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Mídias Sociais: uma oportunidade de se relacionar com seu cliente em meio à crise.

Mídias Sociais: uma oportunidade de se relacionar com seu cliente em meio à crise.

Quem aí imaginava que passaríamos por uma situação de pandemia mundial e que tivéssemos que ficar em isolamento social para proteger a nós e, principalmente, a quem amamos? Pois é, creio que assim como eu, ninguém imaginou.

E, isso não afetou apenas nossas relações sociais, de trabalho, mas a nossa forma de consumir produtos e serviços. E as empresas que não estavam preparadas para se comunicar com seu público de forma digital, seja por e-commerce, redes sociais ou outras plataformas online se perguntam: como ser visto e lembrado em meio a essa pandemia?

As mídias sociais tem sido um ótimo canal de comunicação para empresas, desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou estado de pandemia devido ao COVID-19. O relatório Digital in 2019, elaborado e divulgado pela Web Are Social e Hootsuite, aponta que 66% dos brasileiros estão ativos nas mídias sociais.

Então, já que as interações pessoais estão limitadas, esse é o momento ideal para que empreendedores possam estreitar sua relação com clientes de forma online. Tive a oportunidade de participar de um curso sobre as mídias sociais e decidi compartilhar neste artigo algumas dicas de estratégias que aprendi, pois, conhecimento é para ser compartilhado. Vamos lá! 

Dica 1: Conheça o seu público

Essa frase me marcou: “Seu público não é todo mundo!”, o que significa que o conhecer vai te ajudar a criar estratégias mais assertivas, maior retorno sobre o investimento, engajamento e relacionamento. Converse com seu cliente, identifique onde está o seu público mais lucrativo e direcione seu conteúdo primeiro para eles.

Dica 2: Construa o perfil do seu público-alvo

É importante definir um grupo pela semelhança de perfil, isso irá ajudar na elaboração de estratégias de marketing. Identifique quem é seu consumidor, se empresa ou pessoa física; qual a localização geográfica, se está próximo ao seu negócio, se é possível comprar o seu produto ou serviço de forma online; seu gênero, idade, renda, nível de escolaridade, entre outros aspectos sociais que julgar importante para definir o perfil do seu público, como: comportamento, geração, momentos marcantes na vida deles.

Dica 3: Encontre o cliente ideal

Com o levantamento dos dados sobre o perfil do seu público-alvo você pode utilizar de uma ferramenta que ajudará nessa tarefa: a persona. A persona é uma representação fictícia do perfil do cliente ideal para o seu negócio com uma forma mais humanizada e mais personalizada. É possível criar mais de uma persona caso a segmentação tenha sido feita de uma forma mais afunda, um negócio pode ter mais de uma persona definida.

Dica 4: Posicione a sua marca

Posicionar sua marcar é definir como você quer ela seja reconhecida pelo seu público, ou seja, é trabalhar para encontrar a forma de influenciar a percepção dele, pois isso impactará na maneira como os seus clientes a verá e em sua performance em geral. Posicionar a marca de forma correta irá garantir que seu negócio tenha mais visibilidade, engajamento com seus clientes e usuários.

Dica 5: Descubra onde está seu público

Agora que você já sabe quem é seu cliente, conhece seu comportamento, do que ele gosta e não gosta, e como quer se sua marca seja reconhecida, é preciso identificar onde ele está, pois é necessário estar nas redes sociais, mas não em todas, pois isso demanda tempo e dinheiro, por isso se planeje e trabalhe de forma inteligente, entendendo seu público, os canais que ele está ativo, e principalmente, tenha objetivos e metas claras, siga seu posicionamento, seja constante, planeje, execute e análise os resultados.

Contudo, a posse dessas informações irá te ajudar na elaboração de estratégias para alcançar seu público, porém o mais importante é proporcionar a ele uma jornada de experiência de compra incrível, com interação, humanização e gerando engajamento, isso significa uma forma de estar junto mesmo que à distância e isso deve se tornar um lema durante mais alguns meses.

Lembre-se: quem demonstrar empatia e souber abordar anseios do seu público terá mais chances de ser lembrado por ele e poderá sair dessa crise com uma comunicação mais fortalecida.

 

Fonte:
https://wearesocial.com/global-digital-report-2019

 

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Rejiane Fuzer
Rejiane Fuzer Seguir

Administradora de empresa com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

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