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ūüďĪ Marketing Digital: ou voc√™ adere, ou voc√™ fica para tr√°s!

ūüďĪ Marketing Digital: ou voc√™ adere, ou voc√™ fica para tr√°s!


O que é o Marketing Digital?
Marketing Digital √© um conjunto de a√ß√Ķes integradas a serem feitas atrav√©s da internet, de forma online, para fortalecer uma marca, vender produtos e servi√ßos, prospectar novos clientes e estreitar o relacionamento com aqueles que em algum momento j√° tiveram contato com a empresa.

Antigamente, quando se falava em marketing, muito se pensava em panfletos, flyers, materiais impressos, comerciais na TV e no r√°dio. Mas estas s√£o estrat√©gias que ficaram pra tr√°s com a revolu√ß√£o digital que tomou conta do mundo hoje em dia. Midia impressa √© uma abordagem que ficou obsoleta e j√° n√£o tem o mesmo impacto do que uma campanha de Marketing Digital bem-feita, bem estruturada e com foco no seu p√ļblico alvo.

ūüėĮ E sabe o que √© o melhor do Marketing Digital? Dependendo da estrat√©gia adotada, ele pode custar muito pouco ou at√© mesmo nada, comparado ao retorno que √© poss√≠vel obter.

Quais os pilares do Marketing Digital?
Existem v√°rias estrat√©gias macros, que comp√Ķem o Marketing Digital, cada uma com um objetivo diferente e a ser aplicada no momento certo. Algumas muito simples e b√°sicas, outras um pouco mais complexas e que exigem um melhor conhecimento sobre para se conseguir por em pr√°tica. Os pilares que sustentam o Marketing Digital s√£o:

  1. Marketing de conte√ļdo
  2. Inbound Marketing
  3. SEO
  4. Google Ads
  5. Mídias Sociais
  6. Site
  7. E-mail Marketing
  8. Google Analytics
  9. Google Meu Negócio

Muitos caminhos n√©? Se destrincharmos cada uma das estrat√©gias acima, descobriremos um universo de oportunidades para atuarmos. As principais e que toda empresa deve ter, independente do tamanho, do porte, do faturamento, do segmento e da √°rea de atua√ß√£o, s√£o as M√ćDIAS SOCIAIS, o MARKETING DE CONTE√öDO e o GOOGLE MEU NEG√ďCIO. E olha que legal, as principais s√£o as mais f√°ceis de fazer! √Č pra n√£o ter desculpa hein? Voc√™ pode e deve ter presen√ßa digital. L√≥gico que existem n√≠veis de implementa√ß√£o, mas o b√°sico voc√™ mesmo poder√° por em pr√°tica.
 

ūüĒī Midias Sociais

Instagram
Voc√™ deve ter uma p√°gina no Instagram para o seu produto ou servi√ßo. N√£o sabe por onde come√ßar? Comece criando um perfil, coloque informa√ß√Ķes sobre o que voc√™ faz, inclua o link do seu site na bio e seus dados de contato (telefone, e-mail, endere√ßo e WhatsApp). Depois tire fotos (bonitas) do seu produto ou servi√ßo, comece publicar no feed sempre com um texto explicativo e com uma chamada para a√ß√£o, ou seja, finalize o texto convidando as pessoas para acessarem o seu site, entrarem em contato pelo whats ou para uma visita, um caf√© presencialmente. Vale se arriscar nos stories tamb√©m, esta √© a modalidade mais atrativa neste rede hoje.

Facebook
Voc√™ deve ter uma p√°gina no Facebook para o seu produto ou servi√ßo. N√£o sabe por onde come√ßar? Comece criando um perfil, coloque uma foto de perfil, uma foto de capa, insira informa√ß√Ķes de endere√ßo, dados de contato e uma breve descri√ß√£o sobre o que voc√™ faz. Em datas comemorativas, produza algum conte√ļdo sobre o momento e aproveite para ofertar o seu produto ou servi√ßo. Fa√ßa uma promo√ß√£o, crie uma arte, escreva um texto e poste isso na p√°gina do Facebook.

WhatsApp
O consumidor de hoje √© diferente do consumidor que existia h√° 05, 10 anos atr√°s. A busca pela resposta imediata √© latente e todo neg√≥cio tem que estar preparado para receber o cliente digital e responde-lo de forma √°gil e r√°pida. O canal que possibilita esta intera√ß√£o em tempo quase que real, √© o WhatsApp. Ent√£o, se voc√™ tem um com√©rcio, se voc√™ vende algo ou presta qualquer tipo de servi√ßo, est√° na hora de aderir ao WhatsApp Business e come√ßar a atender seus clientes e potenciais clientes por ali, proporcionando uma boa experi√™ncia no atendimento.
Se quiser saber mais sobre M√ćDIAS SOCIAIS, clique aqui ūüėä


ūüĒī Marketing de Conte√ļdo

Este pilar, como o pr√≥prio nome j√° diz, categoriza-se como a PRODU√á√ÉO DE CONTE√öDO em formatos diversos como: texto, v√≠deo, imagens, podcasts, webinars, e-books, entre outros. Mas, voc√™ pode iniciar sua estrat√©gia de conte√ļdo, focando nas m√≠dias sociais. Escrever um texto sobre o que voc√™ faz e os benef√≠cios que voc√™ pode trazer aos seus clientes. Por exemplo: eu tenho um sal√£o de beleza, ao inv√©s de fazer postagens com os valores de um corte de cabelo + uma escova, eu vou escrever sobre a import√Ęncia em tratar/cuidar dos cabelos e qu√£o impactante, isto √©, no dia a dia da mulher. Se quiser saber mais sobre MARKETING DE CONTE√öDO, clique aqui ūüėä
 

ūüĒī Google Meu Neg√≥cio

J√° precisou encontrar algum estabelecimento, procurou no Google e achou conforme print abaixo? Isso √© o Google Meu Neg√≥cio! Se voc√™ tem uma loja, com endere√ßo f√≠sico, √© uma grande oportunidade de ser encontrado de maneira org√Ęnica (sem m√≠dia paga) pelos seus potenciais clientes. Quantas vezes nos pegamos em buscar de um restaurante, ou uma barbearia ou at√© mesmo um petshop e nos baseamos nas buscas do Google para nos indicar o estabelecimento mais pr√≥ximo? Refor√ßo, se voc√™ tem uma loja com endere√ßo f√≠sico, vale muito a pena cadastrar-se no Google Meu Neg√≥cio e ser encontrado no momento zero da verdade, ou seja, no momento exato em que o consumidor est√° buscando pelo seu produto e/ou servi√ßo. Se quiser saber mais sobre o GOOGLE MEU NEG√ďCIO, clique aqui ūüėä


Vale ressaltar que hoje a tecnologia avança em uma velocidade gigantesca, os conceitos e ferramentas são atualizadas com muita frequência, então o ideal é que você esteja sempre procurando saber o assunto, pra não perder nada!

Beneficios do Marketing Digital
Quantas possibilidades voc√™ observou para o seu neg√≥cio ao ler este conte√ļdo? Imagino que muitas! Se mesmo assim, voc√™ ainda n√£o est√° convencido (a) de que o Marketing Digital √© uma estrat√©gia imprescind√≠vel para sua empresa, elenco aqui, alguns beneficios que ele te trar√°:

  1. Possibilidade de ser encontrado com facilidade pelos clientes;
  2. Exposição do seu portfólio online e acessível;
  3. Fortalecimento da marca, ganho de autoridade;
  4. Atuar com foco no seu p√ļblico alvo, escolhas mais assertivas;
  5. Atendimento personalizado e r√°pido, de acordo com a necessidade do cliente;
  6. Fechamento de vendas com mais facilidade;
  7. Custo beneficio, mais resultados com menos investimento;
  8. Relacionamento com o cliente de forma natural, n√£o invasiva;
  9. Mensuração de resultados;
  10. Aumento no faturamento da empresa.

D√° pra ficar de fora? Parece que n√£o.

‚úĒ Espero que este conte√ļdo tenha sido √ļtil para voc√™, deixe um coment√°rio dizendo se gostou ou n√£o. 

Um abra√ßo, e at√© a pr√≥xima! 

Bianca Becker.

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
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Analista de neg√≥cios digitais - Sebrae/PR | Marketing Digital | Marketing de Conte√ļdo | V√≠deos | Inbound

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