[ editar artigo]

Propósito, por que ele é importante?

Propósito, por que ele é importante?

 

“O Homem sem propósitos é como um barco sem leme”. Thomas Carlyle

      Qual é o meu propósito? Nos últimos anos está havendo uma grande corrente em busca de respostas para essa pergunta tão pequena e que para muitos empresários ainda permanece sem resposta. E ao tentar respondê-la tantas outras indagações nos vem à mente.

      No livro “A Única Coisa” os autores ao refletir sobre um conto clássico de 1843 de Charles Dickens, eles acreditam que "o propósito é uma combinação de aonde vamos e o que é mais importante para nós. Ele sugere que nossa prioridade é aquilo que julgamos ser mais importante, e nossa produtividade vem de atitudes que tomamos. Ele define a vida como uma série de escolhas conectadas, na qual nossas intenções determinam nossas prioridades e nossas prioridades determinam a produtividade de nossas ações. Segundo Gary Keller e Jay Papasan, para Dickens, nosso propósito determina quem somos”.

     Para Tiago Brunet em seu livro “12 dias para Atualizar sua vida” propósito é como a sua ideia central permanente, é aquela que, independente do projeto ou fase da vida que você esteja vivendo, domina o seu coração. É uma ideia que ocupa o centro de todas as outras ideias da sua vida. E mais: ela é permanente. Para sempre.

                Muitos empresários confundem propósito com missão ou visão da empresa. Propósito é o porquê eu faço o que eu faço. Está acima da visão e missão da empresa. A visão é o futuro da empresa, é como você vê a empresa no longo prazo, missão é o próximo passo, está relacionado com produtividade, é o que você deve fazer para alcançar a missão, já o propósito é o que faz sentido para a empresa. É algo maior que você, maior que a empresa.

             Logo, propósito é o que vai além da missão e visão da empresa, propósito é algo que nos motiva, que nos move, que vem de fora para dentro, que traz sentido para alcançarmos nossos objetivos.

           Uma empresa que vive o seu propósito todos os dias é uma empresa que sabe onde quer chegar, que os seus colaborados são mais engajados e que mesmo em meio as dificuldades se mantêm viva. Quando todos na empresa entendem o propósito da organização e estão engajados com ele, esse propósito reflete ao cliente. Todos percebem.

          Simon Sinek, apresentou uma das palestras mais famosas do TED, a sua descoberta na qual ele chama de “Golden Circle” (Círculo dourado), segue abaixo um resumo:

 

    Fonte: Inovação Sebrae Minas – Propósito porque toda empresa deve ter um.

 

           “As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz”. Simon explica que esse motivo é a mensagem mais importante que uma empresa pode passar e que inspira outras pessoas a se moverem. Sua teoria é de que comunicar o propósito ativa uma área do cérebro ligada a decisões e influencia o comportamento.

          Empresas que possuem os propósitos claramente definido colhem benefícios substanciais, segundo estudos da Harvard Business School: 63% dos funcionários apresentam mais motivação, 65% dizem que são apaixonados pelo trabalho e 90% das empresas tiverem crescimento e lucros acima da média.

          Desta forma, propósito não é sobre ganhar dinheiro, isso será o resultado que a empresa ganhará em ter uma organização movida por um propósito bem claro, onde todos os colaboradores entendem e vivem isso, fará toda a diferença na vida de quem compra o seu produto.

         Vamos analisar algumas empresas que apresentam o seu propósito sem deixar dúvidas. A maior fabricante de móveis do mundo e varejista, IKEA, deixa sua mensagem bem clara: “criar uma vida melhor para muitas pessoas” oferendo uma gama de produtos e com preço super baixo. A Disney tem como propósito criar felicidade para as pessoas e este propósito é alcançado oferecendo o melhor entretenimento possível.

        Hoje o cliente quer mais que uma experiência de compra, mais que um produto de boa qualidade, ótimo preço e um atendimento encantador o cliente quer se engajar com empresas que buscam algo em prol de um bem maior, de empresas que trazem significado para elas como consumidoras e para a sociedade que ela vive.

       Desta forma, para tornar nossas empresas fortes e sustentáveis ao longo do tempo precisamos dar mais atenção e importância ao porquê fazemos o que fazemos, descobrir quem somos como organização e buscar nosso propósito. Você consegue responder agora qual é o propósito da sua empresa???     

 

 

 

Varejo 🎁

Comunidade Sebrae
Rubia Carla Aguiar
Rubia Carla Aguiar Seguir

Empresária, Sócia-Administradora da Pijamas Bons Sonhos Curitiba com Especialização em Gestão de Mercados Financeiros e MBA em Gestão Estratégica de Vendas pela FGV.

Ler conteúdo completo
Indicados para você