[ editar artigo]

Oportunidades e Ameaças: sim, elas mudaram!!!

Oportunidades e Ameaças: sim, elas mudaram!!!

Resposta simples não existe para esta pergunta, porém nunca foi tão importante planejar. Quero aqui destacar 2 aspectos incrivelmente afetados pela pandemia e que são analisados ao utilizarmos as inúmeras ferramentas e metodologias disponíveis: Oportunidades e Ameaças.

Vou ser bem claro. Imagine que as oportunidades e ameaças estão dentro de suas próprias caixas. A pandemia pegou as 2 caixas e chacoalhou mais do que a dica de descascar alho.

Nosso desafio é abrir esta caixa e observar com muita atenção o novo cenário. Acredite, muita coisa mudou e fatalmente elas vão impactar em seu negócio. Se você não souber fazer esta leitura, como se conclui em nossa amada Análise SWOT, perderá ótimas estratégias de potencializar seus pontos fortes e ganhar dinheiro, assim como sofrerá as terríveis consequências das novas ameaças.

Use e abuse das ferramentas. Das mais simples as mais sofisticadas, elas vão te levar a buscar informações e a refletir a respeito do seu negócio. Entenda seu cliente com profundidade, desenhe sua proposta de valor com muita energia e inspiração, visualize (novos) parceiros, defina atividades-chave para o sucesso, domine seus custos e formate seus produtos/serviços.

Para navegar no oceano azul, você precisa construir um barco consistente. E o seu barco, caro empreendedor, é o seu planejamento. E isso significa sim muita informação, preparação e estratégia.

“Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz” (Bill Gates)

 

 

Comunidade Sebrae
Marcelo Cantero de Castro
Marcelo Cantero de Castro Seguir

Consultor - SEBRAE/PR

Ler matéria completa
Indicados para você