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O que é similaridade fonética no campo de busca e por que ela é fundamental para o seu e-commerce?

O que é similaridade fonética no campo de busca e por que ela é fundamental para o seu e-commerce?

Uma das grandes preocupações dos lojistas de e-commerce é conseguir atrair clientes para as lojas virtuais. Mas de nada adianta receber muitas visitas no site se isso não se reverte em vendas.

Há muitos fatores que atrapalham a conversão, mas a ineficiência do mecanismo de busca é um deles e, poucas vezes, recebe a devida atenção. Além de ser veloz, uma boa ferramenta de busca deve ser capaz de reconhecer a similaridade escrita e fonética entre as palavras. E é sobre isso que vou falar neste texto. 

Por que a similaridade de escrita e fonética são importantes na busca

Imagine que aquele consumidor decidido, que sabe exatamente o que deseja comprar, se dirige à sua loja virtual, digita o nome do produto que quer na ferramenta de busca, mas não o encontra. O que ele faz? Desiste de procurar e sai do seu site. 

Mas por que será que ele não encontrou o que desejava? Será que a sua loja realmente não tinha esse produto? Pode ser.

Mas há uma outra possibilidade: talvez a sua loja tivesse sim aquele tênis na Nike que o cliente buscava, mas talvez ele tenha procurado por “naike”, “naique”, naiky”, “niki”, ou “niky”. Resultado: você perdeu uma venda por não possuir um mecanismo de busca inteligente, capaz de identificar a semelhança escrita e fonética entre as palavras, mesmo quando são escritas de forma errada. 

E mais que perder a venda, a sua marca será associada a uma imagem negativa na cabeça do cliente. Ele vai lembrar que já navegou por ela, mas não encontrou aquilo que buscava. 

Por isso é tão importante que a ferramenta de busca tenha esse conhecimento fonético. Isso faz com que os resultados apareçam de forma mais assertiva e com muito mais rapidez, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a experiência de compra e a taxa de conversão de vendas.

Afinal, estudos revelam que o campo de busca das lojas virtuais é responsável por 60% do total de vendas concluídas, pois o cliente que usa o campo de busca já sabe o que quer e está mais propenso a fechar a compra quando encontra o produto procurado. Sendo assim, quanto mais eficiente o campo de busca for, melhor será o desempenho das vendas.

Inteligência artificial a seu favor

Agora que você já percebeu a importância da similaridade em um campo de busca, deve estar se perguntando: “Como eu faço pra que esse mecanismo reconheça todas as palavras que forem digitadas com a grafia incorreta, porém com a fonética semelhante?”  “Devo cadastrar todas as variações?” Até poderia, mas já imaginou quanto tempo isso levaria? E, mesmo assim, poderia não ser o suficiente. 

No entanto, a tecnologia está aí para agilizar processos e, felizmente, nesse caso também! Já é possível melhorar a eficiência da busca usando inteligência artificial.

Mesmo que haja algum erro de digitação ou gramatical na pesquisa, a inteligência reconhece a semelhança sonora e de escrita e faz as correções necessárias automaticamente. Se uma pessoa está procurando por uma saia plissada, mas escreve “saia pliçada”, a inteligência artificial entende do que se trata e traz todos os itens relacionados a esses termos. 

Além disso, ela garante maior agilidade na busca. Por exemplo, se você estiver procurando um sutiã, pode ser que comece a digitar de muitas formas diferentes, já que é uma palavra de origem francesa (soutien) que foi emprestada para o português e acabou sendo adaptada para a nossa língua (sutiã). Então se você opta por procurá-la no idioma original, começa a digitar “sout”, nessa hora o buscador já entende e começa a mostrar imagens dos sutiãs existentes na loja.

E o contrário também é verdade, se opta pela versão em português, ao começar a digitar as primeiras letras, “sut”, os mesmos produtos serão exibidos. Tudo com muita rapidez, sem nem precisar usar a tecla “enter”.

A tecnologia é mesmo fantástica, né?

Agora leia também como a inteligência artificial está transformando o e-commerce com as vitrines autônomas

Um abraço, 

Rodrigo Schiavini.

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Rodrigo Schiavini
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Fundador e Diretor de Negócios da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

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