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HUMANIZAÇÃO E TECNOLOGIA DURANTE E PÓS PANDEMIA

HUMANIZAÇÃO E TECNOLOGIA DURANTE E PÓS PANDEMIA

     Neste momento de pandemia a grande dúvida de todo empreendedor é como manter sua empresa aberta, e até mesmo, sobre como e se deve migrar do presencial para o online!

     Para começar, pode-se dizer que este vírus ocorreu no melhor momento tecnologicamente falando, pois através dessas tecnologias que vem florescendo, todos tem maiores oportunidades para se reinventarem e evoluírem, pois ela fornece meios não somente de sobrevivência como também de crescimento.

     Ao parar para analisar, percebemos que todo mundo, de certa forma, já é digital mesmo sem saber. Pois todos veem vídeos no Youtube, todos possuem uma conta no Google e um WhatsApp. Por isso, é importante não nos limitarmos a pensar que não entendemos ou não temos habilidades com a tecnologia, pois entendemos sim, o suficiente para iniciarmos o movimento digital em nossos negócios. Ou seja, se impormos barreiras mentais, consequentemente não sairemos do lugar, logo, é necessário nos adaptarmos ao momento e assim pensarmos sobre a melhor maneira de ajudarmos nosso cliente.

     Para as empresas que ainda não possuem uma base de clientes construída, uma dica é iniciar de maneira simples, com divulgações em redes sociais, uma simples mensagem no WhatsApp com os amigos e familiares, para exercitar seu vocabulário e abordagem e assim começar a criar uma rede de clientes gradualmente. Um passo importante também é o de optar pelo marketplace, onde é possível divulgar e vender produtos. Existem plataformas consolidadas no mercado como a Americanas.com e a Magazine, que ficam responsáveis por toda logística da venda, métodos de pagamento, sistema de envio e frete, isso facilita muito os processos e a gestão de venda online.

     Atualmente existem diversas formas para o cliente efetuar o pagamento, tanto a pessoa física, como a pessoa jurídica, consegue criar um link, o que facilita o pagamento e reduz os riscos com o contato físico. Com esse formato, é possível emitir relatórios, analisar metas e assim planejar ações para ampliar vendas. Por exemplo, caso o empresário venda um produto via divulgação no Instagram, o link de pagamento será enviado automaticamente, mas para isso, vale lembrar que será necessária uma plataforma de segurança por trás, para que o cliente se sinta seguro na hora da compra. Um meio de pagamento eletrônico como a PagSeguro, que já é muito conhecida é uma dessas possibilidades. 

     É importante ressaltar que apesar de toda essa tecnologia, o gestor deve manter a mesma importância que se dá na loja física em sua loja online. Tanto na parte da logística, marketing, gestão e área financeira. Entender o diferencial de cada plataforma, para saber qual é a melhor opção para o seu negócio, estudar bem qual a taxa de comissionamento dessas plataformas para que você consiga, até mesmo, precificar adequadamente seus produtos. E não esqueça que seu cliente sempre será sua prioridade, pois mesmo de forma online é necessário estar presente.

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