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Como a velocidade da ferramenta de busca da sua loja virtual pode impactar as vendas

Como a velocidade da ferramenta de busca da sua loja virtual pode impactar as vendas

Você já parou pra pensar na importância da velocidade do seu site e no quanto isso pode afetar as vendas da sua loja virtual? Pois é, hoje, com os avanços da tecnologia e da internet, as pessoas estão a cada dia com mais pressa e menos paciência. Por isso a agilidade do seu site influencia muito no sucesso do seu e-commerce. Mas há um campo em especial que clama ainda mais por velocidade: a ferramenta de busca pelos produtos.

Os consumidores mais propensos a comprar utilizam os buscadores

Estudos mostram que apenas 20% dos usuários que passeiam pelas lojas virtuais utilizam a ferramenta de busca. Porém, ela é fundamental, já que essa porcentagem representa 60% do total de vendas concluídas.

Isso significa que os consumidores mais propensos a comprar são os que já sabem exatamente o que precisam e o que buscam. Por isso, ao entrar no site, vão direto ao campo de busca e já digitam o nome do produto que desejam. Se o encontram com rapidez, a chance de efetuarem a compra é grande e a de voltarem ao site no futuro para novas aquisições também.

Como os usuários reagem à velocidade na internet

Um estudo realizado pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting, revelou que 47% dos usuários queriam que a página que acessassem carregasse em apenas 2 segundos. E 40% deles afirmaram que desistiam da busca caso a espera ultrapassasse os 3 segundos.

No que diz respeito às lojas virtuais em particular, 64% declararam que frente à lentidão procuravam outro site mais rápido e 79% não realizavam compras nessa loja no futuro.

Consequências de um buscador lento para as suas vendas

Quando a agilidade do buscador deixa a desejar, consequências negativas podem abalar a sua loja. Conheça algumas delas:

O ranqueamento no Google é prejudicado

Um dos parâmetros do Google na hora de ranquear os sites é justamente a velocidade de carregamento das páginas e das interações, já que isso influencia diretamente na qualidade da experiência do usuário.

O tráfego diminui 

Em decorrência de um ranqueamento ruim no Google, o tráfego também diminui, já que os usuários terão mais dificuldade para encontrar o seu site.

A taxa de conversão é reduzida

Os usuários que não conseguem encontrar logo os produtos que procuram tendem a abandonar a loja virtual e desistir da compra que pretendiam fazer. O estudo feito pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting está aí pra comprovar.

Os usuários vão para as lojas concorrentes que possuem sites mais rápidos

Pior do que perder uma venda é perdê-la para o concorrente, não acha? A pessoa que sabe o que procura e está determinada a realizar a compra pode desistir de fazer isso na sua loja, devido à lentidão do buscador. Mas nada impede que ela saia do seu site e procure o produto que deseja no e-commerce do concorrente.

Sua marca é associada a uma imagem negativa 

Mesmo que inconscientemente, a imagem da sua loja virtual será negativa na mente do consumidor que não obteve agilidade na busca. A lentidão na internet, ainda mais quando se está procurando algo específico, irrita e distrai o usuário, que muitas vezes procura outros sites, apps ou vai fazer outra coisa. Se ele não ficar com raiva da sua loja, ao menos poderá se esquecer dela.

Percebeu a importância de apostar em uma ferramenta de busca veloz para o seu e-commerce?

Para saber mais sobre como otimizar a sua loja virtual, leia este texto que fala sobre a experiência da página como fator de ranqueamento do Google. 

 

Um abraço, 

Rodrigo Schiavini

 

 

 

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Fundador e Diretor de Negócios da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

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