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Conheça os principais pilares para estabelecer uma presença digital consistente.

Conheça os principais pilares para estabelecer uma presença digital consistente.

     A busca por ter maior visualização nas redes de pesquisa, engajamento em redes sociais e atração de clientes através da plataforma digital nunca foi tão grande.

    Com o avanço das tecnologias e surgimento dessas novas redes sociais, as empresas têm percebido o grande aumento da visibilidade de seus concorrentes, hoje, é muito fácil criar uma página no Facebook, um perfil no Instagram e desenvolver uma campanha no Google Ads, mas algumas empresas pecam em um ponto crucial, acabam errando na hora de configurar uma campanha ou quando vão selecionar as palavras chave de seu nicho.

    Nós separamos 8 dicas essenciais para provar a importância do planejamento para presença digital e algumas dicas de como otimizar a sua visibilidade!

1. Defina muito bem seus objetivos.

    Uma recomendação fundamental para quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital: Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos. Ao traçar um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.

2. Pesquise e conheça o seu público-alvo.

    Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisa das características do público alvo. Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de um determinado site. Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para nossas ações.

    Além disso você também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de segmentação disponíveis por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad.

    Depois de definir seu público-alvo, crie uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar.   

    A personificação do seu público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades e anseios.

3. Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital.

    Outra dica importante para quem deseja saber como fazer um plano de marketing digital, é desde o início definir muito bem quais serão as suas principais estratégias de marketing digital.

    Dependendo do segmento em que você estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras. Por exemplo, moda e acessórios se sai muito bem utilizando o marketing nas redes sociais. Para setores que atendem a uma necessidade, ou seja que oferecem produtos ou serviços que as vezes as pessoas não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a dar resultados melhores.

 4. Defina os canais de marketing a serem utilizados.

     As opções para divulgação de uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir.

    A variedade de canais não implica na obrigação de usar todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.

    Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los. O investimento em marketing digital precisa estar focado em resultados.

5. Capacitação da equipe.

    No marketing digital moderno não há mais espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve colocar em seu plano de marketing digital é justamente o da capacitação técnica da equipe. Hoje em dia, qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal capacitado para sua utilização.

    Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porquê do fracasso de suas campanhas. Não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online.

    Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra coisa completamente diferente.

 6. Determine qual o conteúdo a ser veiculado.

     Essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo. Como fazer um plano de marketing digital atualmente passa inevitavelmente pela produção de conteúdo, é preciso colocar esta entre suas prioridades.

    A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar. O consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada. Antes de qualquer oferta, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo.

     Um dos maiores erros de marketing digital é justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site para poder iniciar o relacionamento com seus clientes em potencial.

 7. Elabore um cronograma para suas ações.

    Definir um cronograma de ações é fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada.

    No marketing online moderno, existe uma correlação muito grande entre os diversos canais e explorar esse potencial de alavancagem é muito importante.

    Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação.

     O marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial.

 8. Defina como será feito o monitoramento de resultados

      Antes de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas para mensurar resultados.

     No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria.

    Como você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada.

    O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.

     O último ano trouxe desafios para todos os segmentos, por isso a empresa deve estar em sintonia com o mercado e, principalmente, com o que cada público necessita. É preciso ser pioneiro nos negócios para implantar ações que melhorem o relacionamento com os clientes. Com tantas opções, é importante passar uma mensagem eficaz e assertiva, sem desperdiçar tempo e recursos.

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Francisca Tzeciuk
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