Para que uma estratégia de marketing seja bem-sucedida e gere resultados para a empresa, é preciso que ela esteja integrada com os setores de vendas, comunicação e tecnologia. Para que essa estratégia seja bem elaborada, é preciso ter conhecimento profundo do seu funcionamento e seus pontos positivos e negativos. Assim, o Profound Marketing ou aprofundamento nos estudos e estratégias do marketing digital personaliza essas estratégias a fim de gerar resultados concretos.
Como o conceito de Profound Marketing propõe a imersão na cultura e processos de uma empresa, é preciso identificar as oportunidades e ameaças para depois, definir o melhor caminho. O desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing personalizada é um processo que exige tempo, recursos e formas de execução. Por isso, a análise organizacional deve ser minuciosa ou o rendimento almejado pode não ser alcançado. Assim, para que o Profound Marketing impacte positivamente a cultura e os processos da empresa, é preciso focar em três fases: diagnóstico, planejamento e execução.
Diagnóstico
Por meio do diagnóstico, é possível entender o funcionamento geral da empresa. Ele ajuda a encontrar problemas pontuais e, assim, definir as melhores soluções para resolvê-los.
Planejamento
A fase seguinte ao diagnóstico, é o planejamento. Nessa fase, as estratégias são focadas em ações personalizadas de acordo com o público-alvo.
Execução
A execução é a terceira fase, que visa a melhoria contínua. A execução das estratégias deve ser constantemente atualizada, pois o mercado está sempre mudando. É nessa fase que os pontos positivos e negativos aparecem em evidência. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias mais assertivas e potencializar as ações que estão dando certo.
Profound Marketing e as vantagens para o seu negócio
O Profound Marketing permite à empresa uma maior conexão com o seu público-alvo, pois faz estudos constantes e minuciosos dos pontos que agradam ou desagradam seus consumidores. Como os estudos do mercado são aprofundados, a empresa consegue gerar valor ao atendimento personalizado. Assim, o público-alvo é atendido com mais precisão e, consequentemente, sua experiência com a marca se torna memorável.
O Profound Marketing também é uma forma de inteligência competitiva, pois busca constantemente informações sobre a concorrência e tendências, visando a melhor colocação da marca perante o mercado.
Outra vantagem que o Profound Marketing traz às empresas, é a transformação digital. Entender e inovar nessa área, faz com que a empresa ganhe destaque em seu mercado de atuação. Falar sobre Profound Marketing reflete o atual cenário do marketing digital. Ficar fixado em estratégias antigas pode fazer com que a sua empresa caia no esquecimento do consumidor.
Hoje, os consumidores exigem que as empresas usem novos métodos de engajamento e geração de valor. É preciso sair da superficialidade e colocar em prática o questionamento sobre a cultura e os processos que estão sendo executados, a fim de potencializar os resultados.
A transformação digital causada pelo Profound Marketing pode trazer engajamento e maturidade digital às empresas. Essa maturidade digital faz com que as empresas tornem o marketing o centro das estratégias. O marketing aliado às outras áreas desempenha um papel fundamental no crescimento e no sucesso empresarial.
Dessa forma, o Profound Marketing propõe à empresa uma imersão completa nos pontos positivos e negativos, ou seja, é preciso entender as barreiras que impedem o crescimento e desenvolver estratégias que possam solucioná-las.