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Gestão de metas e vendas: como definir e acompanhar?

Gestão de metas e vendas: como definir e acompanhar?

Como está sua gestão de metas de vendas? Você utiliza ou recorre algum planejamento para que as suas metas comerciais sejam atingidas?

Afinal, não existe um método padronizado para definir e gerir suas metas de vendas. O que se têm são práticas eficiente e um bom planejamento e gerenciamento a ser seguido.

Para realizar uma gestão de metas de vendas, a empresa precisa estar direcionada e com foco em objetivos concretos, e além disso, que sejam possíveis de serem alcançados e melhorados a cada período.

Se sua equipe de vendas estipula uma meta inalcançável para a venda de box blindex para banheiro, por exemplo, provavelmente os colaboradores ficarão desnorteados e não saberão o que fazer, resultando em estratégias improvisadas e fazendo com que a empresa não tenha lucro.

Por isso, a gestão de metas de vendas é essencial para qualquer negócio. Pensando nisso, nosso post de hoje irá explicar como é possível fazer seu planejamento e gerenciamento das metas comerciais para que tudo esteja de acordo com os seus objetivos!

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Conheça seus objetivos

A primeira coisa a se fazer antes de definir a sua meta de vendas e saber detalhadamente de cada objetivo e intenção da empresa, que é o fato onde a mesma almeja chegar.

Além disso, é importante que esse objetivo também seja mensurável. Algumas empresas de automação industrial, por exemplo, precisam aumentar as suas vendas de acordo com o seu crescimento. Para isso, é necessário estabelecer uma receita ao final do ano de R$ 1.200,000, e assim, um faturamento de R$ 100.000 por mês.

Dessa forma, será possível criar estratégias e campanhas de vendas que sejam mais assertivas, aumentando o norte e a motivação de maneira clara aos seus colaboradores.

2. Identifique seus problemas de vendas

Outro ponto importante para aperfeiçoar a sua gestão de metas de vendas é resolver todos os problemas e gargalos que atrasam ou prejudicam o alcance dos seus objetivos.

Seja má gestão de recursos, falta de treinamentos e capacitações, gastos exagerados em campanhas de vendas, preços indefinidos de produtos ou serviços, entre outros.

Esses problemas, apesar de parecerem comum, são os principais responsáveis por gerar alta rotatividade de funcionários, desmotivação e não cumprimento das metas de vendas. Por essa razão, analise cada problema identificado em seu setor de venda.

2. Use o CRM para sua gestão de metas de vendas

Por fim, também é fundamental se aliar ao uso da tecnologia para otimizar a sua gestão de vendas. O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema que registra e gerencia os dados de todos os leads (potenciais clientes) e consumidores que sua empresa tiver, além de também armazenar todos os processos de pré e pós venda.

Se você tem uma empresa que vende disco de desbaste, por meio do CRM, é possível utilizar relatórios, analisar o desempenho da equipe de vendas e também descobrir quais os assuntos que seus clientes mais costumam se interessar ou cobrar.

Agora que você já sabe como fazer uma gestão de metas de vendas eficiente, o que acha de aplicar essas dicas e ter sucesso? Gostou do post?

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