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O CONTEÚDO ERA BOM MAS O POST “FLOPOU”?

O CONTEÚDO ERA BOM MAS O POST “FLOPOU”?

Quantas vezes você fez um post nas redes sociais com um conteúdo de valor e muitas vezes aprofundado. E ficou na expectativa de receber muitas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.

Porém, minutos depois da publicação para sua decepção seu post "flopou". O que pode ter acontecido?

Você já deve saber que precisa conhecer sua persona para oferecer conteúdos de valor. 

Mas o conteúdo de valor por si só, muitas vezes não leva ao engajamento. É preciso saber apresentar esse conteúdo de uma forma que chame atenção

A ordem para produção de um post de sucesso é primeiro definir o conteúdo e depois criar o design em volta dele. O design é a forma como você vai apresentar o seu conteúdo. E ele não é somente ter uma identidade visual (paleta de cores, estilo de letra, feed harmônico, etc). 

Ele envolve mais coisas que muitas vezes ficam de fora dos cursos de marketing digital. E é sobre essas coisas que quero falar agora, para isso, as separei em 4 tópicos:

1. Crie Conexão Emocional

 Após definir o conteúdo que você deseja abordar, pense em quais emoções você quer ativar nas pessoas. Isso é muito importante para gerar conexão com as pessoas:

 "as pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como as fez se sentir".  

As emoções bases são 5: alegria, medo, tristeza, nojo e raiva. E a mistura delas geram outras emoções mais complexas. 

Pense em qual emoção você quer ativar. Pode ser nostalgia, esperança, alegria, afeto, curiosidade, indignação, comoção, etc.

2. Defina um Tom de Voz

O tom de voz é a manifestação da personalidade da marca, descrita em algumas características. Por exemplo: formal, prestativa, bem-humorada.

Assim como as emoções o tom de voz serve para gerar conexão com o seu público, humanizando a comunicação. Além de padronizá-la em todos os canais. Afinal, não faz sentido uma marca que sempre foi muito formal, postar um meme do nada.

Segue abaixo um exemplo de tom de voz:

  • Personalidade: amigável, divertida, estimulante, calorosa;
  • Voz: consisa, informativa, simples, direta;
  • Tom: reconfortante, dinâmico, otimista.
  • Nunca é maliciosa, sarcástica, impaciente ou usa gírias.

3. Adote uma Hierarquia de Informações

Defina um título e se necessário um subtítulo que chamem a atenção logo nos primeiros 2 segundos. Para isso eles precisam conter no máximo 6 palavras e estas palavras não podem ser muito grandes. Use o dicionário de sinônimos caso seja necessário trocar alguma palavra. Use sites como o Hemingwayapp, que avaliam o grau de dificuldade do seu texto para deixá-lo mais simples.

Pense também em usar palavras-chaves que representam sua área de atuação.

Uma ferramenta que pode te auxiliar nesse processo é a pirâmide invertida:

4. Pense na Disposição das Informações

O tamanho e a disposição das informações tornam seu post mais escaneável pelas pessoas. Use a figura abaixo como exemplo de como alocar as informações no seu post.

Escolha um tamanho de letra que se destaque e que fique visível no seu feed. Assim as pessoas que visitarem sua página logo entenderão sobre o que você fala.

Coloque estes pontos em prática, com certeza eles farão a diferença no resultado de engajamento das suas postagens!!!

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Patricia Cantieri
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Engenheira de Produção, mestranda em Inovações Tecnológicas (UTFPR), MBA em Gestão Estratégica (FIA/USP) e Black Belt (PUC). Consultora de empresas na 3W Inteligência Empresarial.

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