[ editar artigo]

Como o design sensorial pode ajudar o seu cliente a ter uma experiência de compra ainda mais incrível?

Como o design sensorial pode ajudar o seu cliente a ter uma experiência de compra ainda mais incrível?

Sim, temos que admitir que, por um bom tempo, talvez para sempre, as pessoas serão mais seletivas em suas interações sociais e presenciais. Isso, na prática, significa dizer que o proprietário de uma loja, terá que fazer com que a visita presencial de seu cliente seja uma experiência ainda mais incrível do que era antes da pandemia. Tem que fazer “...valer a pena...” sair de casa. Uma experiência memorável que as pessoas queiram repetir e que irá tornar-se um elemento de forte associação com sua marca. Sim, estamos falando de proporcionar “experiências” de vida - e consequentemente de consumo - que podemos oferecer através de estímulos sensoriais de um ambiente bem elaborado.

O design sensorial é o método que trabalha a relação entre o ambiente e as emoções, a forma como o cérebro é estimulado pelo entorno através dos sensores corporais que quando bem trabalhadas podem gerar sensações agradáveis ao acionar zonas ligadas ao prazer, bem-estar e memórias. Imagine, que cada vez que o

cliente entre na loja receba uma carga de endorfinas motivadas pelo ambiente que proporcionará sensações e percepções únicas.

É isso que é possível fazer através de um projeto customizado para seu espaço comercial. Importante ainda ressaltar que não são “apenas” 5 sentidos que conhecíamos (tato, olfato, paladar, visão e audição), atualmente a neurociência já confirma a existência de mais de 20 sentidos encontrados nas nossas células distribuídas pelo corpo, que conforme a maneira como são associadas formam percepções sensoriais que podem gerar reações positivas não só nos clientes como em todos os usuários do espaço. Quantas dessas “sensações” você está trabalhando hoje? Quantas você está deixando de trabalhar? Então, confie: o ambiente da loja poderá ser uma oportunidade e não uma ameaça na pós-pandemia se você assim o tratar.

Varejo 🎁

Comunidade Sebrae
Katalin Stammer
Katalin Stammer Seguir

Arquiteta, urbanista, designer, diretora da Escola Curitibana de Design e diretora criativa do Katalin Stammer Arquitetura e Design. Possui experiência na área de projetos de interiores com foco em design sensorial, estratégia corporativa e inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você