[ editar artigo]

O que é marketing de produto?

O que é marketing de produto?

Você já ouviu falar em marketing de produto? Se a resposta for não, saiba que chegou ao lugar certo!

Se estiver pensando em empreender, o marketing pode te ajudar em diversos fatores, desde a captação de clientes, vendas e até mesmo na fidelização.

Uma empresa que fabrica estrutura metálica para telhado, por exemplo, pode obter sucesso desde o desenvolvimento ao lançamento, com o marketing de produtos. 

Essa prática é de suma importância para atrair o público específico e se destacar da concorrência. Aliás, a competitividade no mercado está cada vez mais acirrada, logo, aplicar ações de marketing com eficiência é a chave para o sucesso do seu negócio.

Quer saber o que é marketing de produto e qual a importância para as empresas? Continue lendo e fique por dentro de tudo! Vamos lá?

Afinal, o que é marketing de produto? 

O marketing de produto é caracterizado por um conjunto de ações estratégicas para conectar produtos e pessoas.

Ou seja, se você atua com venda de purgador de vapor, pode investir no marketing de produto para lançar, promover o produto e fazer com que o público prefira a sua marca à da concorrência.

Isso porque é uma ação de marketing que serve para descrever todo o ciclo de um novo produto, e é ideal para um produto novo quanto para um item que já foi comercializado.

Entenda qual é o objetivo do marketing de produto

A estratégia do marketing de produto tem como objetivo divulgar um produto a ser aceito pelo público alvo.

Isso significa que a empresa que usa essa estratégia identifica quais são as necessidades do público para lançar e divulgar um produto no lugar certo e para o público certo.

Imagine que você cria um produto, um martelete demolidor, por exemplo. O marketing é essencial para divulgar o produto ao público de forma eficiente a fim de atrair e conquistar novos clientes.

Dito isto, marketing de produto possui o objetivo de desenvolver o posicionamento do produto no mercado, para que o público aceite e opte por comprar na empresa ao assimilar a mensagem de que a marca atende suas necessidades e solucionar os seus problemas.
 

Qual é a importância do marketing de produto?

É fato que qualquer negócio tem a oportunidade de se destacar no mercado ao investir em produtos de qualidade, além de usar o marketing a seu favor.

Desse modo, o marketing de produto é de suma importância para as empresas, visto que permite conectar pessoas e marcas e desenvolver estratégias desde o desenvolvimento de um produto até o lançamento.

Assim, os consumidores são informados sobre as vantagens e funcionalidades do item em que têm interesse de adquirir.

Dito isso, essa ação estratégica tem a capacidade de gerar o diferencial competitivo de uma marca, pois a organização obtém produtos diferenciados em cada lançamento, gera valor ao cliente além de obter uma comunicação segmentada.

Não só isso, mas permite obter um produto sólido no mercado se a mensagem e a comunicação solucionar dúvidas do público e, consequentemente, evita a crise e garante o sucesso da marca. 

Para aplicar o marketing de produto, é imprescindível entender o seu tipo de público, ter uma persona bem definida, além de identificar o plano de negócio da marca, escolher quais serão os canais de divulgação e acompanhar os resultados após o lançamento.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!


Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Marketing Digital

TAGS

marketing

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você