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Marketing de relacionamento: entenda como ele pode melhorar seu negócio

Marketing de relacionamento: entenda como ele pode melhorar seu negócio

Se você já é empreendedor ou tem interesse em iniciar o seu próprio negócio, provavelmente já ouviu falar muito sobre marketing. Mas e sobre marketing de relacionamento? Você já ouviu esse termo?

 

Se a sua resposta for não, então não se preocupe. No artigo de hoje, você irá aprender tudo sobre o assunto, e entender como ele pode melhorar seus resultados.

 

Afinal de contas, todo empreendimento necessita de marketing, e obviamente, está em constante construção de relacionamento com os clientes. Então, por que não unir essas duas forças, e transformá-las em um grande impulsionador para a sua empresa?

 

Se você quiser mais sobre como o marketing de relacionamento pode fazer tudo isso, continue com a leitura deste artigo até o fim.

 

Você vai ver:  ocultar 

O que é marketing de relacionamento?

Qual é a importância do marketing de relacionamento para o seu negócio?

Vantagens do marketing de relacionamento

Redução dos gastos com anúncios

Aumento do Life Time Value – LTV

Conclusão

O que é marketing de relacionamento?

 

Podemos dizer, de uma maneira direta, que o marketing de relacionamento tem a função de manter aquilo que o marketing se propõe a fazer.

 

No marketing, as empresas trabalham na função de atrair novos clientes através de estratégias direcionadas, enquanto no marketing de relacionamento, visa criar uma certa conectividade entre empresa e cliente a fim de garantir uma longa parceria.

 

As pessoas gostam de se sentir especiais, e uma maneira de conquistar essa confiança do cliente é mantendo o contato com ele, mostrando que se importa com seu bem estar e experiência.

 

São tantas marcas procurando destaque nos últimos tempos, ainda mais com a Internet e a enxurrada de informações que recebemos todos os dias, que se apresentar como uma marca diferente, que deseja compreender e proporcionar o melhor para o bem estar do cliente se torna um diferencial.

 

Além disso, é também por meio do marketing de relacionamento que é possível conquistar uma maior autoridade no assunto em que sua empresa trabalha, fazendo com que ela se torne uma referência.

 

Dessa forma, mais pessoas se tornam atraídas pela sua proposta, desejam realizar essa experiência mais pessoal, e caso tenham um bom retorno, passam a se tornar propagadoras do seu negócio.

 

E o marketing boca a boca ainda é uma das melhores opções de atração com custo zero.

 

Qual é a importância do marketing de relacionamento para o seu negócio?

 

No início deste artigo, nós questionamos você sobre a importância do marketing de relacionamento, e se você saberia dizer o quanto ele pode ajudar no seu negócio.

 

No questionamento anterior sobre o que é o marketing de relacionamento, provavelmente você deve ter entendido a tamanha importância que ele tem para o seu negócio, uma vez que ele tem o poder de dar continuidade às estratégias de marketing.

 

Em outras palavras, podemos dizer que as estratégias de marketing atraem, e o marketing de relacionamento humaniza e mantém todos aqueles que se sentiram atraídos pelo seu negócio. Ele cria uma conexão com o cliente, e mostra o interesse da marca em deixá-lo satisfeito.

 

Sabemos então, que muito mais do que importante, ele acaba por se tornar fundamental. Mas, acredite, ainda é possível falar mais sobre as vantagens dele para o seu negócio. Porém, neste artigo, vamos nos ater a dizer apenas que o marketing de relacionamento é tudo o que sua empresa precisa.

 

E a explicação para essa afirmação não poderia ser mais simples.

 

O marketing convencional, aquele que foca em vendas e atração de clientes por meio de preço e produto não tem interesse em manter seus clientes e potenciais clientes por perto, a não ser que se tornem assíduos.

 

Ele entende o cliente como o valor financeiro que ele representa, e não como alguém que pode ter uma experiência boa com seu produto ou serviço. Ele insiste em vender, mas perde a oportunidade de conquistar.

 

E, se você estiver se questionando e pensando que vale muito mais a pena focar na venda do que no relacionamento, não se se engane. Se coloque por alguns instantes no lugar do cliente.

 

Você iria preferir adquirir um produto de uma marca que não entende suas necessidade, mas que está sempre te oferecendo compras, independente de você desejar ou não. Ou você iria preferir adquirir o mesmo produto com uma marca que valoriza o que você leva a sério?

 

Que mantém contato, te envia descontos ou até mesmo mensagens simples de aniversário ou em festas. Que se preocupa com seu feedback e tenta resolver seus problemas?

 

Se você respondeu a segunda opção, então agora já sabe que tipo de empresa você pode focar em se tornar. E em que tipo de marketing você deve investir.

 

Vantagens do marketing de relacionamento

 

Se você ainda não está com convicção suficiente para acreditar que o marketing de relacionamento é a solução para todos os seus questionamentos sobre como melhorar seus resultados, não se preocupe.

 

Abaixo, você terá acesso a algumas vantagens que irão te mostrar como investir no marketing de relacionamento pode (e vai) alavancar sua empresa:

 

Redução dos gastos com anúncios

 

Como foi dito anteriormente, uma das melhores e mais baratas estratégias de marketing é o marketing boca a boca. Ele surge através de um cliente que teve uma experiência satisfatória com a empresa, e de repente, se torna um propagador.

 

Quando uma marca ou empresa decide investir em marketing de relacionamento, que é muito mais baseado em tempo e estratégia do que em dinheiro, ela automaticamente reduz seus gastos com anúncios.

 

Afinal de contas, quanto melhor seus clientes se sentirem ao entrarem em contato com sua empresa, mais felizes e satisfeitos ficarão, mais divulgarão seu nome e mais pessoas irão atrair.

 

Tudo isso, sem que você invista nada, apenas tempo e dedicação aos seus clientes.

 

Aumento do Life Time Value – LTV

 

Um cliente que compra uma vez com você, e se sente acolhido e bem tratado através de uma boa experiência, não vai se contentar em comprar apenas essa vez.

 

Ele vai associar sua empresa a tudo o que ele consumir em relação ao que ele comprou primeiramente.

 

Se você tem uma empresa de informática, por exemplo, seu cliente que acabou de comprar uma impressora pode vir a comprar cartuchos, SSD, notebook, serviços técnicos e etc.

 

Ou seja, o LTV (tempo de vida) dele será muito maior, e quando melhor for a experiência que ele tiver, mais ele irá consumir seus produtos ou serviços.

 

Conclusão

marketing de relacionamento, é sem dúvida, tudo o que você precisa para melhorar seu negócio.

 

Então, se você ainda não sabe por onde começar, comece pelo mais simples: conquiste seu cliente desde o início.

 

Seja cativante e atento às suas necessidades desde o primeiro contato, e após concluir a venda ou serviço, pergunte sobre o que ele achou, se ocorreu tudo da maneira que ele gostaria.

 

Preste atenção no que ele diz, e ofereça ao longo do tempo, coisas semelhantes e ligadas ao seu gosto. Melhore a experiência dele, da mesma maneira que você gostaria de viver a experiência com as marcas que consome.

 

Você verá em pouco tempo seu negócio ganhando a proporção que o marketing convencional jamais proporcionaria!

Gostou?! Em nosso blog contamos com mais matérias como essa.

That's all folks!

Marketing Digital

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Guilherme Santiago Ribeiro Silva
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Prazer, eu sou Guilherme Santiago. É ótimo tê-lo por aqui =) Criando oportunidades e ajudando negócios no mundo digital através do marketing, desenvolvimento pessoal e empresarial.

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