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Você sabe como criar a sua Persona?

Você sabe como criar a sua Persona?

Saber o que é Persona ou Buyer Persona, como muitos falam, já é um grande passo para sua estratégia de Marketing Digital.

Uma boa estratégia entrega conteúdos personalizados de acordo com o perfil e interesse dos clientes que deseja alcançar.

Gerador de Personas da maikon.biz

Para criar um produto de sucesso, produzir um curso, escrever uma novela, fazer uma palestra ou qualquer coisa que seja para atrair e encantar o público, a recomendação é sempre a mesma: tenha claríssimo na cabeça com quem você está falando, quem é esse público!

Na oferta para geração de Leads (cadastros) não é diferente. Você precisa ter bem definido quem você quer atrair durante todo o processo de produção.

Chamamos essa definição de criação de persona, nada mais nada menos que uma representação simplificada do cliente ideal da sua empresa, quem você quer que se encante pela sua oferta de conteúdo.

O que é Persona?

Avatar, Buyer Persona ou simplesmente Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.

Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento dos seus clientes como:

  • hábitos de consumo;
  • histórias pessoais,;
  • motivações;
  • objetivos;
  • desafios e;
  • preocupações.

Além de características demográficas como:

  • idade;
  • gênero;
  • cor;
  • região;
  • salário etc.

O inbound marketing não fala para todo mundo; fala para quem está interessado em ouvir: o seu cliente ideal.

Dessa forma, uma boa definição de Persona passa pelo contato com o seu público-alvo. Assim, você pode identificar características comuns entre os potenciais clientes.

Agora, se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações.

Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua Persona.

Por que criar uma Persona?

A criação de Personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados: criamos Personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.

Sem uma Persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego.

Ou promovendo cortes de carnes para quem é vegetariano.

Ou oferecendo um produto destinado à classe A para a classe C. Os exemplos são muitos!

Sendo assim, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de Personas para seu negócio:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
  • Entender onde os potenciais clientes buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Após criar sua persona, disponibilize-o para todos que podem se beneficiar desse estudo, inclusive seus colaboradores. 

Qual é a diferença entre Persona e público-alvo?

Acima de tudo, Persona e público-alvo não são sinônimos!

Veja um exemplo prático:

Público-alvo: 

Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500.

Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona: 

Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo.

Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio.

Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Portanto, o público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços.

Já a Persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais Personalizada.

Assim, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a Pedro Paulo e não a um extenso público-alvo.

E caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. Você pode ter mais de uma Persona definida.

Como fazer entrevistas para criar as Personas?

A melhor forma de criar suas Personas é realizar entrevistas com seus clientes ou potenciais clientes. Assim, você evita “achismos” da percepção interna da empresa.

Escolha as pessoas, monte um roteiro para realizar entrevistas.

Escolhendo as pessoas:

  • Observe quem são as pessoas mais ativas nas suas redes sociais, principalmente as que interagem com mais frequência;
  • Analise o perfil e postagens da pessoa, já terá alguns dados e insights;
  • Veja seu banco de dados de clientes e selecione os mais frequentes ou aqueles que consomem mais seu produto;
  • Se o seu produto ou serviço é novo, peça indicações de contatos de pessoas que possam se encaixar no que você imagina que será o perfil do seu futuro cliente.

Montando o roteiro de perguntas:

  • Pense em perguntas básicas relacionadas aos dados para a criação das Personas;
  • Pense em um formato de conversa que seja fluida, não composta apenas por perguntas;
  • Deixe espaço para o entrevistado comentar outros assuntos, pois eles trazem informações interessantes;
  • Prepare-se para a possibilidade de insights e oportunidades de descobrir postos-chave para a construção de diferentes perfis.

Abordagem:

  • Escreva uma mensagem privada com perfil pessoal se apresentando;
  • Fale um pouco sobre o objetivo do contato e proponha uma conversa para saber mais sobre seus hábitos de compra;
  • Se possível, ofereça algum benefício como forma de agradecimento ao final;
  • O contato pode ser a distância ou presencial, pois o que importa é obter as informações que considera essenciais;
  • Marque um café com o Persona e levantes as as informações.

Posterior a isso, reúna todas as respostas coletas e classifique as características comuns entres eles, assim, será feito a definição é representação do cliente ideal para o seu negócio.

É por meio desse documento, que você obterá as principais necessidades e características do seu cliente ideal. E por fim, mesmo que seu negócio esteja no início é importante ter um perfil para direcionar suas ações.

A Persona é estática?

Entenda que a criação de uma Persona não é a versão final dela. A Persona é viva e deve ser validada e complementada a todo momento.

Portanto, conforme for identificando, novas informação de hábitos e comportamentos dos seus clientes, sua Persona deve ser atualizada.

Aqui na MAIKON.biz, pregamos nossa Persona na parede e vamos adicionando ou retirando post it e anotações sobre novas características que vamos identificando ao logo do relacionamento com nossos clientes.

Gerador de Personas: Ferramenta gratuita para gerar Personas

Aqui na MAIKON.biz criamos um Gerador de Personas para acelerar nosso processo de criação de Personas.

Gerador de Persona ou Buyer persona

Ferramenta grátis de geração de Persona ou Buyer persona.

Use gratuitamente, caso sinta dificuldades na hora de criar a Persona ideal para sua empresa.

Gerador de Personas é um passo a passo que vai ajudar você na criação dessa Buyer Persona.

Por fim, a ferramenta gera um PDF com todas as informações da Persona documentadas.

Imprima esse documento e compartilhe com sua empresa.

Cole as imagens em paredes, murais ou quadros para dar um destaque maior.

Vale também disponibilizar em um drive na nuvem para que todos os colaboradores tenham rápido acesso.

Você já tem definido a sua persona? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

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