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Entenda por que a cobrança digital é a melhor opção para sua empresa e para os clientes

Entenda por que a cobrança digital é a melhor opção para sua empresa e para os clientes

O percentual de famílias brasileiras com contas em atraso caiu pelo quinto mês seguido em janeiro de 2021, segundo dados da pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Ao mesmo tempo, o número de famílias que declararam não ter condições de pagar as contas caiu de 10,9% em dezembro de 2020 para 9,6% em janeiro de 2021.

O cenário demonstra certo avanço para as empresas que buscam recuperar dívidas junto aos clientes: as pessoas estão acertando as contas. 

Ainda assim, parece que sua empresa não está sendo contemplada por essa onda de pagadores colocando as contas em dia?

Investir na cobrança por telefone para contatar devedores – que na maioria das vezes, não respondem de forma positiva – pode ser bem frustrante.

No fim do dia, parece que as tentativas pouco renderam, enquanto as contas em atraso são somadas às despesas de investir em pessoal para tentar alcançar cada vez mais devedores.

Parece um ciclo sem fim, não é?

É por isso que a cobrança digital tem se mostrado tão efetiva! Ela traz benefícios na produtividade, amplia a capacidade de cobrança, tem mais eficácia e auxilia o seu negócio nesse desafio que é recuperar dívidas.

Se você ainda não sabe como funciona ou de que maneira sua empresa pode se beneficiar da cobrança digital, este artigo será bastante esclarecedor e pode mudar o desempenho das suas estratégias de cobrança em 2021.

Acompanhe!

O que é cobrança digital?

cobrança digital tem como principal objetivo tornar mais eficiente os processos de cobrança. Com ela, a cobrança de devedores deixa de ser feita majoritariamente por telefone e passa a ser realizada com foco em canais como SMS, e-mail e WhatsApp.

Segundo dados do Diário Comércio, Indústria e Serviços, 67% das empresas que usam técnicas de cobrança digital relataram melhora na recuperação de crédito.

Ao mesmo tempo, 48,8% dos inadimplentes afirmam ter negociado dívidas por meio de canais digitais, conforme pesquisa de 2018 do Serasa Experian.

Mas você sabe por que a cobrança digital parece melhor aceita?

A cobrança digital é mais eficaz por dois motivos principais:

  • Ela explora canais que os devedores realmente utilizam diariamente.
  • Ela não incomoda os devedores a ponto de gerar constrangimento, como no caso de chamadas de telefone.

Imagina o número de pessoas que recebem ligações de cobrança enquanto estão trabalhando e precisam responder a situação em frente aos colegas de trabalho?

A mesma situação de constrangimento ocorre quando a ligação é recebida em frente aos familiares.

A cobrança digital elimina esse tipo de atrito durante a cobrança, possibilitando que o devedor mantenha o foco na dívida, nas formas de solucioná-la e não associe um sentimento altamente ruim em relação a sua empresa.

Motivos para utilizar a cobrança digital para recuperar dívidas

Multicanalidade

O uso do telefone pode ser eficaz em alguns momentos, mas na maioria das vezes, não é considerado a melhor opção. Além disso, é comum que em dívidas mais antigas, os dados dos clientes estejam desatualizados, dificultando o contato por correspondência no endereço.

Com o avanço da tecnologia, a cobrança digital reduz consideravelmente esses desafios, pois a partir do mesmo sistema, é possível enviar notificações por variados canais.

Nesse sentido, o método conhecido como régua de cobrança é ideal para aproveitar todos os benefícios proporcionados pela cobrança digital.

Com ele é possível determinar a frequência com que as notificações serão enviadas aos clientes, não apenas após a dívida ser realidade, mas também alguns dias antes e na data de vencimento a fim de auxiliar os clientes a não esquecer o pagamento.

Conversar com o devedor nos canais onde eles está

Você já deve ter percebido que o número de pessoas que preferem utilizar os canais digitais para conversar com amigos e conhecidos em vez de realizar ligações é cada vez maior.

A tecnologia trouxe um nível de praticidade para o dia a dia que não abrimos mão. As redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se relacionam com outras pessoas, outras empresas e até mesmo com seus próprios telefones.

Essa dificuldade de contatar os clientes por telefone é intensificada diante do fato que os clientes tendem a encarar o recebimento de ligação de números desconhecidos com certo receio:

  • Por trás da chamada, podem estar atendentes insistentes com ofertas não solicitadas.
  • As ligações podem ser aquelas chamadas mudas, que nunca sabemos a origem.
  • Ou ainda, dependendo do nível de consciência, os clientes podem evitar a chamada por saber que ela pode se tratar de uma cobrança de dívida pendente.

São vários os obstáculos que as empresas podem enfrentar na hora de realizar uma cobrança por telefone, sendo que todos eles podem ser eliminados com a cobrança digital.

Pela facilidade de localizar os devedores e por reduzir o desgaste no relacionamento com os mesmos, a cobrança digital é uma forma de inovar nos processos e tornar tudo mais eficiente.

Automatizar os processos

Falando em processos, você com certeza já parou para pensar quanto tempo sua equipe de cobranças perde realizando ligações. Mas além do tempo gasto, as chamadas telefônicas são onerosas em vários sentidos:

  • Elas obrigam o atendente a focar em uma única tarefa.
  • Elas ocupam muito tempo: os momentos até que a chamada seja atendida, o tempo para explicar ao devedor o motivo do contato, o valor da dívida, dos juros, as formas de pagamento, etc.
  • Todos esses pequenos tempos são repetidos várias vezes ao dia.
  • Muitas vezes, os atendentes são obrigados a lidar com os devedores exaltados, o que demanda ainda mais tempo para normalizar a situação.

Todos esses atritos e embates são eliminados com a cobrança digital.

Em vez de ligar para os clientes um por um, a automação possibilita cadastrar mensagens de cobrança personalizadas para cada canal e o envio é feito em massa.

Nas mensagens, todas as informações que os clientes precisam saber constam de maneira direta e ele tem abertura para responder ou solicitar mais informações se desejar.

Com a régua de cobrança configurada e a frequência de envio determinada, a equipe tem mais tempo para pensar nas estratégias de cobrança.

Ferramentas como a WestCob emitem relatórios e métricas de análise que são indispensáveis para seu time entender o que está dando certo, o que não está e como é possível melhorar os resultados das cobranças a partir do que já deu certo.

Manter o relacionamento com o devedor

Por fim, um dos principais benefícios de utilizar a cobrança digital é que, ao utilizar mensagens com linguagem adequada para seus clientes devedores, é possível aumentar as chances de manter um relacionamento com o cliente.

Como citado, as conversas por telefone não são muito bem recebidas pelos devedores, sobretudo porque eles precisam responder instantaneamente ao atendente do outro lado.

A cobrança digital por e-mail, SMS e WhatsApp fornece tempo hábil, mesmo que sejam segundos ou alguns minutos, para que ele responda da melhor maneira utilizando a razão.

Tudo isso colabora para aumentar as chances de recuperar as dívidas, ao mesmo tempo que a forma de conduzir o atendimento do operador potencializa a possibilidade do cliente voltar a se relacionar com sua empresa.

A cobrança digital é ideal para todas as empresas

A cobrança digital é uma tecnologia indispensável para as empresas que desejam aumentar a produtividade, alcançar mais devedores e ao mesmo tempo, garantir que a equipe de cobrança tenha mais tempo para pensar em estratégias do que realizando tarefas manuais.

Se você deseja contatar os clientes nos canais onde eles realmente estão e onde se sentem mais confortáveis e menos pressionados a negociar – e por isso, mais receptivos -, a cobrança digital é o método ideal para o seu negócio.

Recuperar dívidas e reduzir o número de atrasos nos pagamentos não precisa ser tão difícil. Conte com a WestCob para melhorar os resultados das cobranças.

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