[ editar artigo]

Black Hat SEO - Saiba o que é e como essa estratégia pode prejudicar seu site

Black Hat SEO - Saiba o que é e como essa estratégia pode prejudicar seu site

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam cada vez mais aplicar estratégias para se destacar. 

Uma empresa de motores elétricos weg, por exemplo, tem um nicho de mercado específico, o industrial. Para que essa empresa se destaque, o marketing de conteúdo pode ser utilizado a seu favor.

Uma das técnicas de marketing de conteúdo é o SEO (Search Engine Optimization) que conta com estratégias para ajudar as empresas a se posicionarem nos sites de busca como Google.

Uma das vertentes do SEO é o Black Hat SEO, que utiliza práticas pouco éticas para alcançar um bom posicionamento nos sites de busca. Neste texto, iremos falar sobre o que é o Black Hat SEO e como ele pode prejudicar o site de uma empresa. Continue acompanhando.

O que é Black Hat SEO?

O Black Hat SEO é uma vertente do SEO que utiliza uma brecha dos algoritmos dos buscadores para alcançar o objetivo desejado. 

Esta técnica tem este nome, Black Hat, pois faz referência aos chapéus pretos utilizados nos filmes de velho oeste pelos vilões, relacionando essa referência com as práticas ilícitas para burlar ou acessar, de forma não autorizada, um site protegido.

Por exemplo, uma empresa de purgador de vapor que utiliza desta técnica, tem como objetivo manipular e enganar os visitantes de um site e os buscadores para conseguir melhores resultados.

Em suma, a empresa não visa implementar técnicas para a boa experiência do usuário e sua satisfação, mas para enganar os algoritmos do Google para conseguir um bom ranqueamento.

Algumas das práticas que envolvem o Black Hat SEO, podemos citar:

  • Keyword stuffing, que é o excesso de palavras-chave em um conteúdo;

  • Compra e troca de links;

  • Conteúdo duplicado;

  • Conteúdo oculto;

  • Cloaking, que é colocar um conteúdo visível para o usuário e outro para o buscador;

  • Spam em comentários.

Como o Black Hat SEO pode prejudicar o seu site?

Os sites de busca atualizam constantemente seus algoritmos para conseguir identificar empresas que empregam Black Hat SEO em seus conteúdos. Quando o buscador identifica, ele pode tomar ações, dependendo de sua reincidência.

Vamos ver a seguir algumas ações que os buscadores podem tomar e que certamente irão prejudicar o site de sua empresa.

Penalização de seu site

Uma empresa de amplificador de som profissional, por exemplo, que utiliza de Black Hat SEO no conteúdo de seu site, pode sofrer penalidades como:

  • Queda de posição nos resultados de busca;

  • Redução do PageRank;

  • Restrição no posicionamento de novos conteúdos;

  • Diminuição no tráfego orgânico.

Desindexação do site no mecanismo de busca

Quando as falhas do site são graves e reincidentes, o buscador pode desindexá-las, ou seja, o site não aparecerá mais nas buscas, nem nas últimas posições. Em suma, o site fica banido do buscador.

Como podemos ver, utilizar Black Hat SEO no conteúdo de seu site não tem nenhuma vantagem, pois, em algum momento o buscador irá identificar a prática antiética e isso só trará consequências prejudiciais para a página.

E então, gostou do nosso texto? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você