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Como fazer um pós-venda eficiente

Como fazer um pós-venda eficiente

Você sabia que um processo de pós-venda eficiente é tão valioso quanto às etapas de um pré-venda, ou até mesmo ainda mais importante?

No entanto, apesar das estratégias de pós-venda serem essenciais, muitas empresas ainda deixam a desejar nesse quesito.

Mas vamos concordar: é muito mais fácil trabalharmos com clientes que já compraram seus produtos e serviços e confiam na marca, do que direcionar todos os esforços para pessoas que ainda não o conhecem.

Muitas empresas finalizam o processo de pré-venda de maneira impecável, entretanto, acabam deixando passar a oportunidade de continuar esse ciclo.

Imagine, por exemplo, que você venda produtos como tendas para eventos: uma estratégia bem elaborada de pós-venda é uma excelente alternativa para a fidelização do seu cliente, além de ser uma saída mais barata para garantir futuras vendas.

E se você ficou interessado em saber como é possível desenvolver uma boa estratégia de pós-venda, nós elaboramos este post para te explicar sobre todos os detalhes do assunto.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Demonstre interesse pelo cliente

Um dos passos essenciais para trabalhar com um pós-venda eficiente é entender o cliente e demonstrar interesse.

Você sabe quais os desejos e as dores do seu público? E suas necessidades e comportamento?

Para entender seu público e demonstrar interesse, escutar sempre o que ele tem a dizer é crucial.

Se você atua com serviço de solda por exemplo, você pode desenvolver pesquisas de satisfação, encaminhar ações de e-mail marketing e até mesmo pedir um feedback em troca de promoções ou descontos.

Esteja disponível

Estar sempre disponível e com um atendimento otimizado é uma das melhores formas de promover seu pós-venda. Nunca esteja ocupado demais para receber seus clientes. Afinal, e com ele que você consegue resolver seus problemas, certo?

Portanto, a agilidade deve ser o foco das suas ações. Claro, Não estamos pedindo para você contratar uma dúzia de agentes de comunicação.

Mas sim, há alguns métodos interessantes que você pode usar para estar sempre disponível, como os Chatbots, por exemplo!

Assim, seus clientes podem solucionar as suas dúvidas, fazer reclamações e elogios a qualquer instante e de qualquer lugar.

Faça um follow up

Basicamente, o follow up é cuidar do relacionamento com o seu cliente e se manter por perto.

Pergunte ao cliente como ele está, se está precisando de alguma coisa e como seu negócio pode ajudá-lo. Lembre-se de também fazer scripts de vendas e sempre monitorar os seus resultados.

Avise sobre as novidades de sua empresa

Também é essencial lembrar aos clientes que sua empresa está disponível e a todo vapor para ajudá-lo com as suas necessidades.

Por isso, se você tem uma empresa que oferece jateamento em vidro, por exemplo, informe o lançamento de novas versões dos produtos, lembre-o de seguir as suas novas redes sociais e invista em se comunicar em toda ocasião necessária e especial em sua empresa!


Agora que você já sabe como é possível fazer uma estratégia de pós-venda eficiente, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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