[ editar artigo]

O que é o marketing sensorial?

O que é o marketing sensorial?

Não sabe o que é marketing sensorial? Então, chegou ao lugar certo! Na atualidade, muitas empresas buscam estratégias para potencializar seus resultados, afinal, a concorrência está cada vez mais acirrada.

Uma excelente estratégia para se destacar no mercado, superar a concorrência, e ainda potencializar as vendas, é com o marketing sensorial.

Você já pensou em comprar uma argamassa baritada, por exemplo, e se lembrar de alguma marca em específico? Pois bem, faz parte deste conceito, pois é uma estratégia que trabalha com os cinco sentidos: olfato, visão, paladar, audição e tato. O objetivo é despertar a curiosidade e criar uma sensação única com o produto e a marca.

Se ficou interessado e quer saber o que é marketing sensorial e quais são os benefícios para o seu negócio, continue lendo e confira! Vamos lá?

O que é marketing sensorial?

Há quem pense que as estratégias utilizadas pelas empresas, nos dias de hoje, sejam voltadas para captar o público e fidelizá-los com ações na internet, somente com anúncios e conteúdos. Isso é comum e eficiente, inclusive, grandes organizações como as indústrias de peças para ônibus, usam essa prática.

No entanto, é importante ressaltar que o marketing sensorial também é fundamental para captar o público, porém, através de estímulos.

Dito isto, o marketing sensorial é definido por ações que usam estímulos e sentidos para se comunicar de modo subliminar. 

Ou seja, é relacionado sobre o que a empresa deseja transmitir com seus produtos e serviços e assim, captar o cliente através da influência de comparar com os sentidos estimulados.

Em resumo, esses sentidos são: olfato, visão, paladar, audição e tato.

Imagine que você busque por desengraxante biodegradável e se surpreenda com o aroma do produto. Isso é o marketing sensorial, que serve para influenciar o público a comprar o produto ao estimular os sentidos e atingir o subconsciente dos interessados, a fim de realizar a venda.
 

Quais são os benefícios do marketing sensorial?

Compreendeu o que é marketing sensorial? Vamos aos benefícios!

Na atualidade, como já citado anteriormente neste post, muitas empresas buscam se destacar no mercado a fim de superar a concorrência. Para isso, é imprescindível oferecer produtos e serviços de qualidade. 

Ou seja, de nada adianta investir em estratégias de marketing digital para atrair o público, mas não prezar pela qualidade e em atender as expectativas do público.

Por isso, o marketing sensorial é fundamental! Afinal, a venda é realizada de maneira mais prática e rápida, pois o consumidor realiza a compra através dos estímulos dos sentidos, seja na visão, olfato, e afins. Logo, não há necessidade de um vendedor incentivar o cliente a comprar no seu negócio.

Ou seja, o cliente é influenciado a tomar a decisão de compra ao ser influenciado pelos estímulos do marketing sensorial, pois tem alta eficiência em encantar os consumidores, que ao comprar o item se sentem satisfeitos e, consequentemente, se tornam fiéis à marca.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é marketing sensorial e quais são seus benefícios? Deixe seu comentário!

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você