[ editar artigo]

Quais as redes sociais mais utilizadas no Brasil?

Quais as redes sociais mais utilizadas no Brasil?

As redes sociais fazem parte do cotidiano dos brasileiros e não é de se espantar que o interesse dos usuários cresça cada vez mais.

Mas, afinal, por que essas redes são tão procuradas e quais as favoritas no país? É isso que veremos neste artigo.

A inovação tecnológica tem promovido várias mudanças ao redor do mundo e também no Brasil. Aos poucos, a acessibilidade dos dispositivos e a diversidade de aplicativos tornou essas inovações irresistíveis para os brasileiros.

Estamos chegando num momento de nossa história em que o celular já não é mais apenas um utensílio, sendo quando, na verdade, uma extensão das pessoas.

O uso dos celulares e dos computadores serve vários propósitos em nossas vidas.
Muitas pessoas estão usando esses meios para se comunicar, para lançar seus negócios e para chegar no público desejado. Ideias e produtos estão circulando livremente em websites, blogs e redes sociais.

Aos poucos, o número de espaços digitais vai crescendo e sua integração na vida dos brasileiros é bem notória. A integração dos aplicativos de rede social, por exemplo, deixou já de ser somente uma forma de interação e compartilhamento social, se tornando um espaço para difundir projetos, eventos ou negócios pessoais.

Cada vez mais pessoas buscam obter dinheiro com Tik Tok, com o Instagram ou o
Facebook, entre muitas outras redes.

Claro que no Brasil, nem todas as redes fazem o mesmo sucesso. A tendência vai
mudando e algumas redes sociais conquistam mais os usuários do que outras.

Sabe quais são as redes sociais mais utilizadas do país? Então venha conhecer essas redes sociais segundo o relatório "Digital in 2019", realizado pela PagBrasil.

1. YouTube

Se você estava achando que o primeiro nome seria o do Facebook, lhe apresentamos essa surpresa: não é mais! O rei das redes sociais brasileiras foi destronado pela rede social de vídeo mais famosa do mundo: o YouTube.

Essa rede é uma das favoritas no país, sendo que um dos canais brasileiros (KondZilla) se encontra no top 5 dos canais mais seguidos em todo o mundo, com mais de 50 milhões de inscritos.

2. Facebook

Ainda que destronado, o Facebook não deixa de estar entre as preferências dos
brasileiros, que ajudam a construir o número internacional de mais de 2,2 bilhões de usuários ativos. Apenas no Brasil existem mais de 130 milhões de contas ativas nessa rede, o que faz de nosso país o terceiro maior utilizador do mundo.

A versatilidade dessa rede, bem como o seu potencial de uso para a promoção de
empresas e para a comunicação interpessoal tem atraído vários usuários.

Além disso, como a marca tem uma boa interação com outras redes e integra o famoso Facebook Messenger, muitas pessoas estão utilizando, para fazer uma "gestão cruzada das redes sociais" e falar no bate-papo com amigos, familiares, clientes e outras pessoas.

3. WhatsApp

Ainda que muitos considerem que o WhatsApp é mais um bate-papo do que uma rede social, seu impacto no Brasil é tamanho que decidimos integrar em nossa lista.

O WhatsApp pode ser considerado uma rede social para mensagens instantâneas e é muito raro o celular que não tem esse aplicativo instalado na sua tela.

Essa forma de comunicar se tornou uma das mais populares no país e seu uso é tamanho que as operadoras móveis estão integrando o uso do aplicativo na tarifa regular, sem cobrarem mais do consumo do pacote de dados.

Mais de 89% dos usuários da Internet no Brasil têm conta nessa rede social e fazem um uso regular da mesma.

4. Instagram

O Brasil ama o celular e, por isso, a primeira rede social exclusiva para celular não
poderia deixar de estar nessa lista.

Com um formato criado para se adaptar à telinha do celular, essa rede social tem
adotado variadas mudanças, passando a integrar vídeos e stories,  oque vai além da sua ideia inicial de apenas mostrar imagens.

Essa foi a rede social que fez a selfie virar tendência e continua sendo a preferida dos brasileiros. A rede social permite compartilhar conteúdos pessoais e de marcas. É também muito utilizada por lojas virtuais para expor seus produtos.

5. Twitter

Não podemos dizer que o Twitter seja uma rede social para todos, mas no Brasil, ela atingiu o auge em 2009 e para muitos brasileiros,  sempre será uma das principais redes sociais.

Essa rede funciona como um microblog e é utilizada por muitos brasileiros para
expressarem seus pensamentos e opiniões sobre os mais diversos assuntos e temáticas.

Muitos estão usando a rede como segunda tela para debater programas de TV, seriados, reality shows ou mesmo os noticiários.

Essa é também uma das redes sociais que, ao redor do globo, os políticos mais estão usando, sendo, por isso, uma boa mídia para buscar as informações do momento em primeira mão, de forma breve e clara.

Gostou de saber sobre o comportamento dos brasileiros nas redes sociais? Teve algum insight? Compartilhe conosco!

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Matheus Silva
Matheus Silva Seguir

Fã de mídia social. Geek. Experiência com Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Aspirante a programador.

Ler conteúdo completo
Indicados para você