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Como acompanhar a sua equipe de vendas?

Como acompanhar a sua equipe de vendas?

Um desafio compartilhado entre a maioria dos empreendedores, gestores comerciais e gerentes de vendas é saber como acompanhar de maneira eficiente a sua equipe de vendas.

Afinal, com um bom gerenciamento da equipe, é possível ter os melhores resultados possíveis. E não estamos falando apenas em delegar metas e nada mais. Até porque a meta não é o final da relação entre as vendas e lucratividade do negócio.

Mas sim, acompanhar a equipe de vendas diz respeito à motivação e produtividade dos colaboradores, e por essa razão, esse processo é essencial para que uma empresa alcance os seus objetivos e tenha sucesso nas vendas.

Até mesmo em tempos de crise, se uma empresa que atua com moinho de milho pretende aumentar as suas vendas, o acompanhamento de equipes é fundamental.

Pensando nisso, nós elaboramos este post com algumas dicas incríveis para te auxiliar a fazer um acompanhamento eficiente com a sua equipe de vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar nas próximas linhas! Vamos lá?

Utilize um CRM

O CRM é uma das ferramentas que mais podem influenciar os resultados da sua equipe. Afinal, ele tem como função realizar um bom acompanhamento dos colaboradores.

O CRM significa customer relationship management (gestão de relacionamento com o cliente), e se trata de uma ferramenta que registra e gerencia os dados de potenciais compradores e clientes.

Com o CRM, um vendedor pode armazenar seus contatos, além de não deixar de fazer aquilo que prometeu aos mesmos. Se ele prometeu ligar para falar sobre teclado de membrana daqui a 2 dias, por exemplo, o CRM pode lembrá-lo disso.

Além disso, o CRM também pode auxiliar o vendedor a gerenciar a sua carteira de clientes, fazendo com que os mesmos tenham uma melhor experiência.

Acompanhe sua equipe de vendas por segmento

Se sua empresa vende produtos para diferentes segmentos, então o acompanhamento também deve ser específico.

É o caso de empresas que vendem produtos com ácido fosfórico para o público B2B e B2C, por exemplo.

Nessa situação, as estratégias, abordagem, relacionamento e acompanhamento devem ser diferentes. Afinal, cada resultado pode ter uma grande variação.

Padronize todos os processos de vendas

Outra das melhores maneiras de acompanhar a sua equipe de vendas é assegurando que todas as etapas estejam padronizadas, independente do vendedor que estiver abordado o cliente.

E para que isso seja possível, não é necessário um roteiro rígido. Mas sim, padronizar as fases de cada vendedor com os seus clientes é uma ótima maneira de fazer com que todos cheguem ao principal objetivo da sua empresa.

Tenha planejamento

Por fim, não se esqueça de planejar cada uma das etapas de vendas com muita antecedência!

Planejar as batidas de pontos para o almoço, pausas para o café e até mesmo reuniões com a equipe é o que vai fazer com que o seu time seja mais produtivo nas horas de trabalho.

Agora que você já sabe como é possível acompanhar a sua equipe de vendas, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

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