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Redes sociais - o que publicar em cada uma delas?

Redes sociais - o que publicar em cada uma delas?

Você sabia que as redes sociais são responsáveis por mais de 60% do tráfego na internet brasileira? Estima-se que hoje cada brasileiro ativo neste universo passe em média 3 horas por dia movimentando a sua conta e é claro consumindo conteúdo por lá. E foi justamente por isso que este se tornou um dos principais canais de conexão entre as marcas e os seus consumidores! 

Pensa comigo, já que os seus clientes e potenciais clientes passam tantas horas por dia por lá porque não se aproveitar disso para impactá-los, não é mesmo? Mas você conhece bem as especificidades de cada uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e mais ainda, sabe as características do público que faz parte de cada uma delas? Para então decidir exatamente o que publicar em cada uma das redes da sua marca?

As redes sociais podem ser as melhores amigas dos empresários que sabem como criar conteúdo interessante e de qualidade por lá, mas para que isso seja possível é muito importante saber as respostas para estas perguntas. Entender que cada uma das redes tem as suas características e por isso também um público específico é essencial para a criação de um conteúdos diferenciados e assertivos. 

E aí, já vamos para a primeira dica prática deste conteúdo que é:

Evite replicar o mesmo conteúdo nas diferentes redes

Ao mesmo tempo em que as diferentes redes possuem comunidades com características específicas, muitas pessoas, assim como as marca, encontram-se em mais de uma destas redes. E mesmo que estes usuários não sejam extremamente ativos em todas elas, já que geralmente existe uma identificação maior com alguma e é nela que eles atuam mais, se eles percebem que você simplesmente replica exatamente o mesmo conteúdo nas diferentes plataformas eles tendem a se desinteressar pela sua marca e até a parar de acompanhar as suas publicações.

As postagens que tendem a ser mais populares nas redes sociais são aquelas que entendem as principais características daquela rede e daquela comunidade e por isso se utilizam das ferramentas disponíveis ali, por exemplo.

Por mais que em essência você precise divulgar o mesmo conteúdo nas suas diferentes redes tente trazer uma mensagem diferenciada em cada uma delas, uma mensagem com características que dialoguem melhor com cada uma das comunidades.

E é justamente para isso que você precisa entender quais são as características das principais redes sociais utilizadas no Brasil para então definir o que publicar em cada uma delas?

Facebook

Mais de 15 anos depois do seu lançamento e já também há pelo menos 05 do seu grande auge no Brasil e no mundo, o Facebook continua sendo a maior rede social do mundo e conta hoje com mais de 2 bilhões de usuários. Até hoje este segue fazendo tanto sucesso por ser a rede social com a maior capacidade de reunir diferentes conteúdos e ferramentas para agradar uma comunidade muito diversa. É por isso que praticamente todo mundo que você conhece está no facebook e eu arrisco dizer ainda que quase todas as marcas do mundo estão por lá.

 

O Que Postar No Facebook

O Facebook é a rede social com a comunidade mais diversificada, mas mesmo estando por lá, os jovens atualmente não são os mais ativos nesta rede. Por isso é interessante que você foque em conteúdos para um público mais adulto (dos 35 aos 60 anos). Os textos fazem bastante sucesso com esse público que, pelo menos ainda, não é muito chegado na era do vídeo.

Mas que tipo de texto? Textos opinativos sobre sua área de atuação, sobre novidades, artigos compartilhando seu conhecimento, tudo o que possa auxiliar pessoas a evoluírem a partir da leitura.

Outro assunto que se espalha com facilidade na rede são as notícias! Então um bom lugar para divulgar aquela matéria que saiu na mídia sobre sua empresa, ou mesmo compartilhar notícias interessantes sobre a sua área de atuação. Assim as pessoas tendem a continuar seguindo você para se manterem informadas. Claro que seria sempre melhor reescrever a informação do seu jeito, ou fazer uma crítica sobre ela, mas o começo é assim, pelo menos compartilhando as notícias.

Também é muito importante estar presente enquanto marca no facebook porque muitos potenciais clientes fazem buscas por empresas nesta rede social, e se ele não encontrar a sua marca, pode ir atrás de um concorrente do mesmo ramo de serviços ou produtos.

 

Instagram

O Instagram é hoje a rede social mais popular do momento no Brasil e uma das redes sociais com maior crescimento nos últimos anos, a previsão inclusive é de uma expansão ainda maior daqui para frente, considerando as novas funcionalidades que surgem a todo momento. Por isso também é uma rede social que está reunindo um público com faixa etária cada vez mais diversa, mas a geração mais ativa por lá segue sendo entre 20 e 40 anos.

O Que Postar No Instagram

Como tudo no Instagram é muito visual, o conteúdo publicado nesta rede social deve ser muito atrativo. Esta é a rede social perfeita para que você crie o desejo de consumo no seu cliente com imagens bem produzidas, e isso não quer dizer que as fotos precisem ser profissionais, mas apenas ter boa qualidade, o que hoje é cada vez mais fácil visto as funcionalidades dos smartphones.

Os vídeos também estão cada vez mais em alta no Instagram! Não apenas nos stories, onde o conteúdo não precisa ser tão bem produzido e é até interessante mostrar um pouco dos bastidores e da produção da sua empresa mas ainda no IGTV com vídeos um pouco mais longos, que é interessante que tenham entre 5 à 10 minutos.

Apesar de muitas marcas postarem, e com sucesso, imagens editadas, com coisas escritas, logo da empresa, etc, essa não é uma prática recomendada para o instagram. Os conteúdos que fazem mais sucesso são os mais originais, como fotos do dia a dia da empresa, um vídeo mostrando um atendimento ou entrega real, foto com um cliente recebido na empresa, os bastidores de uma reunião, enfim, as pessoas querem criar laços com a parte das empresas que elas não veem de fora.

Por fim, algo incrível no instagram são os STORIES! (em caixa alta mesmo que é pra dar bastante ênfase hehe). 

Os stories são publicações no formato vertical, e que ficam disponíveis por apenas 24h. Através deles que você deve explorar os conteúdos comerciais no instagram! Ou seja, os posts de feed são de construção de relevância, engajamento, alimentação dos seguidores com conteúdo, mas os stories são rápidos, diretos, e servem muito bem para uma promoção, publicar produtos, lançamentos, preços, etc. E caso você tenha mais de 10 mil seguidores, também pode adicionar um botão de “ARRASTE” em seu story, para levar seus seguidores para um site ou um link qualquer.

No Instagram sempre vale a pena utilizar as próprias ferramentas da plataforma, como a enquete, perguntas e gifs, por exemplo. Lembre-se que as redes sociais são espaços de interação, assim o máximo que você conseguir abrir espaço para a participação dos usuários melhores serão os seus resultados.

 

WhatsApp para empresas está disponível para download no Brasil ...

Whatsapp

Essa é uma rede social que dispensa apresentações. Nós brasileiros, principalmente, estamos disponíveis no whatsapp 24 horas por dia e aí é que está o grande benefício de se utilizar desta rede enquanto marca para contactar os seus clientes: a praticidade! Com certeza essa é a maneira mais fácil e rápida de se comunicar com o seu cliente e por isso ela se torna um grande facilitador de vendas.

Diferente do e-mail, no Whatsapp as mensagens têm uma taxa de quase 100%, pois todos estão acostumados em manter suas mensagens sempre em dia. Um cuidado é não enviar mensagens para quem não tenha autorizado. Então, no momento da captação dos números de telefone, seja durante um cadastro presencial ou online, sempre pergunte se pode enviar “novidades e promoções” por mensagem no futuro.

Caso você já tenha uma base de telefones dos seus clientes, mas não pegou essa autorização, uma boa saída é na primeira mensagem enviada, informar que está iniciando um trabalho de envio de mensagens para seus clientes, e que se a pessoa não quiser receber mensagens no futuro basta informar que o número será retirado da lista. Assim, você não invade a privacidade dos seus clientes e mantém um bom relacionamento.

 

O Que Postar No Whatsapp

Aqui o conteúdo é mais direto. As pessoas não querem perder tempo com mensagens pouco objetivas, então vá direto ao assunto, falando sobre qual é a promoção, condição ou informação que você quer transmitir ao seu cliente. Pode ser em texto ou com imagem, mas focando em ser objetivo!

Outra dica aqui é a frequência: se você exagerar, pode acabar sendo bloqueado. Na dúvida, uma vez por semana é uma frequência segura para começar e sentir a reação do seu público. 

Para não ter que enviar tudo isso manualmente, procure por algum software de disparo de mensagens por whats, existem vários no mercado e que podem facilitar, e muito, o seu dia a dia.

Além de tudo isso que falamos, você pode publicar atualizações nos seus stories, assim como no instagram, que ficam disponíveis por 24 horas para todos que têm seu número salvo na agenda.

Para mais informações sobre a melhor maneira de utilizar esta rede social, confira o texto Relacionamento e Vendas no whatsapp, que está disponível aqui mesmo na Comunidade.

 

 

Google Meu negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma extremamente importante para as empresas, já que basicamente aqui você cria um perfil do seu negócio no google e adiciona sua empresa no mapa! O ditado da geração é que o que não existe no Google, não existe também na vida real.

 

O Que Postar No Google Meu Negócio

Essa é a forma que você tem para criar um perfil da sua empresa, onde você vai colocar as principais informações de funcionamento do seu negócio. Como dias e horários de abertura, tipos de serviço ou produtos, fotos da empresa e algo extremamente importante que é o ponto de localização da sua empresa no mapa. 

Isso vai facilitar a busca de seus clientes e até possibilitar que eles tracem rotas até você, o que facilita e muito a rotina de qualquer pessoa.

O Google meu negócio virou uma rede social de empresas, onde você pode fortalecer o seu perfil recebendo boas avaliações, publicando fotos da sua empresa, adicionando conteúdos em texto, enfim, colocando várias informações adicionais para que um cliente se sinta confortável em entrar em contato e contratar sua empresa.

 

 

Tik Tok

Se você ainda não conhece, o Tik Tok é uma rede social de produção de vídeos curtos, com cerca de 15 segundos, que desde o ano passado vem fazendo muito sucesso entre adolescentes na faixa etária dos 13 aos 17 anos. Porém durante esse período de distanciamento social, em que mais pessoas estão procurando maneiras de se entreter dentro de casa, este app virou um verdadeiro fenômeno no Brasil. Acredite, os números são impressionantes.

O número de usuários na faixa etária até os 35 anos cresceu e continua crescendo exponencialmente nos últimos dias, o que fez com que o Tik Tok se tornasse o app mais baixado no App Store e no Google Play, desbancando o whatsapp, o Instagram e o Zoom (que é o app sendo mais utilizado no país para a realização de videoconferências durante esse período).

E é justamente por isso que agora é a hora de falar, estudar e focar nessa plataforma. A chegada de uma geração mais velha nessa rede social, sobretudo entre 22 à 30 anos,  pode ser uma oportunidade enorme para marcas que tem entre esta faixa etária o seu público alvo.

Mas se você quiser se aventurar por lá, lembre-se que estamos falando de um universo digital novo e diferente, onde o fluxo de conteúdo é muito intenso, diversificado e mesmo sendo produzido por usuários, muitos deles costumam ser de excelente qualidade (com edições e produções inovadoras).

Então é preciso levar ainda mais a sério a dica que eu te deixei lá no início de  não reaproveitar conteúdos produzidos para outras redes sociais. Muito provavelmente, além de não fazer sucesso, você correrá o risco de receber muitas críticas. Por lá, tudo tem um jeito muito único de funcionar, e os usuários que estão lá são sim ainda mais exigentes.

 

Para funcionar bem no tik tok é necessário ser mais criativo do que nunca, pensar realmente em uma produção viral. Como os challenges que viralizam por lá.


 

 

Frequência das postagens

Depois de conhecer um pouco melhor cada uma destas redes existe mais um fator que você precisa levar em consideração antes de começar a produzir conteúdo. Independente de qual rede social você optar por se dedicar você precisa manter uma constância nas suas postagens.

De nada adianta estar presente em várias redes sociais e não conseguir manter um fluxo organizado de postagens. A frequência é muito importante em qualquer mídia digital, não só pelo fato de fazer com que os usuários gostem de te acompanhar por lá e aguardem pelo seu conteúdo, mas também porque na maior parte delas quando você cumpre certa frequência de postagens você passa a ganhar mais relevância e acaba aparecendo para mais e mais pessoas. 

De nada adianta começar em uma rede social super empolgado e criar muito conteúdo em um mesmo dia e de repente ficar pelos próximos dez sem postar nada.

Patrocínio de Posts

Para finalizar, algo que também tem que estar no seu radar quando falamos em redes sociais é o patrocínio de postagens. Essa é uma maneira de atingir um público diferente do que já te segue por lá. Então se você tem essa folga de caixa para investir nisso, não hesite em fazê-lo. Na própria rede social você define as características do público que você quer atingir e com certeza isso vai te trazer resultados com um custo benefício muito mais vantajoso do que qualquer outro tipo de ação de marketing.

Vou deixar aqui um link especialmente para quem quer aprender como anunciar no instagram.

https://comunidadesebrae.com.br/tudo-sobre-marketing-digital/como-anunciar-no-instagram

 

Espero que vocês tenham gostado das dicas.

Deixem dúvidas, sugestões e opiniões nos comentários, e se quiserem saber mais sobre algum tema específico, é só falar.


Um abraço e até a próxima!

Marketing Digital

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