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Ideias essenciais de promoções de vendas para o e-commerce

Ideias essenciais de promoções de vendas para o e-commerce

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar o ticket médio e construir a satisfação do cliente são as promoções de vendas, e as empresas bem-sucedidas sabem muito bem disso. 

Se você tem um negócio offline próspero, conhece as estratégias de marketing envolvidas. No entanto, as estratégias para direcionar o tráfego para sua loja online podem ser completamente diferentes. 

Independentemente, do tamanho do seu empreendimento ou do setor ao qual você pertence, existem técnicas e dicas de promoção de vendas que podem beneficiar a sua empresa. O objetivo das promoções é fazer com que o seu negócio se destaque e seja notado.

Mas como fazer promoções online que funcionem?

Para começar, você precisa entender o que implica boas promoções. Resumindo, boas promoções são aquelas que chamam a atenção dos clientes para seus produtos e serviços. No entanto, a base de seu marketing deve ser voltada para produtos e serviços claramente definidos, bem embalados e com preços competitivos. Além disso, suas atividades promocionais devem se concentrar em comunicar aos clientes os recursos e benefícios de seus produtos em comparação com os dos concorrentes.

Oferecer aos clientes o que eles desejam é o caminho mais seguro para o sucesso nas vendas. No entanto, aqui está uma advertência para fornecer descontos: sempre dê ao consumidor uma razão para o preço especial. Caso contrário, eles podem presumir que é porque você está cobrando um valor muito alto. 

Atinja seus clientes por meio da comunicação online

Durante a última década (ou mais), a Internet se expandiu e se desenvolveu, abrindo oportunidades para chegar aos clientes por meio de novas mídias. Além disso, afetou bastante as estratégias de marketing ao oferecer a possibilidade de atingir os consumidores por meio da comunicação online.

Na verdade, o uso da Internet para comunicar uma mensagem aos consumidores tornou- se uma parte significativa do mix promocional de muitas empresas. As empresas usam promoções online para atrair e reter clientes ou criar um interesse que faça com que eles visitem o site novamente. 

Simplificando, as promoções de vendas online são atividades de curto prazo destinadas a incentivar os clientes a comprar produtos e / ou serviços, ou outros objetivos que sua empresa possa ter, como geração de leads ou reconhecimento da marca. O valor de curto prazo é adicionado a um produto ou serviço durante essas promoções para estimular o cumprimento da meta.

Vendas relâmpago

Uma venda relâmpago é um curto período de tempo em que você fornece uma oferta altamente valiosa, como um desconto, um novo pacote de produtos ou algo que não foi oferecido ao seu público recentemente.

A natureza limitada do tempo dessas campanhas, muitas vezes combinada com um estoque limitado de produtos, induz o cliente a comprar imediatamente, em vez de esperar. Isso bate em nosso instinto de comprar algo impulsivamente, apenas para não perdermos uma oportunidade.

As vendas instantâneas no e-commerce são uma tática especialmente boa para vender estoque fora da temporada ou linhas de produtos de baixo desempenho que estão simplesmente ocupando espaço no seu estoque.

Amostras grátis ou produtos de baixo preço

Uma das coisas mais difíceis de fazer no e-commerce é construir a confiança de clientes em potencial para que eles acreditem na qualidade de seus produtos. Você pode superar isso oferecendo amostras grátis de seu produto pelo preço de envio, ou um produto de preço extremamente baixo que você tem uma margem de lucro mínima, para colocar seus produtos de qualidade nas mãos de mais consumidores.

Essa tática funciona melhor quando as pessoas tendem a comprar uma grande quantidade de um de seus itens, o produto é perecível e precisa ser substituído ou você tem uma linha de produtos de última geração que complementa aquele que você enviou gratuitamente.

Revenda automatizada para reposição

Vamos supor que quando um cliente compra um produto do seu site, fica feliz com isso, mas você não dá a ele nenhum motivo convincente para voltar e comprar novamente.

Dependendo da natureza de sua linha de produtos, pode haver uma oportunidade de gerar vendas recorrentes. Por exemplo, se você vende um produto como sabonete líquido e sabe que um determinado cliente  precisará reabastecer seu estoque em um determinado período, pode automatizar e programar e-mails ou anúncios de remarketing para engajar novamente esse cliente e incentivá-lo a comprar um refil.

Como alternativa, você pode levar isso para o próximo nível, criando um modelo de assinatura para o seu negócio baseado em produto. Esta é uma tendência popular em vários setores.  

Faça uma campanha de influenciadores

Os consumidores confiam mais nas recomendações do que na publicidade de marcas. Atualmente, os influenciadores são todo o “buzz no digital”, especialmente no e-commerce. Mas há um bom motivo para essa tendência: os influenciadores podem ajudá-lo a construir uma confiança imediata e duradoura com seus clientes em grande escala.

A chave para o sucesso deste tipo de campanha é encontrar influenciadores que tenham um envolvimento genuíno e consistente com seu público ideal e trabalhar com eles em uma campanha baseada em conteúdo autêntico.

Ter uma hashtag da marca

Uma hashtag da marca pode melhorar a descoberta de sua empresa nas redes sociais. Ela também ajuda seguidores engajados a se associarem deliberadamente ao seu negócio — algo muito comum quando uma loja de comércio eletrônico é posicionada como uma opção de estilo de vida, não apenas um vendedora de produtos.

Otimize as páginas de produtos

Qualquer empresa experiente de e-commerce sabe que o sucesso de sua loja é muito mais do que apenas ter um ótimo produto. Conforme o tráfego do site cresce e sua marca amadurece no mercado, o comércio eletrônico se torna um jogo de otimização. Tudo o que você faz é uma tentativa de aumentar as conversões de vendas, encorajar compras repetidas ou aumentar o tamanho médio dos pedidos dos clientes.

Um elemento dessa equação de otimização é o desempenho das páginas do seu produto.

Aqui estão seis detalhes que toda boa página de produto de comércio eletrônico deve incluir:

  1. Uma descrição de produto única e atraente;

  2. Uma série de imagens em alta definição que mostram todos os aspectos do produto;

  3. Um diagrama ou guia de tamanhos que ajuda os visitantes a visualizar o tamanho real do produto;

  4. Provas sociais, na forma de avaliações ou depoimentos;

  5. Preços claros e instruções de entrega;

  6. Recomendações personalizadas de produtos.

Você pode testar, alterar e otimizar todos esses elementos para aumentar sua taxa de conversão ao longo do tempo.

Acesse sites de comparação de produtos

Os sites de comparação de produtos têm sido uma tendência crescente nos últimos anos. Eles fornecem aos consumidores opiniões imparciais de terceiros sobre os produtos para ajudá-los a tomar decisões informadas sobre quais itens devem comprar.

Hoje, existem sites de comparação para quase tudo que você possa imaginar. E eles são uma fonte de tráfego enorme e altamente direcionada para lojas de comércio eletrônico. Faça uma pesquisa sobre os sites de comparação mais adequados em seu nicho e veja se seus produtos são apresentados.

Como proprietário de um e-commerce, você está enfrentando uma concorrência cada vez mais acirrada. Abrir uma loja online nunca foi tão fácil, especialmente com a introdução de mercados de mídia social e outras plataformas de venda de produtos online.

Se você deseja eliminar o ruído e se destacar para os clientes em potencial em seu nicho, você precisa ter um “kit de ferramentas de táticas promocionais” à sua disposição, ao qual possa recorrer. As ideias abordadas neste artigo são um bom ponto de partida que você pode desenvolver.

 

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