[ editar artigo]

MEI catador de reciclável é sustentável !

MEI catador de reciclável é sustentável !

 

Recicladores possuem um valor extremamente alto desde quando surgiu a necessidade do homem e seu valor vai bem além de dinheiro, roupas limpas, alta sociedade, amor, compaixão e compreensão, mas o melhor de tudo é que eles são sustentáveis.

A Sala do Empreendedor de Cafelândia – PR busca todos os dias realizar os sonhos de cada empreendedor que vem até nós ou está em nossas redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram, onde a idealização de um sonho pode estar esquecida ou com medo de ser colocada em pratica, transferimos confiança, apoio sendo na abertura de empresa, orientações, empréstimos, entre outros.

Em algumas atividades relacionada aos MEIs como os recicladores, pedreiros, carpinteiros, diaristas, vendedores ambulantes, mecânicos, etc, existe um certo preconceito com eles relacionando a forma de como cada um se veste no seu dia a dia (sabemos que por não ser serviços limpos eles colocam roupas mais simples), alguns indivíduos tem um olhar de nojo e desprezo referente a esses profissionais. O MEI tem a atividade de reciclador para tirar esses cidadãos da informalidade e dar o direito sobre o auxílio doença, maternidade, aposentadoria, emissão de NF, empréstimos e conta PJ.

Entretanto é omitido a real necessidade que eles exercem, vejamos pelo catador de reciclável, trabalhar nessa área de coleta de materiais recicláveis na maioria das vezes é por baixa escolaridade, vulnerabilidade social e pouca qualificação profissional, essas pessoas sofrem bastantes descriminações por estarem coletando matérias das lixeiras, ruas, calçadas, praças e datas vazias, contudo os recicladores possuem muito mais valor do que você pensa.

Só que isso não é nem um terço do que eles fazem por nós (população), vou te contar o porquê!

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos. A natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro

Fonte: https://aguasustentavel.org.br/publicacoes/blog/53-5-fato-sobre-sustentabilidade-que-vc-precisa-saber?gclid=Cj0KCQjwupD4BRD4ARIsABJMmZ_83dODxKkLQHHK8Cohmz3P_dQAVdm9WgU5DL-DD53i0FzH4bPJxo4aAkb2EALw_wcB

Muito antes das grandes entidades e empresas de pequeno porte fazer planejamento e exercer a SUSTENTABILIDADE, eles já estavam fazendo a parte deles e a nossa.

Sabe como ajudá-los e dar valor a sua profissão?

É bem simples, mas pode fazer uma grande diferença quando os vir, comprimente-os. Afinal, um bom dia, boa tarde ou tudo bem, não faz mal a ninguém não é mesmo?

Separe os produtos recicláveis de forma correta para ser mais prático para os catadores de reciclável, logo abaixo tem o passo a passo.

Exemplos de Produtos Recicláveis

  • Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
  • Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
  • Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
  • Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem2.php

O que não pode ser reciclável?

Vida de MEI

Comunidade Sebrae
BRUNA KAUANA MARTINS
BRUNA KAUANA MARTINS Seguir

Atendente da Sala do Empreendedor de Cafelândia - Pr.

Ler conteúdo completo
Indicados para você