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Inbound marketing: como criar uma estratégia para a minha empresa?

Inbound marketing: como criar uma estratégia para a minha empresa?

Hoje em dia, não é novidade para ninguém saber que uma empresa que investe em Marketing Digital tem muito a ganhar. Afinal, vivemos na era da tecnologia, onde é difícil quem não esteja conectado. Mas dentro desse universo do Marketing e todo o seu poder, existem muitas estratégias e soluções que podem ajudar a sua empresa a ser vista pelo consumidor, como é o caso do Inbound Marketing. Saber como usá-lo pode contribuir muito para os resultados da sua empresa e te colocará a frente de seus concorrentes.

O Outbound Marketing foca na marca, produto ou empresa, enquanto o Inbound Marketing foca no cliente, em conhecer, escutar e apresentar soluções através do seu produto ou serviço. Ou seja, dentro do Inbound Marketing a ideia central é que as pessoas consumam conteúdos relevantes e informações que irão contribuir para a solução de seus problemas e necessidades. 

Benefícios do Inbound Marketing

Valores mais baixos e alcance mais certeiro são apenas duas das diversas vantagens que o Inbound Marketing pode trazer para a sua empresa. Estamos falando de uma importante estratégia que pode fazer a sua empresa saltar na quantidade de vendas e ganhar muito quando se trata de percepção da marca. Entre os benefícios você poderá:

  • Alcançar o público que precisa;

  • Aumentar a visibilidade da marca;

  • Aproximar-se dos clientes;

  • Construir alinhamento entre Marketing e Vendas;

  • Passar a ter um ciclo de vendas mais curto;

  • Conseguir medir os resultados com agilidade.

Funil de Vendas

A metodologia do Inbound Marketing é baseada em 4 etapas. E em cada uma delas, deve ser utilizado um tipo de abordagem. Confira:

Para que o Inbound Marketing seja realmente eficaz, é importante analisar às quatro fases do funil de vendas e a partir daí, aplicar a estratégia que pode transformar os resultados de seu negócio. Saiba agora algumas dicas essenciais para que a sua estratégia seja um sucesso!

Crie um Planejamento

Um planejamento é essencial para qualquer tipo de atividade, e não é diferente nesse caso. Com um planejamento é possível acompanhar resultados, monitorar as reações do consumidor e assim aprimorar e criar novas estratégias.

Leia também:
Planejamento de Marketing: Por que ele é tão importante para a minha empresa? – Através desse conteúdo você poderá conhecer o passo-a-passo de como criar um bom planejamento para a sua empresa.

Defina a persona de seu negócio

Toda empresa tem um cliente ideal. Quando você sabe com quem está falando tem mais chances de usar os argumentos certos que atraiam atenção e interesse. Ao criar sua persona é preciso definir:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Comportamentos;

  • Interesses;

  • Objetivos de vida, etc.

Através dessas informações, você saberá exatamente como se comunicar com o seu cliente e pensar em estratégias para esse público.

Cuide das suas redes sociais

Segundo pesquisa da State of Inbound Marketing, promovida pelo Hubspot, 62% dos empresários reconhecem que as redes sociais estão se tornando cada vez mais fundamentais para o planejamento de comunicação de suas empresas. As redes sociais permitem que você possa aplicar estratégias de Inbound Marketing que farão sua empresa estar cada vez mais próxima e presente na vida de seus consumidores. Canais como o Facebook e o LinkedIn podem desde ampliar a visibilidade de suas postagens no blog até servir para melhorar a comunicação com os seus clientes.

Invista em conteúdo de qualidade

Um dos pontos mais importantes do Inbound Marketing é saber como criar conteúdos relevantes e de qualidade, que informe e surpreenda seu público-alvo. Para isso, é necessário antes de tudo que o site da sua empresa tenha um blog, pois através dele, você poderá postar seus conteúdos e assim atraí-los para conhecer o seu negócio. Criação de conteúdo relevante e constante é essencial para engajar seus clientes, atrair novos consumidores, além de desenvolver uma percepção positiva sobre a sua marca. Confira esse conteúdo com 5 ideias de conteúdos para postar em seu blog post.

Faça uma Gestão de Leads

Após atrair usuários para seu site é hora de convertê-los em leads. Isso acontece quando um visitante preenche um formulário e deixa informações de contato, principalmente, o e-mail. Com as informações que compartilharam você pode realizar a nutrição de leads por meio de um fluxo de automação de e-mails. Para saber como fazer isso, o próximo passo é essencial.

Invista em Plataformas de Automação de Marketing

Atualmente existem diversas Plataformas de Automação de Marketing, você já deve ter ouvido falar em RD Station, Lead Lovers, entre outras. Na minha agência, Motion Publicidade, somos parceiros da RD Station. A plataforma é uma ferramenta de relacionamento com o cliente que integra diversas soluções em marketing digital, como: opções para gerenciar as Redes Sociais, SEO, Landing Pages, Pop-ups, E-mail marketing, CRM, Lead Scoring, Nutrição de Leads, Automação de Marketing, Relatórios e muito mais.

Conclusão

Agora que você entendeu que o Inbound Marketing é uma das maneiras mais eficazes de aumentar seus visitantes, leads e compradores, saiba que estas são apenas algumas das muitas ações que a atividade pode oferecer para o sucesso de sua empresa. Não espere mais! Se a sua empresa ainda não investe nele, essa é a hora!

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Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Fernando Castellon
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Publicitário de formação, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup! CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupo

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