgente, já ou alguns tipos de CTAs como: clique, assine, abra, veja isso, leia agora. A maioria das pessoas ignora esse tipo de e-mail;

  • Revise o português;

  • Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais.
     

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