Olá meus amigos da comunidade sebrae. Hoje gostaria de compartilhar sobre recuperação de crédito no varejo.
Primeiro preciso delinear a palavra varejo, visto que tudo que não é atacado é varejo.
Para fins didáticos deste post definiremos varejo como: Lojas de confecções, lojas de supermercados, lojas de móveis, lojas de eletrodomésticos e escolas.
Esses nichos exemplos facilitam a compreensão.
Acionamento:
Umas das particularidades é a quantidade de acionamentos. Acionamento é o trabalho executado pela sua equipe de cobrança, ou financeiro, para tentar falar com o cliente.
No varejo o cliente geralmente é pessoa física, isso indica que nem sempre ele pode "ou quer" atender uma ligação. Por isso, quanto mais acionamentos, maior e a chance de obter um atendimento.
Atendimento:
O atendimento significa que algum membro da sua equipe conseguiu efetivamente falar com o cliente em atraso, seja por sms, e-mail ligação ou whatsapp. Neste momento pode ocorrer a promessa de pagamento.
Por isso, uma sugestão para sua operação de cobrança é registrar o momento, data e hora, que foi possível falar com o cliente, visto que esse, pode ser um bom horário para retornos futuros.
Promessa de pagamento:
Bem, se chegamos até aqui, já estamos com vantagem. Isso significa que o cliente final marcou uma data para resolver o problema.
Uma particularidade do varejo é que o cliente compra naquela cidade, logo os comerciantes locais, que são amigos ou conhecidos, sabem dizer algo sobre o cliente devedor. Isso dificulta o acesso daquela pessoa a crédito na cidade.
Negociação:
Na negociação, a sua equipe de cobrança ou financeiro deve oferecer uma proposta que possa corrigir o prejuízo causado pelo atraso do cliente. Neste caso serão cobrados juros e multa para a correção.
Pode ocorrer do cliente se recusar a pagar o valor cobrado, neste caso a melhor opção é oferecer um "desconto" nos juros cobrados.
Recusa de pagamento:
Se o cliente não reconhecer a dívida, ou seja, se não houver documentos probatórios de que ele realmente deve a sua loja provavelmente ele vai se recusar a pagar a dívida.
Isso ocorre com indivíduos de "má-fé" ou até mesmo "esquecidos". Uma sugestão é sempre guardar os documentos que realmente provem que existem uma dívida a ser saudada.
Deixo abaixo nosso vídeo sobre as 5 dicas para cobrança no varejo.
Conheçam nossas redes sociais: Wake Up Cobranças.
Abraços.
Sou COO da Wake Up Cobranças. Empreendedor, educador financeiro, economista e ávido por aprender.