[ editar artigo]

A sazonalidade de vendas é uma boa opção para o MEI?

A sazonalidade de vendas é uma boa opção para o MEI?

Para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) cresçam de acordo com o ritmo acelerado do mercado, é preciso a utilização de diversas ferramentas que potencializem seu negócio a fim de atrair mais clientes. Diante disso, é preciso desenvolver estratégias que garantam as vendas o ano todo. 

Uma das maneiras de aproveitar as oportunidades do mercado é focar em produtos ou serviços sazonais. Esses produtos ou serviços que apresentam maior demanda em determinados períodos, como datas comemorativas, eventos específicos ou estações do ano podem aumentar o lucro de empreendedores que trabalham com determinados nichos de mercado.

Saber identificar como a sazonalidade afeta seu negócio é fundamental para gerar bons resultados independentemente da época do ano. Dessa forma, é possível fazer um bom planejamento para aproveitar ao máximo os meses de maior procura e estar preparado nas épocas de menor demanda.

Quando o empreendedor conhece o período de maior demanda da sua empresa, ele pode aumentar o seu estoque, enquanto que nas datas com menor procura, pode reduzi-lo  de forma que não prejudique suas vendas, por exemplo.

Para que a sazonalidade seja uma boa opção para o MEI, é preciso fazer um levantamento minucioso de quais momentos os clientes vão precisar de determinado produto ou serviço. Para isso, as empresas podem usar como base as datas comemorativas, as estações do ano e eventos específicos para planejar as promoções e campanhas de incentivo para atender da melhor maneira as necessidades do seu público. O planejamento é fundamental para evitar prejuízos e problemas para o seu negócio.

4 tipos de sazonalidade de vendas

É importante entender que as vendas sazonais ocorrem todo ano e sempre na mesma época e podem ser divididas em quatro tipos:

  • Diária: A sazonalidade diária tem seus picos durante 24 horas, ou seja, são produtos ou serviços que são mais procurados em determinadas horas do dia. Por exemplo, um restaurante que é situado em uma região comercial terá maior movimento na hora do almoço.

  • Semanal: Existem empreendimentos que são mais procurados em determinados dia da semana. Um bom exemplo disso são os bares que são mais frequentados aos finais de semana.

  • Mensal: O comércio de uma maneira geral tem o pico de vendas no início do mês, uma vez que é o período que as pessoas recebem seu salário.

  • Anual: Aqui se encaixam os negócios que têm picos de procura em determinados meses do ano e baixa demanda em outros. Um bom exemplo são os hotéis em praias que têm uma maior procura no verão.

Impacto da sazonalidade nos negócios

Alguns tipos de negócios são extremamente dependentes da sazonalidade, como o buffet de sopas que tem alta procura no inverno e baixa demanda no verão. Isso significa que a sazonalidade desempenha um papel importante no desenvolvimento de um negócio. Ela pode interferir diretamente na receita da empresa. Por isso, é essencial entender o ciclo natural do negócio a fim de se obter um diagnóstico preciso.

Como mencionamos, aprender a lidar com a sazonalidade é uma tarefa crucial para qualquer empresa, principalmente para aquelas que dependem de datas comemorativas, épocas específicas do ano ou condições climáticas.

Mesmo que o nicho de atuação de algumas empresas seja sazonal, muitas vezes, elas enfrentam problemas por não se prepararem com antecedência. Dessa forma, a definição de um planejamento é a melhor forma de guiar as vendas durante o ano.

Para que o planejamento seja eficaz é preciso fazer uma análise do histórico das vendas da sua empresa e observar outros empreendimentos que atuam no mesmo nicho. Basear-se em dados reais pode ajudá-lo a otimizar os lucros do seu negócio.

Atualize constantemente o histórico de vendas visando manter o maior número de informações necessárias para a sua empresa. Dessa forma, você pode controlar as ações relacionadas à sazonalidade e comparar o desempenho do seu empreendimento nas diferentes épocas do ano. 

Com a análise de informações, como a média de vendas durante o ano e quais produtos são mais procurados, é possível identificar as principais tendências do seu nicho de mercado e entender qual é a demanda do seu público. Além disso, a análise permite que você estabeleça metas de vendas tanto para períodos de maior procura dos produtos ou serviços quanto para os de baixa demanda.

Impulsione as vendas

Entenda que a sazonalidade é uma excelente oportunidade para impulsionar suas vendas e aposte em campanhas de marketing. Para que a sua campanha de marketing sazonal traga retornos positivos é fundamental que você estabeleça metas e detalhe os objetivos no planejamento. Isso permite que cada ação seja realizada de maneira mais eficaz. Faça uma campanha completa em cima de cada data importante para a sua empresa a fim de se obter resultados positivos com as vendas durante todo ano.

Outra sugestão  é a realização de uma boa gestão de estoque, pois cada período demanda uma quantidade de produtos diferente. Fazer uma estimativa de compras utilizando os períodos anteriores é essencial ao planejamento.

Aprimorar o mix de produtos também é uma boa opção nas vendas sazonais. Isso possibilita a expansão do público-alvo, o que favorece o aumento das vendas. Além disso, construir um bom relacionamento com seus clientes é uma forma de garantir que as vendas ocorram o ano inteiro.

Períodos de pico de vendas versus períodos de baixa circulação

Os períodos de pico de vendas devem ser muito bem aproveitados. Para isso, é necessário realizar uma boa gestão de vendas, identificando os pontos fortes e fracos do seu negócio a fim de contratar um número adequado de funcionários, abastecer os estoques etc. Já em períodos de baixa circulação, é necessário planejar ações que façam com que a sua empresa não fique no prejuízo. Por exemplo, disponha de produtos complementares cuja demanda não seja afetada e esteja de olho em potenciais oportunidades.

Em resumo, a sazonalidade de vendas é uma ótima opção para os empreendedores que conseguem manter um bom planejamento estratégico ao longo do ano a fim de se evitar riscos e desenvolver soluções que garantam a sobrevivência da empresa.


 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você