[ editar artigo]

Como utilizar a inteligência artificial para aumentar as vendas?

Como utilizar a inteligência artificial para aumentar as vendas?

Todo gestor ou equipe de vendas já sabe muito bem: esse departamento conseguiu evoluir de forma espontânea nos últimos anos.

Afinal, diante das inovações tecnológicas, a forma de relacionamento com os nossos clientes também foi modificada.

Nos dias de hoje, a forma de abordagem de vendas, assim como as técnicas de atração se tornaram muito mais otimizadas e estratégicas. O perfil atual dos consumidores se tornou ainda mais rígido e específico.

Se um cliente deseja comprar um determinado produto, como um desumidificador de ar, ele muito provavelmente irá pesquisar nos mecanismos de buscas, procurar recomendações e saber sobre o perfil da empresa, prazo de entrega e entre outros.

E é claro, todas essas mudanças no perfil dos clientes fizeram com que as empresas atendessem os novos desafios de adaptação.

Novas ferramentas, novos modelos de abordagem e novos tipos de processos precisam ser adotadas rapidamente para que as oportunidades não sejam perdidas.

E dentre as mudanças, a Inteligência Artificial pode ser o fator-chave para se reinventar e aumentar as vendas! Quer saber como isso funciona? Então acompanhe nosso post! Vamos lá?

O que é a Inteligência Artificial?

Basicamente, a Inteligência Artificial (IA) se trata de um ramo da ciência que permite que dispositivos, máquinas e equipamentos simulem a capacidade humana de tomar decisões e resolver problemas.

Em outras palavras, a IA permite que esses dispositivos possam realizar uma série de atividades, sem a necessidade de intervenção humana.

Imagine, por exemplo, que por meio da fabricação de uma balança digital comercial, a Inteligência Artificial pode fazer com que apenas máquinas inteligentes cuidem de todos os processos. Incrível, não é mesmo?

Como a Inteligência Artificial pode aumentar as vendas?

Agora que você já sabe o que é a Inteligência Artificial, vamos te mostrar como é possível utilizá-la para aumentar as vendas do seu negócio. Confira!

Previsibilidade de vendas

A partir da Inteligência Artificial, é possível ter uma análise bem estruturada sobre o histórico de vendas da sua empresa, e assim, fazer previsões cada vez mais reais sobre as perspectivas de vendas em determinados períodos ou sobre determinadas estratégias.

Isso, pois a IA se baseia nos dados e experiências anteriores para realizar previsões precisas sobre as suas vendas.

Garante a satisfação dos clientes com o Chatbot

O Chatbot se consiste em uma ferramenta que transmite mensagens programadas, solucionando as dúvidas se leads (potenciais clientes) e consumidores.

O Chatbot é uma das projeções da Inteligência Artificial, pois ele tem como papel simular uma conversa fluida entre um agente de comunicação e seus clientes. Em alguns modelos de Chatbot, ele utiliza as suas experiências passadas de atendimento para aperfeiçoar ainda mais a sua capacidade de se comunicar com clientes.

Se um cliente deseja comprar fios e cabos elétricos, com o Chatbot, ele pode saber sobre todos os detalhes do produto, assim como descobrir seu prazo de entrega, detalhes da empresa, entre outros.

Geração de leads

Por fim, a Inteligência Artificial também também consegue entender de forma mais apurada o perfil do cliente ideal por meio da análise de dados. E é possível utilizar essas informações para desenvolver campanhas de marketing mais precisas e capturar mais leads!

Agora que você já sabe como utilizar a Inteligência Artificial para aumentar as vendas, o que acha de investir nesta tecnologia e obter sucesso?

Gostou do post? Conta pra gente!

Varejo 🎁

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você