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O que é e como desenvolver um funil de vendas?

O que é e como desenvolver um funil de vendas?

O funil de vendas é uma das estratégias mais básicas e fundamentais de todo o Inbound Marketing.

Afinal, por meio dela, é possível aumentar os resultados comerciais do seu negócio e conquistar e fidelizar novos clientes.

Basicamente, um sonho compartilhado pela maioria dos gestores comerciais é ter um alto crescimento de vendas. Por isso, o funil de vendas nada mais é do que o processo que vai fazer isso acontecer.

É como uma receita para que os leads (potenciais clientes) se interessem ainda mais pelo que a sua empresa comercializa e, assim, sejam convertidos em clientes.

E se você vende produtos de decoração, tela de arame, dispositivos eletrônicos, entre outros, e não quer perder a oportunidades de criar um processo de vendas de sucesso, então este post é para você!

Venha descobrir abaixo com mais detalhes sobre o que é o funil de vendas e como desenvolvê-lo. Vamos lá?

Afinal, o que é funil de vendas?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas se trata de todo processo da jornada de um potencial comprador.

Esse processo parte desde o seu primeiro contato com a empresa até o fechamento de uma empresa.

Algumas empresas também ampliam o funil de vendas para o momento de pós-venda, com o intuito de formar um fluxo para os clientes que queiram comprar novamente produtos e serviços.

Em outras palavras, o funil de vendas é o caminho que o lead faz até fechar uma determinada compra.

Normalmente, há 3 etapas dentro do funil de vendas: topo, meio e fundo. Se uma empresa vende teclado de membrana, por exemplo, ela poderá criar diferentes estratégias para cada uma dessas etapas, segmentando os seus leads e tornando suas ações mais precisas.

Como desenvolver um funil de vendas?

Para criar o seu próprio fluxo de funil de vendas, é essencial definir quais estratégias utilizar em cada etapa do funil. Veja abaixo com mais detalhes sobre cada uma das fases:

Topo do funil

É quando o lead acaba de conhecer sua empresa. Nesta etapa, ele anda não sente uma necessidade ou reconhece um problema que pode ser solucionado pela sua empresa.

Por isso, você precisa fazer com que o seu lead continue avançando e se interessando em seu produto.

Meio do funil

No meio do funil, o lead já tem um maior conhecimento sobre a sua empresa e também está em busca de soluções para a sua determinada necessidade. No entanto, neste momento, ele considera várias soluções.

Nesta etapa, ofereça novos estilos de conteúdos com alternativas para ele além da compra. Assim, também é possível conseguir mais informações sobre o lead.

Fundo do funil

Por fim, no fundo do funil o lead já sabe que tem um problema e que precisará comprar um produto ou serviço para solucioná-lo.

Por isso, é o momento de criar estratégias mais ativas para impulsioná-los na jornada de compra. Afinal, você precisa que o cliente tome, finalmente, a decisão de comprar de você.

Se você vende produtos como disco flap, por exemplo, crie ações para expor todos os seus benefícios e diferenciais!

Agora que você já sabe o que é e como desenvolver um funil de vendas, o que acha de montar o seu fluxo de processos de vendas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

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