[ editar artigo]

...a sua loja faz o seu cliente "se arrepiar" quando entra?

...a sua loja faz o seu cliente

Estímulos sensoriais no PDV já são uma realidade conhecida. A questão agora é como combiná-los.

Arq. Katalin Stammer*

Os estudos de base antropológica tem tido aplicações cada vez mais contundentes no campo do varejo e usam a ciência como meio de traduzir as relações de causa e efeito sobre os sensores emocionais humanos em sua interação com o espaço. A isso se chama “design sensorial”. A nova “fronteira” dessa ciência é saber que nossos sentidos, que vão muito além de tato, olfato, visão, paladar e audição, são percebidos de forma combinada.

Essa combinação é chamada de “percepções sensoriais” e chegam a ser quase tão importantes que os próprios sensores em si. Por exemplo: o gosto que sentimos ao comer a bala na verdade é "cheirado" pelo olfato. Se comermos com nariz tampado só vamos conseguir perceber o sabor doce e não o aroma de laranja, morango ou limão. Esse é um dos estudos apresentados pela Dra. Rachel Herz na Universidade de Brown nos Estados Unidos. Ela tem seu trabalho voltado para pesquisas relacionadas às percepções olfativas. Um outro ”case” interessante é a mistura entre “brisa”, provocada por um circulador de ar, com o “aroma de maresia” e um alto índice de humidade do ar que reproduz, quase com perfeição, um ambiente de praia em uma loja de beachwear. Formas combinadas que podemos usar para estimular nossos neurotransmissores através do ambiente e que, em geral, usamos de forma limitada em vista dos benefícios possíveis.

Assim como olfato e paladar que trabalham juntos praticamente todo o tempo, temos também os outros sentidos que estão simultaneamente se combinando para trazer melhor resultado de informação ao nosso cérebro. Já pensou como uma loja pode estimular essas percepções combinadas que mais representem sua marca? Sim, isso é possível e cada vez mais importante. Sair da entrega convencional de uma fragrância agradável - porém, não menos importante - e indo muito além do esperado, numa proposta de experiência única e memorável para seus clientes.

A nova forma de pensar o espaço físico vem ganhando força em todo o mundo através de temas ligados ao design sensorial e a neuroarquitetura. Buscar equilíbrio, harmonia e bem estar são prioridades de vida para todos e entender como o espaço pode colaborar com isso uma maneira fundamental de lidar com o “novo varejo” onde a segurança sanitária e a seletividade das visitas presenciais serão necessidades inquestionáveis.

Consulte as soluções de projeto de Design Sensorial disponíveis no site do Sebrae/PR, projeto SEBRAETEC, que poderá oferecer até 70% de subsídio no custo do projeto para você. Consulte, contrate e surpreenda seu cliente!

Varejo 🎁

Comunidade Sebrae
Katalin Stammer
Katalin Stammer Seguir

Arquiteta, urbanista, designer, diretora da Escola Curitibana de Design e diretora criativa do Katalin Stammer Arquitetura e Design. Possui experiência na área de projetos de interiores com foco em design sensorial, estratégia corporativa e inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você