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Trade Marketing: o que é e como funciona

Trade Marketing: o que é e como funciona

Uma das estratégias mais clássicas e tradicionais de marketing é o trade marketing. Você já ouviu falar sobre?

E mesmo sendo antiga, essa estratégia continua sendo um dos meios mais eficientes e fundamentais para as empresas que querem ver as suas mercadorias comercializadas em destaque.

Afinal de contas, nos dias de hoje, mesmo que uma empresa não tenha canais diretos de venda ao público, ela precisa que a sua marca esteja visível para chamar atenção.

É o caso de empresas que comercializam cilindro hidráulico para redes de varejo, por exemplo, e precisa elaborar ações para ter mais competitividade diante da escolha do cliente.

E para ter sucesso nisso, uma estratégia de distribuição em pontos de venda é essencial. Assim surgiu o Trade Marketing, como objetivo de possibilitar a expansão e a manutenção dos produtos de uma empresa no mercado.

E se você quer saber mais sobre como funciona o trade marketing, nós preparamos este post exclusivamente para te explicar todos os detalhes do assunto.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é Trade Marketing?

Basicamente, o trade marketing se baseia em uma estratégia que busca expor da melhor forma os produtos nos canais de vendas, além dos centros de distribuição (como empresas de varejo que comercializam deck de madeira, por exemplo).

O trade marketing faz com que o seu público-alvo consiga visualizar com mais clareza os produtos que são ofertados nas prateleiras ou gôndolas.

Além disso, com essa prática, uma empresa pode garantir que os seus produtos estejam devidamente colocados nos pontos de venda.

Assim, é possível aumentar a competitividade e até mesmo estabelecer conexões positivas com os varejistas.

Como funciona o Trade Marketing?

Algumas práticas são fundamentais para fazer com que a estratégia de trade marketing tenha um bom funcionamento e alcance os resultados esperados. Veja quais são essas práticas importantes:

Identificar as necessidades do distribuidor do seu produto

Primeiro de tudo, os profissionais encarregados do trade marketing precisam saber quais são as necessidades dos seus distribuidores.

Em um distribuidor de ímã de ferrite, por exemplo, a empresa está em um ponto de venda agradável? E os custos de transporte? As prateleiras prejudicam a melhor clareza dos clientes?

Para responder todas essas dúvidas, uma pesquisa com a ajuda dos varejistas ou atacadistas é essencial.

Alinhe as necessidades do distribuidor

O trade marketing também envolve um bom grau de alinhamento dos objetivos com os distribuidores, portanto, é importante criar um relacionamento com eles e elaborar ações para que ambos atinjam os seus resultados e objetivos.

Planeje e execute uma estratégia de trade marketing

Agora chegou a hora de elaborar o plano e desenvolver as ações de trade marketing que sejam mais relevante para os negócios. Entre as estratégias, podemos citar:

  • Ações de sampling;

  • Exposição com foco em merchandising;

  • Design de destaque;

  • Anúncios, publicidades e propagandas diversas;

  • Entre outros.

Agora que você já sabe tudo sobre o trade marketing e como ele funciona, o que acha de aderir essa estratégia e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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