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Micro-momentos e o marketing digital

Micro-momentos e o marketing digital

O hábito de consumo mudou. Hoje, as marcas que batalham pela conquista dos corações do clientes devem estar atentas aos micro-momentos - curtos espaços de tempo que definem a tomada de decisão sobre a aquisição de um produto.

Um dos grandes responsáveis por essa mudança é o smartphone. Ele oferece muita facilidade na busca de qualquer produto ou serviço. A informação chega em segundos na palma da mão.

De acordo com o Google, 80% dos consumidores brasileiros que possuem smartphones procuram dados sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. A pesquisa ainda revelou que 94% dos respondentes procuram informações em seus aparelhos enquanto realizam outras atividades.

O Mobile Marketing é uma das grandes tendências do digital e os micro-momentos são a consolidação desse fato. Os consumidores deixaram de ser passivos e estão mudando o processo de compra, dando origem a um novo funil de vendas.

Durante a jornada de compra, o consumidor começou a utilizar ferramentas de busca para conhecer mais sobre o produto, levando em consideração a qualidade, preço e reputação da empresa.

Os micro-momentos

Podemos dividir os micro-momentos em quatro categorias. A primeira diz respeito ao que o consumidor quer saber. A curiosidade do cliente pode ser provocada por um anúncio comercial ou até mesmo pela indicação de um amigo. Ele é movido pelo desejo de saber e conhecer mais sobre um determinado tema que o interessou. Esse micro-momento refere-se à primeira intenção do consumidor. Para obter as informações necessárias, ele navega em sites, assiste a vídeos e busca comentários de outras pessoas.

O segundo micro-momento fala sobre a intenção de conhecer ou chegar a algum lugar. O consumidor utiliza aplicativos e dispositivos de geolocalização para encontrar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos próximos ou distantes de acordo com o interesse de cada um.

A terceira categoria está ligada ao que a pessoa quer fazer. Como a internet possui diversos tutoriais, o consumidor pode ter acesso à informação a qualquer momento. Segundo o Google, a grande tendência são os vídeos que mostram o passo a passo. 

Já o quarto micro-momento refere-se a tomada de decisão de compra. Esse momento pode ser marcado tanto pelo desejo de consumo quanto por necessidade. Isso se deve ao fato de que a maioria dos consumidores se sentem mais seguros quando compram produtos previamente pesquisados na internet. 

Para as empresas, o entendimento dos micro-momentos é essencial para o planejamento das estratégias que serão utilizadas para conquistar o consumidor. Além disso, eles são ótimos para aumentar o reconhecimento de marca, gerar leads e impulsionar as vendas.

Utilização dos micro-momentos na jornada de compra

Quando você sabe o que o seu público procura e conhece as palavras-chave utilizadas na busca, é muito mais fácil oferecer o conteúdo adequado. Avalie como a análise do consumidor pode ser integrada aos micro-momentos a fim de tornar suas estratégias mais assertivas.

Dessa forma, é possível oferecer conteúdo relevante e informativo. Porém, é importante saber qual formato é o preferido do seu consumidor. Os compradores online acreditam que a relevância e a qualidade da mensagem transmitida influenciam sua percepção.

Outro ponto importante é a valorização da experiência pessoal do cliente. No digital, isso ganha maiores proporções, uma vez que os comentários de outras pessoas podem ser decisivos na hora da compra. 

Presença, usabilidade e rapidez

Se a sua marca deseja que os micro-momentos resultem em sucesso, é importante levar em consideração três fatores. Primeiro, você deve estar presente no digital quando seu consumidor está em busca de produtos ou serviços. Ao realizar a venda, seja útil ao cliente, esclarecendo suas dúvidas e solucionando seus problemas. Tudo isso precisa ser feito de forma rápida, uma vez que o cliente pode achar o que procura em outra empresa.

Conexões verdadeiras

Marcas que se preocupam em criar conexões verdadeiras com seus consumidores precisam entender que os micro-momentos são decisivos na hora da compra. Por isso, invista na otimização do seu conteúdo, sempre focando na melhor experiência do consumidor.

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