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5 Dicas para vender mais no Natal

5 Dicas para vender mais no Natal

Faltam poucos dias para o Natal, uma das datas mais importantes para o varejo - nem é preciso explicar o porquê, certo? Contudo, o profissional do varejo que quiser aproveitar ao máximo essa oportunidade não pode se contentar com o aumento natural das vendas, e seguir estratégias bem fundamentadas.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para ajudar você nessa empreitada.

1. Treine e alinhe sua equipe

Se tudo correr bem, sua loja terá um fluxo consideravelmente maior de clientes nos dias que antecedem o Natal. Além disso, quanto mais próximo for o dia da celebração, mais apressados os clientes vão estar, o que vai exigir doses extras de paciência e habilidade por parte da sua equipe – especialmente dos vendedores.

Não deixe os treinamentos para última hora: converse com todos, oriente-os da melhor maneira possível, tire suas dúvidas e prepare-os para lidar com essa situação. O aumento de fluxo é uma boa oportunidade, sem dúvida, mas exige cuidado para que todos os clientes sejam bem atendidos (e experiências negativas podem prejudicar consideravelmente a sua marca, então fique atento).

Avalie também se vai ser necessário contratar funcionários temporários para manter o bom nível de atendimento. As recomendações sobre treinamento e orientação se aplicam também a eles.

2. Analise suas vendas de anos anteriores

Os dados de vendas da sua loja em natais anteriores podem ser valiosos para elaborar estratégias para o ano atual. Veja, por exemplo, quais foram os itens mais vendidos, e os que ficaram “encalhados” no estoque, para programar bem suas compras. Lembre-se também de analisar quais foram os produtos mais lucrativos para a empresa, para planejar bem as promoções – assim, você conseguirá vender mais e manter uma boa margem.

Outro questionamento importante: o comportamento dos seus clientes mudou ao longo destes anos? Talvez seja necessário adotar novas estratégias para se adequar a eventuais mudanças.

3. Prepare seu estoque

Dando sequência às recomendações listadas no item 2: é fundamental preparar seu estoque para não perder vendas por falta de produtos, ou para não perder dinheiro por conta de itens que não vendem bem. Além da aquisição em si, é preciso organizar os produtos, de modo que os vendedores consigam encontrar tudo facilmente – com o aumento de fluxo, não se pode correr o risco de atrapalhar o atendimento aos clientes.

4. Faça promoções

Normalmente uma pessoa acaba comprando presentes para várias outras (amigos, familiares, colegas de trabalho) e, para não extrapolar o orçamento, fica de olho em boas promoções. Se a sua loja puder ajudar nessa empreitada, há boas chances de vender vários produtos de uma só vez.

Da mesma maneira que as outras recomendações da lista, essa não funciona de maneira isolada: para fazer promoções atrativas e eficientes, você precisa ter um bom conhecimento do comportamento dos seus clientes, um estoque devidamente preparado para suprir as demandas e uma equipe capacitada para direcionar os clientes a o que for melhor para eles.

E não se esqueça de divulgar suas ofertas com certa antecedência, pensando naqueles clientes que (ao contrário de tanta gente) não deixam as compras de Natal para última hora!

5. Decore sua loja

Quer maneira melhor de entrar no clima natalino do que uma decoração típica dessa época do ano? A variedade de opções disponíveis faz com que fique fácil encontrar enfeites que combinem com a identidade visual da sua loja. Ela ficará mais atraente e mais convidativa.

Contudo, tome cuidado para não exagerar e acabar deixando os clientes perdidos, ou fazendo uma decoração que seja difícil de manter arrumada (algo especialmente desafiador quando se tem um grande fluxo no local).

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão? Diga nos comentários e boas vendas de Natal!

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