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Marketing

Marketing

Há marketing entre um mendigo Norte Americano, folheando e lendo as folhas do New York Times nas ruas de New York, e um mendigo brasileiro usando como papel higiênico a Folha de São Paulo debaixo de uma ponte na Marginal Tietê. Existe marketing quando o PC do B coloca fogo em pneus na BR 101 e no bloqueio econômico a Cuba.

Há marketing no creme de escovar dentes do cidadão analfabeto e na urna eleitoral eletrônica. Houve marketing na construção da Estátua da Liberdade e na demolição do muro de Berlin, há marketing na venda de um VW e na compra de um BMW. Há marketing nos sistemas capitalista e comunista (?). Há marketing no ar que respiramos... na água que bebemos... e na comida que comemos.

Marketing é a parte, o processo de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços dos produtos ao consumidor. É definido como distribuição e vendas de mercadorias. Marketing é uma palavra em inglês, originada de market, que significa mercado, vem do latim mercare, somente no século XX, foi constatada a necessidade do marketing. Seu conceito moderno surgiu no pós-guerra (segunda guerra mundial).

Para a (AMA) American Marketing Association, marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público.

Vamos voltar à pré-história. O homem pré-histórico tinha diversas necessidades, entre este o de se alimentar. Para se alimentar o homem pré-histórico tinha que caçar ou pescar... existe aí uma... isso mesmo, necessidade! Como sabemos, o homem pré-histórico produzia suas rudimentares ferramentas. Com a evolução do homem foram surgindo novas necessidades, para satisfazê-las, surgiram às permutas, trocas de produtos.

Marketing é a satisfação de necessidades: vendedores e compradores. O composto de marketing foi formulado por Jerome Mccarthy (1960), trata-se do conjunto de pontos de interesse para as quais as organizações devem estar atentas. É o conjunto de ferramentas utilizadas pelas empresas para perseguir seus objetivos e estabelecer estratégias, essas ferramentas são classificadas em quatro grupos: Produto, Preço, Praça e Promoção.

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João Damásio Barbosa Almeida
João Damásio Barbosa Almeida Seguir

Mais de vinte e cinco (25) anos de experiência na área comercial. Atuando com vendas B2B, B2C e B2W nas maiores empresas varejista do Brasil. Graduado em Gestão de Negócios e Finanças (Uniban 2009) e pós em Marketing (ESAB 2011)

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