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O impacto do Marketing Digital na gestão de marca de uma microempresa

O impacto do Marketing Digital na gestão de marca de uma microempresa

O impacto do Marketing Digital na gestão de marca de uma microempresa é um assunto muito debatido na atualidade. Esse assunto está sendo amplamente debatido, pois uma grande parcela dos empreendedores ainda acredita que seus clientes são atraídos somente pelo produto oferecido ou pela qualidade do serviço. Porém, essa decisão é tomada de acordo com a identificação que eles têm com a marca. E a melhor forma de fazer essa aproximação é por meio da gestão de marca.

A gestão de marca, ou branding, é o conjunto de ações que buscam moldar a imagem da empresa na memória de todos os seus leads. A importância da gestão de marca para uma empresa é enorme, pois essa estratégia está vinculada à geração de valor à essa marca.

O principal objetivo da gestão de marca é garantir que a identidade de sua empresa seja reconhecida e consistente em todas as campanhas realizadas. Quando o empreendedor está começando a divulgar sua empresa em vários canais, é comum que comece a utilizar diferentes formas de conversar com o público, por achar que cada uma se encaixa melhor em determinado meio.

Na realidade, essa prática tende a diminuir a efetividade de cada campanha, pois o público-alvo, ao visualizar os diferentes posicionamentos não vai reconhecer a sua empresa instantaneamente. Portanto, uma boa gestão de marca garante que seu negócio tenha sempre a mesma imagem, evitando interpretações equivocadas ou confusão perante os leads.

Transmissão de valor para o público-alvo

Uma gestão de marca eficaz também serve para reforçar as qualidades que você mais quer que seus clientes percebam. Inovação, organização, bom atendimento, comprometimento, dedicação, tudo isso pode ser trabalhado a partir da sua marca e pela maneira como ela é trabalhada em suas estratégias de marketing.

Esse trabalho está ligado ao tipo de público que você quer atingir. Cada nicho de mercado busca características diferentes nas empresas com as quais fazem negócio. Alguns dão mais valor a um produto ecologicamente correto, enquanto outros prezam pela rapidez das entregas.

Seu negócio em destaque

Outro aspecto da gestão de marca é fazer com que sua empresa se torne “queridinha” aos olhos do público. Existem dezenas de empreendimentos que atuam no mesmo ramo ou que tenham produtos e serviços similares. O que é preciso ser feito para cair na graça do público-alvo é achar um diferencial e compor sua identidade.

Captação de leads

O trabalho de gestão de marca é um investimento como outro qualquer e deve trazer retorno direto ou indireto ao seu faturamento. Quando a marca se torna consistente e atinge o público-alvo, os leads que são atraídos pelas suas campanhas costumam ter um alto potencial de conversão. Atingindo o público certo, os negócios serão fechados mais facilmente, levando ao aumento da fidelização.

Gestão de marca na Era Digital

Como sabemos, a internet revolucionou a interação entre a empresa e o consumidor. E com essa transformação, gerar uma marca memorável é fundamental. O marketing digital possibilitou várias oportunidades para a gestão de marca, pois ele é focado no online e utiliza as tecnologias para atrair o público, eliminando limitações e fronteiras.

Os usuários virtuais, geralmente são mais exigentes, e não estão tolerando marcas invasivas e sem carisma. Ou seja, eles sabem exatamente o que querem. E em geral, as pessoas fazem o primeiro contato com uma empresa por meio de pesquisas ou mídias sociais.

A gestão de marca no contexto digital vai muito além da identidade visual. É necessário analisar os produto e serviços, avaliar conceitos e gerar valores úteis. Assim, a personalidade online da empresa pode ser construída, incentivando o engajamento das pessoas que visitam o site e interagem nos canais digitais. Como a primeira impressão é a que fica, o objetivo é gravar a marca de forma positiva na mente dos consumidores.

Elementos da gestão de marca na internet

Quando falamos em gestão de marca na internet, é preciso levar em conta alguns fatores na hora de traçar as estratégias.

Credibilidade

Pode demorar muito para construir uma reputação exemplar na internet, mas, em poucos deslizes ela pode ser manchada. Dessa forma, a proposta trabalhada deve ser exclusiva e inovadora. Os conteúdos divulgados têm que possuir autenticidade e atrativos para que a marca seja uma referência. Assim, ela não apenas ganha destaque, mas também conquista autoridade no segmento e, muitas vezes, se torna a primeira opção para muitos consumidores.

Um grande exemplo é a Nike, que tem como missão “levar inspiração e inovação para todos os atletas do mundo”, e ainda enfatiza que “se você tem um corpo, você é um atleta”. É essa mensagem inspiradora e convencional que conecta a marca esportiva e os consumidores ao redor do mundo. A Nike é uma marca extremamente focada no consumidor, e reforça que é feita para atletas de alto nível e para pessoas comuns ao mesmo tempo. O slogan “Just Do It” remete ao empoderamento pessoal e à autorrealização.

Uma das maiores força da marca é a sua capacidade de inovação. Quando você é inovador, os consumidores tendem a confiar mais, pois acreditam que você realmente entende o que está fazendo.

A Apple é outra empresa que se encaixa perfeitamente aqui. Os consumidores sempre esperam ansiosamente pelo lançamento de um novo produto. Qualquer que seja a novidade lançada pela Apple, os consumidores confiam que será uma ótima experiência de compra. A marca se baseia em criatividade, expressão e interação emocional, criando lojas que remetem a sensação de transparência e colaboração entre vendedores e consumidores. A Apple realmente quer que os consumidores entrem, se inspirem, adquiram confiança e se sintam melhores a partir da experiência que tiveram na loja, ou seja, ela usa suas lojas para mostrar sua filosofia de marca para as pessoas. Tudo é muito bem planejado, desde o espaço aberto e paredes de vidro, bancadas grandes até seus vendedores muito bem capacitados, que são os maiores divulgadores da marca.

Identidade 

O desenvolvimento da identidade visual talvez seja considerado a etapa mais relevante para a gestão de marca, pois representa o que está sendo comercializado. A identidade visual da marca também atribui valores atrativos aos produtos. Para isso, é necessário analisar e evidenciar todos os aspectos positivos de cada item abordado.

Um dos exemplos mais clássicos de gestão de marca é a Coca-Cola. Se você encontrar um caquinho de vidro quebrado de uma garrafa ou um pedacinho de um rótulo, certamente saberá de qual marca se trata. A Coca-Cola está tão presente na vida e no imaginário dos consumidores que não há quem não reconheça o quadrado vermelho com uma linha branca. Mesmo não tendo o nome, é certa a associação com a marca.

Além da identidade visual presente na memória dos consumidores, há mais de um século, a marca também é reconhecida pela mensagem que prega: felicidade! Essa palavra sempre está presente nas campanhas em frases como “abra a felicidade”, “momentos felizes”, etc.

A Red Bull é um dos principais casos de gestão de marca. Fundada há 32 anos, é a marca de energéticos mais adorada do mundo. A marca aliou sensações pulsantes com a paixão pela aventura. Sua relação com os esportes radicais é consolidada e se faz presente em toda a comunicação da marca na TV, redes sociais e no patrocínio de eventos.

Essa relação com os esportes fortalece e ilustra o slogan: “Red Bull te dá asas”. Assim, nos vende um estilo de vida enérgico e ativo onde tudo é possível. Dessa forma, a empresa consegue vender energéticos sem precisar mencionar que comercializa esse tipo de bebida. E para isso, ela investe pesado em marketing de conteúdo, postando vídeos e conteúdo nas redes sociais, especialmente no Instagram. Como o público-alvo da marca é hiperconectado, seus influenciadores digitais (atletas relevantes) são chamados para dar mais visibilidade em sua identidade e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores.

Visibilidade

Como tornar a sua marca visível? Como atingir o público-alvo? Como a marca será percebida pelos consumidores? A visibilidade está ligada aos canais que a empresa disponibiliza ao público como: anúncios, blogs, e-mails, mídias sociais, aplicativos, etc. E para chamar a atenção de novos clientes e fidelizar os que já fazem negócio com você, é importante investir em algumas ações estratégicas. Em primeiro lugar, é importante conhecer muito bem o seu cliente antes de exercer qualquer ação, tanto as relacionadas às vendas quanto ao marketing. É preciso que todas as estratégias estejam direcionadas e falem a mesma língua que os consumidores. Assim, realizando as ações de marketing e vendas de forma assertiva, você pode economizar os recursos do empreendimento e aumentar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Posicionamento 

Quais são os valores defendidos pela sua empresa? Seu posicionamento de marca está alinhado com o seu discurso? No meio digital, as atitudes e ações das marcas podem viralizar em questão de segundos. O posicionamento das marcas nas redes sociais é bastante cobrado pelos consumidores de diversas empresas. É preciso defender seus valores! Um bom posicionamento destaca as características da empresa e sua posição social, por exemplo.

A Dove é um ótimo exemplo de marca que mudou seu posicionamento e comunicação ao longo dos anos, abrindo espaço para discussões mais profundas sobre beleza. Há 62 anos no mercado, lançada como um sabonete mais cremoso do que os outros, a Dove sempre pautou sua comunicação na hidratação. O sabonete Dove não é apenas um sabonete, mas também é hidratante. Todas as suas campanhas eram focadas nos produtos que continham ¼ de hidratante!

Em 2004, a marca resolveu adotar um novo posicionamento de Real beleza, estimulando as mulheres por meio de uma comunicação emotiva. A Dove trouxe a discussão sobre o que é beleza em suas campanhas com a intenção de resgatar a beleza existente em cada indivíduo, quebrando os estereótipos e enaltecendo a naturalidade. Hoje, toda a comunicação da marca tem esse posicionamento. As campanhas usam “mulheres reais” de vários biotipos, idades e cores para mostrar que a beleza está em todas nós.

A campanha “Dove- Retratos da beleza Real” foi reconhecida como um dos maiores cases de sucesso da propaganda mundial. A marca também criou a Fundação Dove de Autoestima, que envolve uma série de programas educacionais, promovendo o fortalecimento da autoestima de crianças e adolescentes.

Outro case de sucesso é a Skol. Na verdade, a Skol reposicionou a sua marca. A mudança no comportamento foi devido ao fato da luta da igualdade da mulher na sociedade. Hoje, a empresa apoia causas sociais e debates para as pessoas saírem da zona de conforto, além de abordar assuntos polêmicos. Seu posicionamento é engajador e forte no apoio às diferenças. O slogan “Redondo é sair do quadrado” deixa claro o seu posicionamento.

Como trabalhar a gestão de marca nas plataformas digitais

O uso das plataformas digitais na gestão de marca exige bastante dedicação dos profissionais de marketing digital e pode trazer retornos positivos em médio e longo prazo.

Descrever as principais qualidades e benefícios que sua marca oferece é uma estratégia fundamental. Com o mercado competitivo, sempre haverá empresas com mais recursos para liderar seu segmento de mercado. Assim, é preciso oferecer algo novo, exclusivo. Focar nos benefícios que tornam sua empresa única é uma boa opção. Atrair o público-alvo por meio da apresentação de alguns incentivos é algo que pode fazer com que ele escolha a sua marca e não outra. É preciso mostrar que a marca gera valores que melhoram a vida das pessoas.

Algumas estratégias podem ser adotadas como o atendimento autêntico, objetivo e transparente por parte da empresa; economia de tempo na realização das tarefas diárias, otimização da produtividade, redução de custos utilizando uma opção mais saudável e ter menos burocracia.

Criar um slogan e logo criativos é outra forma de atrair os consumidores por meio das plataformas digitais. Quando você pensa em fazer a gestão da marca, o design é o primeiro ponto a ser analisado. O passo mais relevante do processo da construção da marca é a elaboração do slogan e do logo. Afinal, eles dão a identidade à marca. Investir tempo e recurso nesse estágio é fundamental para fortalecer a identidade visual da sua empresa. Para isso, é preciso seguir o estilo da marca, escolhendo a paleta de cores, tipografia e fontes, iconografia, posicionamento e tamanho do logo, elementos da imagem e os elementos da web.

A personalidade da marca também deve ser trabalhada. O consumidor quer que as empresas ofereçam produtos/serviços diferentes, exclusivos. Ele gosta de vivenciar uma experiência única alinhada às suas necessidades, apoiada por uma interação memorável.  Para fixar a sua marca de forma memorável, é preciso se comunicar integralmente com os públicos de interesse, compartilhar conteúdos relevantes, contar histórias sobre experiências de compras reais e apresentar os produtos/serviços de maneira inovadora.

A experiência do consumidor deve ser controlada. Mensurar os consumidores captados é a melhor maneira de saber se sua empresa está no caminho certo. Isso pode ser feito por meio da análise de interação com a marca, analisando a quantidade de acessos, conversas nas redes sociais, avaliações no site e nas páginas sociais, além das menções da marca na web e o crescimento de consumidores por indicações. Quando a experiência do consumidor é memorável, os resultados se tornam positivos, podendo colocar sua empresa em destaque de forma natural e progressiva.

Foco nas mídias digitais

Com o aumento da demanda para mostrar resultados quantificáveis, o conteúdo digital deve ser ainda mais atrativo, como já falamos, nos meios digitais é possível mensurar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

Dessa forma, manter a presença digital e envolver os consumidores em conversas por meio de mídias sociais e e-mail marketing são alternativas consideradas de baixo custo. As mídias sociais estão disponíveis para empresas de qualquer tamanho, possibilitando que empresas de pequeno, médio e grande porte estejam no mesmo patamar de possibilidades de negócios.

Como falamos, o marketing digital é uma importante ferramenta para sua empresa, mas para isso é imprescindível que a imagem do seu negócio seja transmitida de forma clara e correta, a marca deve ser facilmente encontrada pelos buscadores e forneça vários canais de comunicação com o cliente.

O site é a base para todos os outros canais digitais, por isso, é importante que ele seja otimizado para que o usuário tenha a melhor experiência possível. Para que os clientes em potencial encontrem seu site com mais facilidade, o Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas importante para o seu negócio. O SEO consiste na estratégia de palavras-chave específicas, visando alcançar a melhor posição do seu site nos mecanismos de busca.

No entanto, muitas palavras-chave têm uma grande concorrência para estar no topo do ranking dos buscadores, por isso além da otimização nos mecanismos de busca orgânica, a publicidade paga é crucial para gerar mais visibilidade ao seu negócio.

Redes Sociais

As redes sociais são consolidadas como vitrines para as marcas. Toda empresa pode criar uma conta no Facebook, no LinkedIn, Instagram, Twitter, etc., para se mostrar, se relacionar com seu público-alvo e expor tudo que sua marca tem de melhor.

De fato, as redes sociais aumentaram as possibilidades de construção de marca, mas também trouxeram mais desafios. Diferentemente das mídias tradicionais, nas redes sociais a percepção que o público tem de uma marca é diretamente influenciada pelo que os outros usuários dizem dela.

O contato com a marca pode ser por meio de uma Fan Page, de um Dark Post, de um comentário em um grupo, uma recomendação e até mesmo uma avaliação pública.

Portanto, para fazer a gestão de marca nas redes sociais e ver o seu impacto direto nas vendas, é preciso ter consciência de que a principal estratégia é o relacionamento com as pessoas.

Para que a sua empresa se inspire e utilize as redes sociais para criar campanhas que atinjam o público-alvo, trouxemos alguns cases de sucesso nas redes sociais.

Tiffany & Co.

A campanha #tiffanyblue é o carro-chefe da gestão da marca nas redes sociais. Por meio dessa hashtag, o público posta várias fotos que incluem a cor da marca. Com essas ações, o nome da marca é fortalecido, pois consegue se tornar sinônimo para aquele tom de azul. Esse case mostra como as empresas não precisam apelar para posts focados em produtos e vendas. O fortalecimento da identidade da marca é a chave para que a empresa continue no mercado.

Nubank

A startup brasileira Nubank possui uma campanha nas redes sociais focada em dar o palco ao seu próprio público. Trata-se do #nupelomundo. Nela os usuários são convidados a compartilharem fotos com seus cartões em situações memoráveis que tenham sido proporcionadas por eles, como passeios, shows, viagens e etc. o resultado foi uma série de posts com lindas paisagens espalhadas pelo mundo e momentos inesquecíveis registrados com a presença do cartão do roxo característico da marca. Isso traz valor à marca e faz com que a empresa se torne sinônimo de felicidade. 

Netflix

Ao falar com o público, a Netflix age como uma amiga próxima que gosta de compartilhar memes, piadas, GIFs animados que ajudam a tornar suas mensagens mais extrovertidas. O case é um bom exemplo de como as empresas devem mostrar a sua identidade nas redes sociais.

Os cases abordados servem para mostrar como as plataformas digitais são versáteis para a campanha de marketing. Assim, é preciso avaliar bem o perfil do seu público e ficar atento às tendências do ambiente digital.




 

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