[ editar artigo]

O poder da sua imagem pessoal

O poder da sua imagem pessoal

 

O tempo todo estamos comunicando alguma coisa através da nossa imagem pessoal. A forma como nos vestimos, como nos comportamos, nossas expressões faciais e corporais sempre comunicam algo sobre quem nós somos e nossos valores.

Também é relevante saber que a nossa imagem pessoal depende da percepção que os outros tem a nosso respeito. Pesquisas afirmam que, em um primeiro encontro, 93% das pessoas criam uma opinião sobre quem nós somos apenas observando a nossa imagem, e nesse momento decidem se vale a pena ouvir ou não o que temos para falar. Por isso causar uma boa primeira impressão é imprescindível, pois é neste momento que o meu interlocutor vai decidir se vai me dar o seu tempo, confiança e dinheiro.

Mas é possível gerenciar essa percepção do nosso interlocutor. As nossas escolhas ao nos vestir dependem de quem nós precisamos ser naquele dia.

Avalie:

  • Quais são os papéis que eu vou representar neste dia?
  • Qual é a intenção da imagem que eu preciso comunicar?
  • A minha personalidade e gostos pessoais podem interferir na minha imagem profissional?
  • Eu pareço ser quem eu digo que eu sou?

“Não basta ser, é preciso parecer.” Roberto Justus.

Para gerenciar a sua imagem, você pode e deve decidir quem você quer ser e pelo o que você quer ser reconhecido.

A palavra chave é adequação. Entender qual é a mensagem que desejamos comunicar pode fortalecer a nossa vida pessoal e profissional.

A nossa imagem e comportamento devem ser intencionais. Procure manter coerência e consistência na percepção da sua imagem em todos os círculos de relacionamento da sua vida.

Tenha um posicionamento.

É necessário assumir a responsabilidade pelas marcas que deixamos por onde a gente passa e avaliar quais marcas nós queremos deixar. Pelo o que queremos ser lembrados.

Outra pesquisa revela que 60% das conversas entre pessoas adultas são a respeito de pessoas que não estão presentes, ou seja, sobre a percepção que deixamos naquele ambiente.

Algumas atitudes comportamentais como: postura ereta, olhar nos olhos, aperto de mãos firme e um leve sorriso, são formas de expressão corporal que comunicam auto confiança, respeito, credibilidade e empatia. São qualidades valorizadas em qualquer ambiente, e quando existe consistência dessas atitudes, a nossa imagem pessoal e reputação ficam fortalecidas.

Procure saber por quais características você é lembrado hoje e fortaleça os seus pontos fortes para que, a sua comunicação não verbal seja sua aliada na construção de uma marca pessoal poderosa.

 

Gostou?! Curta e comente conosco.

Comunidade Sebrae
Paulina Back
Paulina Back Seguir

Empresária e Consultora de Imagem. Especialista em identificar e desenvolver o estilo pessoal. Ministra workshops sobre comunicação não verbal, composição de looks, coordenação de cores e personal branding.

Ler matéria completa
Indicados para você