[ editar artigo]

Embalagens interativas: como criar uma experiência inesquecível? 🎁

Embalagens interativas: como criar uma experiência inesquecível? 🎁

O varejo é um dos setores que está em constante transformação. A maneira de consumir mudou, assim como a sociedade e os avanços tecnológicos. As marcas têm que pensar, cada vez mais, no design e na experiência do usuário. Hoje, as embalagens não servem apenas para garantir a conservação do produto - elas são uma poderosa ferramenta de marketing e podem fazer toda a diferença quando o assunto é a fidelização de clientes. Além de pensar na usabilidade, muitas empresas têm apostado nas embalagens interativas como forma de encantar o consumidor.

Você sabia que as embalagens são um dos fatores mais decisivos na jornada de compra? Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Two Sides, que levantou os principais atributos das embalagens levados em conta pelo consumidores no momento da compra. O estudo mostrou que em 99% dos casos as embalagens influenciaram na decisão de compra. Entre os entrevistados, 41% afirmaram que a influência das embalagens na decisão de compra é frequente. O estudo levantou ainda que entre os pontos mais relevantes na hora da compra está a questão prática, e não visual.

Embalagem é a primeira impressão

Se a primeira impressão é a que fica, isso é válido também para as embalagens. Essa é a primeira ideia que o consumidor terá do produto e por isso é tão importante que cada característica seja pensada com base na experiência do usuário. Lembre-se: as embalagens são um ponto de experiência entre a marca e o consumidor - sendo consideradas como um importante canal de comunicação.

Interatividade

Não é de hoje que vemos cases incríveis de marcas que conseguiram surpreender por meio de embalagens interativas. Acredite, isso tende a ser cada vez mais comum! O Brasil é, inclusive, um dos países referência quando o assunto é interatividade e embalagens. Entre os produtos que têm sido desenvolvidos com esse intuito, destaca-se o uso da realidade aumentada e a união entre o mundo online e offline.

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, com inúmeros produtos semelhantes, pensar fora da caixa é um grande diferencial. Ao criar uma conexão com o cliente, sua marca causa um impacto visual e pode resultar no principal objetivo, que é a venda do produto. Mas mais que isso, por meio das embalagens criativas você pode encantar e fidelizar o cliente - e isso faz com que ele crie uma relação com a marca.

Conheça alguns cases

Quando falamos em embalagens interativas, algumas marcas saem na frente. Por isso, separamos exemplos de como conquistar o cliente por meio da experiência. Confira!

📌 Trident: se tem uma marca que pensa na experiência do usuário, essa marca se chama Trident. Em uma de suas ações, feita na embalagem do Trident Xtra Care, a marca mostrou que o consumo do produto não causa danos aos dentes. Dá uma olhada como ficou a proposta: 


📌 Backbone Branding: o estúdio de criação de marcas se destaca em vários projetos quando o assunto é experiência. Uma das criações que mais chamou atenção foi o “Gawatt Emotions”, copos que se baseavam na lógica dos watts e potências. É como se o café fosse o combustível e as emoções nos copos são o que o combustível proporciona. Ao girar a tampa, as emoções mudam. Veja o resultado:

📌 Good Hair Day Pasta: o projeto criado pelo russo Nikita Konkin ficou conhecido no mundo todo ao criar penteados com o macarrão dentro da embalagem. Além do formato diferente, a proposta trouxe uma inovação incomum no setor. Veja como ficou:

Aposte no design mas não esqueça do produto

Uma das dicas mais importantes para criar uma proposta diferenciada é levar em conta seu segmento de atuação e, com isso, desenvolver uma alternativa inovadora. Porém, não esqueça que a embalagem não pode perder um de seus objetivos principais: a conservação do produto. Não deixe de lado o fator resistência (em caso de produtos que possam quebrar) e também o fator logística (pense em como facilitar o transporte e considere a preservação das condições do produto).

Embalagens criam valor à marca

Muitas vezes, quando falamos de embalagens interativas já vem à cabeça muitas cifras e preocupações. Mas isso não está necessariamente relacionado a grandes gastos. Eu te explico o porquê: a inovação pode estar na criatividade. Dessa forma, é possível criar e inovar a partir de ideias diferentes, surpreendendo o consumidor.

Outro fator a ser considerado é em relação ao seu público-alvo. Conhecer seu público e possíveis consumidores faz com que você consiga identificar a melhor forma para atingi-los, como cativá-los e quais são seus principais interesses.

O mais importante nisso tudo é que, ao criar e pensar na experiência do usuário, você não está apenas despertando o interesse na compra, mas sim criando um valor ao produto e consequentemente à sua marca. Por isso, não perca tempo. Ouse! 😉

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Um abraço, Lucas Hahn.

 

Varejo 🎁

Comunidade Sebrae
Lucas Hahn
Lucas Hahn Seguir

Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.

Ler matéria completa
Indicados para você