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Presença digital: 6 razões pelas quais as mídias sociais podem ser eficazes para o seu negócio

Presença digital: 6 razões pelas quais as mídias sociais podem ser eficazes para o seu negócio

Quantas vezes você tomou uma decisão de compra com base em uma pesquisa do Google? Quantas vezes você escolheu um restaurante com base em avaliações online? Ou até optou por um produto em vez de outro porque parecia “mais confiável” na Internet? Isso mostra o quão poderosa é a presença digital para uma empresa. E, se não for bem administrada, pode ser um obstáculo.

Quanto mais apresentável sua empresa parecer na web, maior será a probabilidade de os clientes confiarem em você. Não importa que tipo de negócio você possui  (um negócio offline ou online, uma startup ou uma grande empresa), sua presença e conduta na web são importantes para seus clientes.

A mídia social é uma plataforma de comunicação e marketing eficaz que pode realmente ajudar sua marca a ser notada. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e TikTok estão cada vez mais populares. Eles se tornaram fóruns naturais para as pessoas compartilharem opiniões, informações e ideias. Cada vez mais, os canais de mídia social podem ser o principal (ou mesmo o único) lugar em que as pessoas estão interagindo com as marcas.

Eles também têm o potencial de chegar mais longe do que qualquer canal offline. Como resultado, essas plataformas se tornaram a escolha número um para as estratégias de marketing, sendo ferramentas perfeitas para envolver as partes interessadas, aumentar o conhecimento da marca, direcionar o tráfego para um site e gerar buzz em torno do seu negócio.

Além de estar presente para seus clientes, existem mais motivos para pensar na sua presença online.

1. Aumentar o reconhecimento da marca

Cada oportunidade que você tem de aumentar a visibilidade da sua marca é inestimável. A mídia social é simplesmente outra maneira de fazer sua voz ser ouvida por um público mais amplo. É uma plataforma eficaz para alcançar e envolver clientes novos ou potenciais, enquanto continua um diálogo e se torna mais familiar para sua base de clientes existente e outras partes interessadas.

2. Melhorar o seu potencial de conversão

Cada vez que você envolve os clientes com conteúdo valioso e relevante nas mídias sociais, é uma oportunidade de conduzi-los na jornada do cliente. Construir uma presença efetiva nessas plataformas ajuda você a alcançar e criar interações positivas, com cada interação sendo construída na última. Mesmo que suas taxas de cliques sejam baixas, a mídia social simplesmente aumenta o número de oportunidades que sua empresa tem para alcançar e atingir novos clientes.

3. Criação de experiências mais ricas

A mídia social permite que você agregue valor aos seus stakeholders de forma direcionada, fazendo com que você se comunique com mais rapidez, frequência e relevância. Os clientes satisfeitos têm maior probabilidade de compartilhar suas experiências com outras pessoas online, o que, por sua vez, ajudará a promover sua marca e atrair novos clientes. O espaço online permite que você compartilhe conteúdo dinâmico facilmente, e também pode permitir a interatividade que você simplesmente não teria por meio de outros canais de marketing tradicionais.

4. Uma solução de campanha econômica

A mídia social permite que as marcas sejam incrivelmente direcionadas em suas comunicações de campanha. As opções de segmentação permitem que você anuncie apenas para os dados demográficos que deseja alcançar. Também é muito fácil rastrear as taxas de conversão e ajustar a segmentação da campanha de acordo com o seu objetivo (e em tempo real). Você também obtém feedback qualitativo imediato sobre sua campanha, à medida que seus seguidores fazem comentários em seus posts. Essa percepção é incrivelmente valiosa: campanhas de mídia social eficazes podem oferecer mais retorno sobre seu investimento, economizar tempo e fornecer métricas valiosas para estratégias futuras.

5. Melhorar a percepção do cliente

A escuta social permite que você observe seus clientes nas redes sociais. Por sua vez, essas informações podem ser usadas para alinhar seu conteúdo e direcionar os usuários a um grau muito maior do que as comunicações offline. Para ajudar a rastrear seus clientes, os cookies podem ajudar a rastrear a atividade online, armazenando informações sobre os hábitos de navegação de um indivíduo, incluindo quais páginas foram visualizadas. Você pode usar essas informações para fornecer produtos específicos ou mensagens de marca aos usuários quando eles visitam plataformas de mídia social. Sua presença online reúne informações valiosas sobre os hábitos de seus atuais e potenciais clientes diariamente. Você também pode aproveitar essas informações para conduzir os clientes em sua jornada de conversão.

6. Aumentar a classificação orgânica no Google

As mídias sociais também ajudam a melhorar a classificação do seu negócio nos mecanismos de pesquisa. O Google adora conteúdo de alta qualidade, criado com uma estratégia de palavras-chave bem definida. Com o seu site hospedando esse conteúdo, e links para esse conteúdo em suas plataformas sociais, você cria caminhos valiosos para o seu site. 

Para o Google, esses backlinks são um voto de confiança e classificam as páginas com backlinks múltiplos e autênticos (a plataforma não vincula backlinks "comprados''). O “gigante das buscas” também adora mover e evoluir o conteúdo, então o conteúdo regular, direcionado e atraente terá uma boa classificação — atraindo mais interesse e viralidade (o que também gera uma boa classificação no mecanismo de pesquisa).

Dica bônus

Inscrever-se em todos os canais de mídia social em que você pode pensar não é a solução para seus desafios de marketing digital. Muitas vezes, as empresas cometem esse erro e isso dilui seus esforços. 

Com o mundo cada vez mais fazendo negócios online, suas interações com seu público em plataformas de mídia social são um reflexo de seu estilo de atendimento ao cliente. Então, você tem que acertar. Você também não deve perder seu tempo em plataformas em que seus clientes ou partes interessadas não estão gastando tempo. 

Você precisa ser capaz de construir uma base de conteúdo forte e criar um diálogo (não apenas transmitir uma mensagem) nos canais mais valiosos para sua empresa. Você deve estar comprometido em adicionar conteúdo relevante e de valor agregado regularmente e se envolver em uma conversa.

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Um abraço, Lucas.

 

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Lucas Hahn
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Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.

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