[ editar artigo]

A importância de um plano de contingência para sua empresa

A importância de um plano de contingência para sua empresa

Você sabia que a sua empresa pode estar sujeita a riscos que não podem ser controlados por você, entre outros gestores?

Dessa maneira, um plano de contingência é indispensável para qualquer negócio, inclusive em organizações de resíduos industriais.

E, muito provavelmente você já ouviu falar neste termo em meio a pandemia do novo coronavírus (covid-19), não é mesmo?

Pois bem! Por esse motivo, já podemos considerar a importância de um plano de contingência no seu empreendimento.

Afinal, este conceito ao ser aplicado na prática previne situações e efeitos negativos, pois a empresa já estará preparada para os casos imprevisíveis. 

E, se você quer saber mais sobre o assunto e qual a importância de um plano de contingência para o seu negócio, continue lendo e fique por dentro de tudo! Vamos lá?

O que é plano de contingência?

Antes de explicarmos a importância de um plano de contingência para sua empresa, vamos ressaltar sobre o que significa este conceito.

Em resumo;

O plano de contingência é caracterizado por ser um conjunto de planos e informações em relação às ações que devem ser tomadas em caso de imprevistos.

Podemos dizer que é o mesmo modo que você realiza quando usa gerador de energia na empresa, para se prevenir com a falta de energia repentina, certo?

Dito isto, faz parte do plano de contingência, afinal, o conceito tem o objetivo de reunir informações da empresa contra situações adversas, em um documento e definir treinamentos, procedimentos e respostas para as ações. Dessa maneira, é possível usar o plano para:

  • Falta de energia elétrica ou de água;

  • Incêndios;

  • Acidentes de trabalho;

  • Ataques virtuais;

  • Greves;

  • Entre diversos outros.

Continue lendo e saiba a importância deste conceito para sua empresa!

Afinal, qual é a importância de obter um plano de contingência no seu negócio?

Não há como negar que um gestor necessita realizar muitas tarefas na empresa, e muitas vezes, podem ser consideradas impossíveis de realizar.

Mas, já parou para pensar se seria possível que, apenas você, conseguiria combater um incêndio em uma indústria de etiquetas personalizadas? Podemos dizer que seria impossível, devido à quantidade de matérias na organização que são difíceis de controlar o fogo, certo?

Contudo, o plano de contingência é fundamental para diminuir os impactos gerados por situações imprevisíveis no seu negócio. Uma falta de energia elétrica, por exemplo, pode acarretar danos nos equipamentos e paralisar processos.

Não só isso, mas um incêndio, como já mencionado anteriormente, é quase impossível de ser combatido por um gestor, colabores e afins. Por esses e outros fatores, o plano de contingência é essencial e de suma importância.

Afinal, possui a capacidade de diminuir impactos com eficiência, e garantir que suas atividades sejam realizadas para alcançar os objetivos da empresa. Assim, ao definir a documentação do seu plano, será definido cada ação de um colaborador em situações adversas como: inundações, explosões, assaltos, entre outros.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é plano de contingência e qual é a importância para sua empresa?

Então, deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo com os seus colegas nas redes sociais!

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você