[ editar artigo]

A importância do planejamento no seu negócio

A importância do planejamento no seu negócio

O que é planejar?

Planejar envolve atitudes que antecedem a ação. Desta maneira, o planejamento é definido como a prática de estabelecer a organização adequada, para executar as ações necessárias em uma empresa.

O planejamento é visto como a função inicial no processo de uma organização, e para que haja sucesso, é necessário que a empresa saiba onde está e onde quer chegar.

Estudos comprovam que as empresas que fazem seu planejamento formal, em outras palavras, que o estruturam e o descrevem, tem mais sucesso do que aquelas que realizam o planejamento informalmente.

Quanto menos houver planejamento, entende-se que menor será a análise das possíveis situações que envolvem a organização, assim sendo maiores os riscos para o empreendedor.

Nos dias atuais o mercado se encontra cada dia mais competitivo e passando por mudanças cada vez mais rápidas. Sendo assim cada erro resulta em prejuízo e retrabalho, ocasionando, a perda de tempo, de dinheiro, de esforços e de energia de pessoas.

O planejamento otimiza tempo e agilizam as atividades a serem realizadas, desse modo, ele deve ser incorporado como a função essencial ao sucesso da atividade empreendedora.

Não existe um momento correto para planejar, o planejamento precisa ser constante. Por esse motivo ele precisa ser feito de forma natural, sempre que surgirem novas situações a serem decididas.

Lembre-se: o planejamento, por si só, não garante o sucesso, mais diminui a probabilidade de errar.

Gostou da publicação? Então, conta pra gente o que achou aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse conteúdo.

Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você