[ editar artigo]

“O que te trouxe até aqui não vai te levar até o Próximo Nível.”

“O que te trouxe até aqui não vai te levar até o Próximo Nível.”

Talvez você já tenha ouvido ou lido essa frase antes...

SIM, isso é um fato!

Os esforços que fizemos para chegar até este ponto da jornada (o que estamos hoje) são possivelmente muito diferentes dos que nos permitirão atingir nosso próximo alvo, nossa próxima meta, a próxima conquista.

Note que não se trata de algo mais difícil ou mais fácil, apenas diferente, mesmo porque, por exemplo, é muito mais difícil tirar um móvel do lugar do que continuar empurrando depois que ele começa a se mover...

É menos difícil manter algo em movimento e até mesmo acelerar do que fazer com que saia do lugar pela primeira vez.

Mas há momentos na jornada que parece que travamos, não importa o que façamos tudo é apenas gasto de energia e tempo e continuamos ali, parados, sem nenhuma evolução.

Às vezes perdemos mais tempo parados ali - frustrados - do que o tempo que gastamos para chegar até aquele ponto, podendo nos fazer desistir ou aceitar que “chegamos ao nosso limite”.

É nessa hora que o ideal é pedir ajuda a quem já fez aquilo, já passou por ali, já sofreu por “não conseguir evoluir” e, muitas vezes, pode também ter pensado em desistir.

São nesses momentos que o MENTOR poderá fazer com que você chegue mais rápido ao seu próximo nível, ao invés de ficar lamentando por “não saber a saída”.

Um MENTOR é uma pessoa que já fez aquilo, já sofreu como você e já ajudou muitos outros a pararem de sofrer ou, muitas vezes, EVITAR O SOFRIMENTO. 

Lembra do móvel que se tornou mais fácil empurrar depois que começou a se mexer? Um MENTOR iria indicar que colocasse um pano ou algo que eliminasse ao máximo o atrito DESDE O COMEÇO, antes mesmo de começar a se esforçar, permitindo que sobrasse energia para o que é mais importante.

Essa dica do pano eu aprendi com MINHA MÃE, que assim como MEU PAI, foram (e são) grandes mentores em minha vida.

O importante é entender que quando queremos chegar mais rapidamente e da melhor maneira possível ao nosso destino, devemos buscar “quem já foi lá e fez”, não importa se é apenas para levar uma cômoda para o outro lado do quarto ou fazer seu negócio escalar.

Postagem feita originalmente na comunidade Vivendo de Conhecimento.

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
João Rios
João Rios Seguir

João Rios, 35 anos, Engenheiro Civil, Administrador de Empresas e MBA em Gestão de Projetos. Empreende na internet desde os 14 anos e nesses 21 anos já teve mais de 40 empresas no Brasil e no Mundo. Mentor de Negócios digitais.

Ler conteúdo completo
Indicados para você