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A influência das cores para o mercado de moda

A influência das cores para o mercado de moda

Seja no modo online ou diretamente no PDV as cores podem atrair mais clientes para o seu negócio.

A cor é a primeira coisa que os nossos olhos enxergam. Segundo estudos e pesquisas estatísticas em relação as cores, 87% dos consumidores citam a cor como uma das principais razões na hora de escolher um determinado produto.

A psicologia das cores afirma que elas transmitem algumas mensagens para o nosso cérebro e causam algumas reações nas pessoas. Vou citar brevemente as principais cores e mensagens associadas:

  • Azul é a cor do respeito, confiança, fidelidade, serenidade, estabilidade, honestidade. Não é por acaso a cor mais utilizada por candidatos à cargos políticos;
  • Amarelo transmite alegria, energia e pode ajudar na concentração;
  • Verde é uma cor relaxante, representa esperança, saúde, tranquilidade;
  • Laranja é uma cor que transmite amizade, energia e espontaneidade;
  • Violeta é uma cor que remete a feminilidade e espiritualidade;
  • Preto comunica autoridade, poder, sofisticação, elegância, porém não é uma cor sociável;
  • Branco representa pureza, esperança, limpeza e proximidade;
  • Vermelho é uma cor estimulante, firme, transmite mensagens como: coragem, auto confiança e intensidade. Também estimula o apetite. É a cor predominante de diversas marcas, como:

Conhecer um pouco sobre a psicologia das cores nos ajuda a comunicar algumas mensagens de forma não verbal para os nossos clientes.

Quando falamos em roupas, a mistura de cores, texturas e estampas criam maior interesse visual nas produções dos looks, tanto para a sua vitrine quanto para as suas publicações nas mídias sociais, e assim contribui para atrair mais clientes, seguidores e consequentemente converter em mais vendas.

Procure conhecer o círculo cromático, é uma ferramenta muito utilizada por profissionais como arquitetos, designers e consultores de imagem para criar harmonia visual nas composições de cores. Além de funcionar como um facilitador, ampliando a nossa criatividade para elaborar composições diferentes do que faríamos normalmente.

A partir do círculo cromático podemos criar as seguintes composições:

  • Monocromáticas: tonalidades diferentes de uma mesma cor. Essa composição transmite a informação de elegância.
  • Análogas, cores vizinhas no círculo cromático, como azul e verde ou rosa e vermelho transmitem a informação de criatividade.
  • Complementares: transmitem mensagens como criatividade e ousadia. Cores vibrantes e opostas no círculo cromático deixam o look mais contrastante e chamativo, interessante para chamar a atenção do seu público.

É importante avaliar qual é o perfil do seu público alvo para que você possa elaborar composições que conversam com os clientes que você deseja atrair para a sua loja.

Pequenos truques de styling também ajudam a transformar o visual básico em algo mais atrativo: levantar as mangas do blazer do manequim ou modelo das fotos deixando os punhos a mostra, colocar uma parte da blusa dentro da calça ou saia criando uma linha diagonal, fazer duas pequenas dobras na barra da calça, deixar a gola da camisa levantada. Tudo isso ajuda a deixar a imagem mais moderna e atual.

Procure sempre acrescentar a terceira peça para tornar a composição mais sofisticada e visualmente interessante. Também é possível trazer mais informação de moda nas produções acrescentando acessórios como: cintos, lenços e colares coloridos.

Desconstruir é a palavra do momento, sejam conjuntinhos de roupas ou acessórios, mais interessante é “descombinar” e atrair a atenção para algo inusitado, porém com informação de moda e harmonia visual.

É importante lembrar que as coordenações precisam estar adequadas as mensagens que nós queremos transmitir, utilizando as cores de forma intencional e estratégica para comunicar as informações certas para o nosso cliente.

Comunidade Sebrae
Paulina Back
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Empresária e Consultora de Imagem. Especialista em identificar e desenvolver o estilo pessoal. Ministra workshops sobre comunicação não verbal, composição de looks, coordenação de cores e personal branding.

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