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Diagnóstico de internacionalização

Diagnóstico de internacionalização

Você sabe que as MPEs europeias já nascem internacionais? Por que você também não se torna uma?

É verdade que lá os países são menores e mais próximos, que existem enormes facilidade de comercialização entre eles, que o mercado interno brasileiro é gigante, que temos dificuldades de logística e demais entraves, mas e se vier uma outra crise? E se o mercado brasileiro tiver alguma dificuldade, o que você vai fazer?

O velho ditado “não coloque todos os ovos na mesma cesta” sempre nos traz uma reflexão importante, principalmente para um futuro que nos parece promissor sim, mas igualmente incerto.

E por onde começo? Que tal um diagnóstico para internacionalizar?

Ele vai fazer você ter uma boa reflexão sobre o seu negócio, vai te ajudar a planejar e no final você terá uma maior clareza sobre quão preparado você está para o mercado internacional.

Vamos iniciar? (marque suas respostas para ao final conferir).

1)           Sua experiência no mercado internacional.  

a)           Já exporto regularmente.                                          

b)           Já exportei, mas estou fora do mercado externo atualmente.                   

c)            Nunca exportei.              

                             

2)           Fale sobre o planejamento estratégico de seu negócio em termos gerais.                          

a)           É feito e revisto anualmente e norteia nossas ações.

b)           É feito regularmente e está documentado.                        

c)           Não faço planejamento formal.       

                        

                      

3)           Você tem recursos financeiros para investir ou ampliar um projeto de exportação?        

a)           Sim, tenho todos os recursos necessários.                        

b)           Não tenho a totalidade dos recursos, mas sei como buscar financiamento.            

c)           Não tenho recursos e não sei como fazer essa reserva.            

                             

4)           Caso seja necessário aumentar a atual capacidade produtiva para atender ao mercado internacional, isto poderá ser conseguido...                                    

a)           Com investimento e esforço organizacional aceitáveis.                               

b)           Somente com investimento e esforço organizacional elevados.                           

c)           Não sei avaliar.

                             

5)           No Brasil, o tipo de produto/serviço que você comercializa:                                 

a)           Tem um diferencial significativo sobre os produtos/serviços concorrentes.                      

b)           É bastante similar a outros produtos/serviços disponíveis.                                  

c)           Não sei avaliar.

                             

6)           O tipo de produto/serviço que você comercializa é:                                     

a)           Amplamente conhecido e usado tanto no Brasil como no exterior.    

b)           Associado a uma cultura regional cujo reconhecimento internacional está crescendo (por exemplo, cachaça).                                           

c)           É desconhecido fora de seu contexto cultural (exemplo: goiabada.)        

                             

7)           Seu produto requer:                                    

a)           Nenhuma assistência pós-venda.                                          

b)           Assistência eventual pós-venda.                            

c)           Assistência regular pós-venda.  

                             

8)           Em relação ao controle de qualidade, você:                                     

a)           Possui certificação ISO ou equivalente.                                

b)           Tem um sistema implementado, porém não tem certificação nacional e/ou internacional.                  

c)           Não tem nenhum sistema de controle de qualidade estruturado.            

                             

9)           Você tem um sistema de controle de estoque e produção?                       

a)           Sim, temos um controle estabelecido.                                 

b)           Temos um controle informal.                                  

c)           Não temos um controle ainda.

                             

10)         O impacto do custo da logística (transporte, visitas, embalagem, manuseio, armazenagem) do seu produto no preço final:                                

a)           É normalmente absorvido pelo comprador sem maiores problemas.        

b)           É significativo - devido ao peso, ao volume ou a cuidados especiais.                      

c)           Não sei avaliar.

                             

11)         Suas patentes e marcas registradas:                                     

a)           São internacionais.                                       

b)           São brasileiras, registradas no INPI.                      

c)           Não temos patentes ou marcas registradas.       

                             

12)         Por que o mercado internacional representa uma oportunidade para seus produtos/serviços?                       

a)           Já estamos exportando e temos tido sucesso. Queremos ampliar abrangência.                

b)           Ainda não exportamos, mas temos pesquisado mercados internacionais e vemos boas chances para nossos produtos/serviços.                                            

c)           Li a respeito de exportação e percebo que é um bom negócio.  

                             

13)         Você tem um plano específico para o mercado internacional?                             

a)           Sim, tenho plano.                         

b)           Está em fase de elaboração.                                    

c)           Não tenho um plano ainda.

                             

14)         Seus produtos/serviços têm preços competitivos para o mercado internacional?             

a)           Sim.                                    

b)           Não.                                   

c)           Não sei avaliar.

                             

15)         O material de comunicação de sua empresa pode ser adaptado às exigências do mercado internacional (adaptação do conteúdo, tradução) ...                  

a)           Sim, sem maiores investimentos.                          

b)           Sim, com investimentos significativos.                                

c)           Não sei avaliar.

                             

16)         Qual é sua motivação para realizar negócios com o exterior?                               

a)           Estamos bem estabelecidos no mercado interno e o mercado externo é uma opção natural de expansão.                   

b)           Fomos procurados por pessoas ou empresas do exterior interessadas em fazer negócios.                                         

c)           O mercado interno está fraco.  

                             

17)         Para atender às exigências do mercado internacional, o seu produto/serviço pode ser: 

a)           Facilmente adaptado.                                 

b)           Adaptado com dificuldade.                       

c)           Não sei avaliar.

                             

18)         Você conhece os benefícios fiscais de que empresas exportadoras desfrutam (ligados ao IPI, ICMS, PIS/COFINS)?                                        

a)           Conheço todos os benefícios e desfruto deles.                 

b)           Conheço os benefícios, mas não sei como aproveitá-los.                            

c)           Não conheço os benefícios.       

                             

19)         Sobre países que oferecem oportunidades para seu produto/serviços. Sabe quais? Você conhece o perfil dos clientes nesse mercado?                       

a)           Tenho uma boa noção através da participação em feiras e eventos internacionais.          

b)           Tenho alguma ideia através de informações que recebemos de compradores potenciais.                       

c)           Tenho alguma ideia através de informações que recebemos do órgão de classe, entidade de apoio à exportação ou de revistas especializadas.   

                             

20)         Você conhece as tarifas e barreiras à importação de seus produtos/serviços nos países para onde pretende exportar?                                

a)           Sei exatamente, com base em pesquisas de mercado e/ou experiências prévias.             

b)           Tenho alguma ideia através de informações que recebemos de compradores potenciais.                       

c)           Não faço ideia. 

                             

               Agora que você respondeu a autoavaliação, verifique quais as opções que mais aparecem em suas respostas. Conte e registre quantas letras "a", "b" e "c" foram suas escolhas.  Abaixo apresentaremos o grupo de respostas, representa em termos de maturidade de empresas para se lançarem no mercado externo. É importante que você tenha um olhar crítico a respeito e que tome por base uma composição de fatores que mostram maior ou menor maturidade em alguns aspectos. Leia o material pensando em sua situação e considere este diagnóstico como um motivador para seguir em frente em sua intenção de internacionalizar seu negócio!                              

  Respostas "a" (    )              Respostas "b" (    )            Respostas "c" (      )

Resposta "a”: Indica que sua empresa tem um nível de maturidade razoável para se lançar no mercado internacional ou buscar novas áreas de prospecção no exterior.  A fase de "sonho" com as maravilhas da exportação deu lugar a um pensar estruturado e planejado. Há foco e preocupação com resultados concretos e conhecimento das bases que tornam um processo de internacionalização algo exitoso e lucrativo. Existe consciência que não se consegue entrar em mercados estrangeiros sem esforços consideráveis e adequação de produtos e comportamento como fornecedor. Continue estudando, buscando conhecimento e vá em frente sem medo!          

Resposta "b”: Você já deu alguns passos no caminho que o levará a ser um exportador. Entretanto, este caminho é longo e tem armadilhas a serem conhecidas e superadas. Faça um planejamento estratégico incluindo seu objetivo de exportar. Trace planos de ação que envolvam estudo de viabilidade para seu produto/serviço no mercado externo, conheça as exigências legais e eventuais barreiras que existem. Descubra meios de transporte, embalagens, questões de peso e volume que podem impactar no custo do transporte, como funcionam os sistemas de pagamento para produtos/serviços como os seus. Há práticas referentes a pagamento que podem variar conforme o segmento onde se vai atuar. Podem variar de pagamentos antecipados até a necessidade de prazos que podem inviabilizar sua operação. O mercado externo é desafiador e fascinante para quem tem foco e objetivos claros! Informe-se, prepare-se e não desista desta intenção.      

Resposta "c": Se a maioria de suas respostas foi dentro desta opção, você ainda precisa conhecer melhor os desafios que existem para quem quer levar seu produto/serviço para fora do Brasil. Afinal, ao fazê-lo se busca sucesso, correto? Reveja as perguntas da autoavaliação e use-as como um guia para entender melhor quais conhecimentos deve ter e ações deve tomar para poder dar os primeiros passos no caminho da internacionalização. As oportunidades são tentadoras e podem trazer excelentes resultados, mas na mesma proporção podem trazer enormes problemas e prejuízo quando feitas de forma impensada e amadora. Há muita informação disponível para que você possa acessar de forma rápida e objetiva. Uma vez de posse das informações, avalie, estude, conheça os mercados e a potencialidade interna de seu empreendimento. Capacite-se e siga com confiança nos bons resultados.        

O Sebrae tem soluções que podem apoiar e acompanhar todo seu processo rumo à internacionalização. Entre em contato conosco e veja como o caminho pode ser mais suave com informação e conhecimento!          

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Comunidade Sebrae
Lucas Hahn
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Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.

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