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Vendas pelo Whatsapp: Como utilizar essa ferramenta a favor do seu negócio

Vendas pelo Whatsapp: Como utilizar essa ferramenta a favor do seu negócio

A utilização do WhatsApp vem crescendo a cada dia, pois além de se comunicar com a família e amigos, as pessoas também estão utilizando para se conectar com as empresas e realizar compras.

Pela sua praticidade e velocidade as empresas viram no aplicativo um potencial de bastante relevância, pois cerca de 98% das mensagens enviadas pelo WhatsApp são abertas em até 3 segundos, diferentemente dos e-mails, que não possuem a mesma velocidade. Portanto, se transformou na forma mais prática e barata de trocar mensagens de texto, áudios e imagens, receber e dar feedbacks e estar conectado à internet. Mas de que forma essa ferramenta pode beneficiar o seu negócio?

 

WhatsApp e sua versão para empresas

O WhatsApp Business foi pensado para facilitar, melhorar e tornar a comunicação entre empresa e cliente ainda mais ágil e dinâmica.

Mas, para criar este perfil voltado à empresa é importante observar algumas situações, vejamos:

Ao criar um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa. Por isso, é importante que o perfil seja preenchido com muita atenção, já que ele funciona como um cartão de visitas. 

E quais são as informações relevantes para ter no perfil? 

É necessário conter a descrição dos produtos e serviços que serão oferecidos, horário de atendimento, outras formas de contato, como e-mail e telefone, o endereço da empresa e website.

  • Ferramentas

O aplicativo possui várias ferramentas que podem ser utilizadas a favor do seu negócio, uma delas são as mensagens automáticas de resposta, como por exemplo: “Olá! Tudo bem? Como posso ajudar?”. Ao receber uma mensagem do cliente essa resposta automática já será enviada, facilitando essa primeira abordagem do cliente.

  • Etiquetas de sinalização

Existem ainda, as etiquetas que podem ser aplicadas para marcar os clientes com informações de andamento dos processos de atendimento, conforme a demanda. Ou seja, é possível marcar mensagens que precisam de respostas urgentes, marcar se o pedido tem algo pendente ou se já foi finalizado. Desta maneira, evita-se que clientes esperem por muito tempo ou até mesmo fiquem sem resposta.

  • Métricas

O WhatsApp Business também oferece acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos produtos e serviços do seu negócio.

  • Divulgação

Agora, pensando em divulgação, uma ferramenta que pode ser utilizada são as listas de transmissões, onde os clientes ficam informados de promoções e novidades da sua empresa. Que tal criar grupos de listas de transmissões de acordo com os interesses dos seus clientes?


Além das listas de transmissões, outra ferramenta para a divulgação que pode ser usada para as promoções, novidades e informações sobre o seu estabelecimento, é o status. As publicações feitas dessa forma também aumentam a visibilidade do seu produto.

  • Campanhas

E, pensando em campanhas, existe a  possibilidade de fazer a inclusão do WhatsApp nos anúncios das redes sociais, onde um clique neste anúncio automaticamente este cliente será encaminhado para iniciar uma conversa pelo aplicativo.

Todas essas funções podem ser utilizadas para facilitar o relacionamento com o cliente trazendo mais proximidade, sem deixar o profissionalismo de lado.

Agora, para manter a qualidade no serviço e o profissionalismo é importante tomar alguns cuidados, por exemplo, lembrar de pedir autorização aos seus clientes para encaminhar mensagens via WhatsApp, pois caso isso não aconteça, ao enviar uma mensagem, o cliente pode sentir-se invadido e gerar um contato improdutivo que nunca trará retorno.

Para que isso não aconteça, após possuir essa autorização de atendimento via whatsapp, é possível também, organizar seus clientes usando uma lista de contatos, conforme o relacionamento que cada pessoa tem com o seu negócio. Isso facilita na hora de enviar mensagens de interesse a cada perfil em específico, essa organização é fundamental para atingir o seu objetivo e realizar suas vendas.

É importante frisar que não se pode pensar na abordagem ao cliente somente na hora de realizar a venda do produto, mas criar oportunidades de oferecer conteúdos também é uma forma bastante eficaz de captar clientes e ganhar sua confiança. Enviar dicas a respeito do produto, de como ele pode ser utilizado é uma estratégia muito interessante para estabelecer esse engajamento entre cliente e empresa.

E após realizar a venda, é de fundamental importância a apresentação de um bom pós-venda, porque ao realizar uma compra satisfatória o cliente adquire confiança em você e no seu produto, então mantenha-o encantado. 

Portanto, o pós-venda de qualidade também é essencial e uma excelente estratégia, isso já será o bastante para que seu produto seja divulgado pelos seus próprios clientes. Lembre-se, o bom relacionamento com o cliente é a peça fundamental.

Conta pra gente, você já utiliza o Whatsapp Business como uma ferramenta de trabalho? Deixe aqui seu comentário.

 

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