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10 maneiras de melhorar seu atendimento ao cliente e prospectar de vendas

10 maneiras de melhorar seu atendimento ao cliente e prospectar de vendas

O atendimento ao cliente é a chave de ouro para qualquer negócio de sucesso, se você não o tem, aja rapidamente e torne-o uma prioridade. O atendimento ao cliente evoluiu nos últimos anos, em vez de apenas uma comunicação particular para uma pessoa ou por telefone, agora também evoluiu em torno das mídias sociais.

Plataformas de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram compram para os consumidores se conectarem com suas marcas favoritas quase que instantaneamente, tornando o atendimento ao cliente mais crucial do que nunca. Quer melhorar o atendimento ao cliente e aumentar o desempenho de vendas? O que se segue abaixo irá ajudá-lo a obter uma ideia sobre o que fazer para melhorar o seu serviço ao cliente e aumentar o seu desempenho nas vendas:

1. Esclareça sua missão e divida a missão em objetivos específicos e pontuais

Comece entendendo o seu nicho de negócios. O que você faz de melhor? Quem precisa do que você faz? Qual a melhor maneira de abordar esses clientes em potencial? Estas são algumas perguntas que você pode querer alvejar e pensar antes de começar a enraizar o foco.

Depois de descobrir essa parte, agora é hora de pensar sobre suas metas semanais, mensais e anuais. Comece definindo metas de resultados para medir seu progresso e acompanhe-as de perto. Aumente sua atividade e meça os resultados.

2. Solicite feedback dos clientes

Receber feedback de seus clientes é essencial para melhorar seu negócio de maneira em geral. Descubra maneiras de solicitar feedback, por exemplo, como uma solicitação comercial de números de telefone ou endereços de e-mail para enviar mensagens de texto ou e-mail para pesquisas. Independentemente da forma, o importante é identificar se o seu negócio está atendendo ou superando as expectativas do cliente. Use os comentários que você recebe para aumentar suas vendas, melhorando seus produtos ou serviços, isso lhe dará mais respaldo com a quebra de objeções.

3. Responda rapidamente

O aspecto mais eficiente da mídia social é que ela funciona com rapidez e é fácil de usar, as pessoas precisam de soluções e respostas rápidas. Ela permite que as marcas se conectem rapidamente com seus consumidores por meio de qualquer uma de suas plataformas. Os consumidores agora também estão recorrendo ao Instagram, Twitter ou Facebook para expressar suas experiências online e esperam receber uma resposta de suas empresas favoritas em um intervalo de 24 a 48 horas e algumas até em menos tempo do que isso.

4. Venda cruzada a cada volta

Uma ótima maneira de aumentar as vendas sem o custo adicional de uma campanha de marketing separada é certificar-se de que seus representantes de vendas estão fazendo vendas cruzadas em todas as etapas. Venda cruzada é o ato de oferecer novos produtos e serviços junto com aqueles pelos quais o cliente possa ter manifestado um interesse inicial, uma forma do cliente fazer por conta própria e não a incentiva-los a fazer isso, já que isso não é permitido a fazer pelo código do consumidor.

Assim, por exemplo, se o consumidor compra uma câmera e o vendedor oferece a ele uma bolsa de câmera para acompanhar a compra, o vendedor está atuando em uma atividade de venda cruzada. Quanto mais você adiciona, mais vendas você recebe. É fundamental treinar seus agentes de vendas e atendimento ao cliente nesse tipo de habilidade, pois é uma forma eficaz de aumentar as vendas.

5. Fornecer conhecimento educacional e apropriado

O atendimento ao cliente não deve ser apenas responsivo, mas também oferecer aos clientes conhecimentos relacionados à sua marca. Por exemplo, se você procura uma loja de canecas decoradas para seu evento, pode usar sua conta do Twitter para se conectar facilmente com seus clientes, enquanto usa sua conta do Facebook ou Instagram para postar dicas de como usar essas canecas em suas festas, ou outro tipo de utilização como as formaturas e outros mais nas postagens em blog educacionais com dicas e tutoriais de como lavar, transportar e usar suas canecas.

Compartilhar conhecimento pode ajudar a agregar valor aos clientes e dar-lhes um lugar onde ir se precisarem de ideias significativas, assim ele pode ouvir e resolver os problemas do cliente e suas dores, ele acreditará em você, ele o verá como uma autoridade no que você faz e no que você diz.

6. Crie pontos comparativos por meio de encorajamento

Os clientes adoram incentivos, portanto, a maneira perfeita de obter referências é fazer com que seus clientes indiquem sua empresa para seus amigos e familiares e, em troca, recebam um incentivo. Um estudo que analisou um programa de recompensa por indicação de banco mostrou que os novos clientes indicados ao banco pelos existentes tinham 18% mais probabilidade de permanecer no banco e geravam 16% mais lucros quando haviam este encorajamento indicativo, pois quem indica gera segurança por ter passado ou usa aquele tipo de serviço alvejado.

7. Reserve um tempo para treinar sua equipe de linha de frente

O coração da operação de atendimento ao cliente deve estar na equipe da linha de frente. Esses funcionários são a cara do seu negócio e, se bem treinados, dão ao seu negócio a oportunidade de definir como os clientes percebem os produtos e serviços da sua empresa. Você quer ter certeza de que esses funcionários têm habilidades na resolução de conflitos, têm autonomia para superar as expectativas do cliente e têm o tipo de personalidade vencedora que os patrocinadores de sua empresa provavelmente não esquecerão.

8. Assuma a responsabilidade, mas não o crédito

Você é o líder da equipe de sua empresa; sua empresa busca sua orientação e apoia seu esforço. Para construir uma equipe de suporte forte, disposta a ir além quando necessário, você precisa valorizar sua equipe, dando-lhes crédito por tudo que dá certo e assumir a culpa quando tudo dá errado.

9. Vá mais longe

Como uma empresa de sucesso, dar um passo a mais pelos seus clientes é vital. Dar aquele quilômetro a mais pode transformar uma experiência estressante ou comum em uma experiência positiva e memorável, destacando a capacidade da marca não apenas de ter empatia por seus clientes, mas também de realizar mudanças reais que também os afetem positivamente. Mostrar que você se preocupa com seus clientes permite que eles apreciem seus serviços e queiram continuar a construir um relacionamento com você.

10. Aproveite o feedback negativo

Não é segredo que ninguém gosta de ouvir comentários negativos sobre si mesmo ou seus negócios, mas em vez de ser doído, aproveite isso como uma grande oportunidade para mudar a experiência do seu cliente. Ninguém dirige um negócio perfeito com os clientes perfeitos.

Receber qualquer tipo de feedback ajuda você e sua empresa a aprender e crescer conforme você avança. Abordar uma reclamação ou experiência ruim mostra aos clientes que suas vozes estão sendo ouvidas e que cada indivíduo é um cliente valioso e significante para você. Aumentar o engajamento e o valor pode aumentar a lealdade do cliente, resultando em engajamento e vendas recorrentes.

Use essas 10 dicas para atingir seus objetivos este ano. Na sociedade de hoje, a qualidade do atendimento ao cliente pode efetivamente melhorar a imagem de uma marca.

Não negligencie um ótimo atendimento ao cliente, seja uma marca melhor e cultive relações fortes entre clientes e obter maior exposição e aumentar as vendas.

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Claudio Luiz Dias
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Formado em Administração de Empresas, adoro gestão de negócios empresariais, amo artes visuais e design, customizações e personalizações de produtos corporativos para divulgação e marketing, meu hobby é culinária.

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