[ editar artigo]

WhatsApp Business: Importância, Funcionalidades, Concorrentes e Demais Informações

WhatsApp Business: Importância, Funcionalidades, Concorrentes e Demais Informações

Todos conhecemos o famoso aplicativo de mensagens WhatsApp Messenger, o mesmo é o app mais utilizado do Brasil para envio de mensagens, áudios e arquivos de mídia, o mesmo, ganhou o Brasil há alguns anos.

Contudo, o mesmo possui sua versão para empresas e hoje falaremos sobre a importância que uma boa utilização dessa ferramenta pode proporcionar para os empresários e empreendedores do Brasil, principalmente no momento em que vivemos neste 2020.

WHATSAPP BUSINESS

Para quem ainda não sabe, o WhatsApp Business é um aplicativo parecido com o WhatsApp normal, mas é desenvolvido para empresas, juntamente com algumas funcionalidades a mais, focadas em dar ferramentas mais efetivas de comunicação com os clientes.

No WhatsApp Business você pode:

  • Criar mensagens automatizadas;
  • Integração com Anúncios do Facebook;
  • Criação de um perfil da empresa, com horário de funcionamento e valores dos serviços;
  • Criação do seu catálogo de produtos;
  • Configuração de mensagem de ausência
  • Mensagem de Saudação;
  • Respostas rápidas;
  • Criação e direcionamento de Pessoas através de link
  • Pagamento através do próprio aplicativo
  • Configuração de Endereço com Mapa de Localização vinculado ao Google Maps.

Como se não bastasse, você ainda tem acesso a métricas de mensagens enviadas, entregues, lidas ou recebidas.

Fora isso, o aplicativo é excelente para categorizar os clientes, o que é algo excelente quando falamos de vendas online, pois se soubermos em qual estágio da venda está o cliente, as estratégias de vendas serão mais eficazes.

VALOR

O uso de todas essas ferramentas é gratuito e tudo indica que sempre será.

O Facebook pagou 19 bilhões pela ferramenta porque todos a utilizam, a criação da variação para empresas também seria um sucesso, visto que a aparência é praticamente a mesma.

COMO SE TORNAR BUSINESS

Você pode baixar o app na PlayStore do Google, diretamente e, fazer a migração do seu número através de uma opção no início da instalação.

Contudo, o ideal é que você tenha um número exclusivo da sua empresa, você faz isso comprando um chip novo e instalando o app a partir dele.

QUAIS OS CONTRAS DO APLICATIVO?

O aplicativo somente não consegue realizar uma transação ou compra de um produto e serviço de maneira automática, como por exemplo fazem os sites de comprar ou o Uber Eats.

Contudo o aplicativo está evoluindo e em algum momento pode trazer novas opções e funcionalidades para todos.

HÁ ALGUM CONCORRENTE DESSE APP?

Sim, a Apple está trazendo para o mercado o Apple Business Chat, concorrente direto do Whatsapp Business, além, claro, de plataformas modificadas que também são utilizadas por muitas pessoas.

CONCLUSÃO

Como a maioria dos Smartphones utilizam o sistema android, isso faz crer que a maioria dos seus possíveis clientes também o usam, e se isso acontece, eles usam o WhatsApp Messenger e podem ser contatados pelo WhatsApp Business.

Logo se percebe que é de suma importância que sua empresa possa adotar uma estratégia ativa de comunicação com seus clientes via essa fantástica ferramenta.

Mantenha-se sempre à frente!

Marketing Digital

Comunidade Sebrae
Pablo Macovel
Pablo Macovel Seguir

Estudante de Administração e Ciência da Computação

Ler conteúdo completo
Indicados para você